Início deste sítioarquivo de angraInfantojuvenilNotíciasregulamentoHoráriosQuem somos?Contatos

Bookmark and Share

2017  2016 | 2015 | 2014 | 2013 | 2012 | 2011
 2010 | 2009 | 2008 | 2007 | 2006 | 2005






novembro
18

Oficina:
Demonstração de primeiros socorros

das 14:30 às 15:30 horas

novembro
25

Oficina:
Vamos fazer sais de banho

das 14:30 às 15:30 horas

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, e em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa, promove uma Explicação e Demonstração de Primeiros Socorros, aplicados a um adulto e a uma criança e uma Demonstração de Técnicas de Lenços, finalizando com a apresentação de um vídeo elucidativo de toda a ação desta instituição parceira.

E em parceria com o Centro de Ciência de Angra do Heroísmo, promove uma oficina “Vamos fazer sais de banho”, onde se prova que existe uma evolução do conceito de higiene. A produção do sal e as propriedades de algumas plantas são conteúdos abordados de forma informal, nesta oficina.
As inscrições para esta oficina devem ser feitas até ao dia 24 de novembro, para o número de telefone 295 401 000, ou diretamente na Biblioteca.






novembro
17

Conferência: “Luís da Silva Ribeiro, a etnografia e o tempo”, por Mestre Helena Ormonde e Atuação do Coro Pactis

21:00 horas

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove, no enquadramento da Exposição “Luís da Silva Ribeiro: alma e consciência da ilha Terceira e dos Açores”, uma conferência intitulada “Luís da Silva Ribeiro, a etnografia e o tempo”, proferida por Mestre Helena Ormonde e uma atuação do Coro Pactis, com músicas do folclore açoriano.
Luís da Silva Ribeiro e a sua obra, reunida e publicada pelo Instituto Histórica da Ilha Terceira, foram já objeto de diversas reflexões, sobretudo no que toca aos seus contributos para a formação de uma identidade açoriana, que lhe asseguram merecidamente um dos lugares destinados aos grandes vultos da cultura nos Açores.
Luís da Silva Ribeiro identificou-se como um estudioso da etnografia terceirense e açoriana, privilegiando, assim, a cultura popular como o seu principal campo de estudo, uma escolha que talvez releve um pouco da personalidade deste homem.
Este contributo consistirá em situar a produção etnográfica de Luís Ribeiro no contexto da etnografia açoriana e portuguesa da primeira metade do século XX, procurando entendê-la nas suas múltiplas relações.






novembro
11

Oficina:
“Faz o teu creme de mãos”

14:30 horas

Sujeito a inscrição prévia

Ficha de Inscrição.

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (BPARLSR) e em parceria com o Centro de Ciência de Angra do Heroísmo,
promove uma oficina “Faz o teu creme de mãos” que trata a produção de um creme hidratante, para as mãos, à base de azeite e lanolina, abordando, de forma divertida, conceitos científicos como o da emulsão.
Para participarem na oficina devem inscrever-se através do correio eletrónico: bpar.angra.info@azores.gov.pt ou diretamente no balcão da secção infantojuvenil, até ao dia 10 de novembro.






novembro
10

“Serão de Contos Antigos”,
por Ricardo Ávila

Junta de Freguesia da Ribeirinha

21:00 horas

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, promove um Serão de Contos Antigos no edifício da Junta de Freguesia da Ribeirinha, destinado ao público geral e adulto em particular, uma vez que aos mais velhos compete perpetuar a tradição oral dos contos, das adivinhas, cantigas e outras tipologias da narrativa popular, testemunho da sabedoria dos antigos e força atuante em potência na resposta aos desafios atuais.
Em paralelo, dá-se evidência ao projeto de livros patente na freguesia da Ribeirinha, “Biblioteca nas Freguesias”, de 2 a 29 de novembro.






novembro
7, 9, 13, 14, 16, 21, 23, 28 e 30

Trocando livros por palavras – projeto de promoção do livro e da leitura

crianças do 1.º ao 4.º ano (grupos que já integram o projeto, ficando automaticamente inscritos)

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, leva a cabo um projeto realizado desde 2009 e que tem acolhido grande aceitação junto do público escolar, do 1º ao 4º ano. Com esta iniciativa pretende-se dar a conhecer vários autores e ilustradores, bem como diferentes géneros literários, incentivando-se as crianças a fomentarem o gosto pela leitura e a incrementarem o seu espírito crítico, o que lhes permitirá realizar escolhas conscientes e adequadas, incitando-se ainda à partilha de leituras e ao contágio de emoções que os textos podem suscitar.






7 e 21 de novembro

Oficina de criação artística: palavras e movimentos

Hora: das 10:00 às 11:00 horas, mediante inscrição prévia

bpar.angra.ingo@azores.gov.pt

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove uma oficina onde os movimentos se aliam às palavras. As palavras, o tom de voz e a linguagem corporal são os três pilares que formam o “Círculo da Comunicação”. Isto leva-nos a crer que “O corpo fala por nós”. Será?
Nesta atividade, as crianças serão levadas a descobrir os segredos da expressão do corpo através de movimentos coordenados entre si, realizados a pares ou em grupo.
Os interessados devem fazer inscrição através do seguinte contato telefónico: 295 401 000.






outubro
4

“Sessão para bebés”
Com a orientação de Ana Janeiro do Couto

15:00 horas

Bébes (6 aos 24 meses)
sujeito a inscrição

Ficha de Inscrição.

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (BPARLSR) e em parceria com o Centro de Ciência de Angra do Heroísmo, dá continuidade às Sessões para Bebés convidando-se os pais a construírem garrafas sensoriais, introduzindo objetos, de preferência coloridos, que despertem a curiosidade e o desejo de observação do bebé. Em paralelo decorrerá a sessão, com o recurso a objetos, sons, música, fantoches e livros adequados a bebés.
As inscrições devem ser enviadas para o seguinte endereço eletrónico: bpar.angra.info@ azores.gov.pt ou entregues diretamente na Biblioteca, até ao dia 3 de novembro.






novembro
2 a 29

Biblioteca nas Freguesias
“BIBLIOTECA ITINERANTE”

Freguesia da Ribeirinha.

Segunda-feira, Quarta-feira e Sexta-feira (9:00 às 17:00)
Encerra para almoço (12:30 às 13:30);
Terça-feira e Quinta-feira (13:30 às 19:30)

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro e em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, promove um périplo pelas freguesias do Concelho de Angra do Heroísmo, divulgando a sua oferta bibliográfica. Neste enquadramento pretende-se levar até às populações, exemplares do nosso serviço de empréstimo com um duplo objetivo, o de tornar mais visível as facilidades que o nosso serviço oferece aos cidadãos, mas sobretudo com o intuito de permitir que a população mais idosa, ou com menor mobilidade, tenha acesso em igualdade de circunstâncias, e sem necessitar de se deslocar, às obras que disponibilizamos para empréstimo domiciliário, mediante requisição e nas mesmas condições que oferece o serviço nas instalações da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro.






outubro
30 e 31

Trocas & Baldrocas de Provérbios

9: 00 às 19:00 horas

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (BPARLSR) promove uma atividade na Sala de Leitura e Empréstimo Domiciliário que pretende jogar com o sentido duplo que poderá existir entre um provérbio e um livro, recriando novos sentidos, adaptando algo original a outra realidade e aproveitando para fortalecer a tradição oral.






outubro
28

Make-a-Wish na Biblioteca

Hora: 14:00 Workshop de mimo, por Ricardo Ávila
Workshop de cantigas de roda, por Sara Sarroeira  
Momento musical com a participação do rapper DL Jay – Tema “Tu consegues”

15:00 Workshop “Faz a tua pasta de dentes” – em colaboração com o Centro de Ciência de Angra do Heroísmo
Oficina dos sentidos – SIJ  (mediante inscrição prévia)
16:00 Hora do conto
Abracadabra das Histórias – SIJ

17:30 Sessão de Yoga para pais e filhos
Abracadabra das Histórias – SIJ (mediante inscrição prévia)

21:00 “Contos d’ Algum Tempo”, com Helder Xavier, Manuel Franco, Ricardo Ávila e Vitor Melo
“Fala quem sabe”

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (BPARLSR) e em parceria com a Fundação MAKE-A-WISH – Núcleo da ilha Terceira, promove um conjunto de atividades com o objetivo de dar a conhecer a Biblioteca às crianças
da Make-a-Wish, realizando-lhes mais um sonho.

A missão da Make-a-Wish é realizar desejos de crianças e jovens, entre o 3 e os 18 anos, com doenças graves, degenerativas, malignas e terminais, que colocam as suas vidas em risco, oferecendo-lhes um momento de alegria, força e esperança. Chegou a Portugal em 2007 e é reconhecida como uma Instituição Particular de Solidariedade Social. Conta com uma rede de mais de 500 voluntários e mais de 950 desejos realizados.
Na ilha Terceira tem parceria com o Núcleo Regional da Liga Portuguesa contra o Cancro e com o Serviço de Pediatria do Hospital de Angra. Tem 14 voluntários e já realizou 20 desejos de crianças da nossa ilha.
Com os melhores agradecimentos a DL Jay, Elisabete Ormonde, Fala Quem Sabe, JP- Som, Rádio Clube de Angra, Ricardo Ávila, Helder Xavier, Manuel Franco e Victor Melo, Sara Sarroeira e VITEC.






outubro
20

Lançamento do Livro
“Treinar a Mudança”, de Carla Ferraz
Conceitos e técnicas de uma filosofia milenar, o Yôga, de Mindfulness a Alta-Performance

21:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove o lançamento do livro “Treinar a Mudança”, de Carla Ferraz. O livro é composto por textos que foram publicados entre junho de 2015 e dezembro de 2016 no blogue “Carla Ferraz Find The Change” e reúne pensamentos inspirados pelos alunos, situações de vida e reflexões sobre o treino de alta-performance experimentados pela autora. A obra será apresentada por Mateus Rocha.






outubro
20

Exposição:
“do esboço ao livro”
-Emanuel Félix-

18:00 horas

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (BPARLSR), leva a cabo uma exposição intitulada “do esboço ao livro” da autoria de Emanuel Félix, que é o autor do livro “Luís da Silva Ribeiro: uma biografia desenhada” a lançar no mesmo dia, e que pretende fazer chegar aos jovens informação sobre esta destacada personalidade terceirense. Esta sessão contará ainda com uma conferência intitulada “Luís da Silva Ribeiro: o político”, proferida por José Guilherme Reis Leite. Esta sessão insere-se nas comemorações de Luís da Silva Ribeiro, patrono da Biblioteca e grande observador das questões político-culturais do seu tempo.






outubro
16 a 20

Curso de Iniciação à Paleografia:
a arte da escrita ao longo dos tempos

Monitor: João Ventura

18:00 às 21:00 horas

sujeito a inscrição
Ficha de Inscrição.

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (BPARLSR), promove um curso de Iniciação à Paleografia: a arte da escrita ao longo dos tempos monitorizado por João Ventura que, durante 15 horas fará uma viagem através da escrita ao longo dos tempos, dando a conhecer os suportes, instrumentos, transformação e interpretação da escrita.
Para participar neste evento poderá inscrever-se através do endereço: bpar.angra.info@azores.gov.pt, do telefone: 295 40 10 00 ou diretamente na Biblioteca até ao dia 13 de outubro.






14 de outubro
a 6 de janeiro

Mostra: “A fantástica máquina da vida”

Hora: a mostra é visitável mediante inscrição prévia

bpar.angra.ingo@azores.gov.pt

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (BPARLSR) promove uma exposição sobre a fantástica máquina que é o corpo humano. Com esta exposição pretende-se destacar o papel que a saúde e a educação assumem, informando, sensibilizando e alertando os leitores para a importância de adotarem comportamentos e práticas saudáveis.
A fantástica máquina da vida que é o corpo humano encerra certezas científicas e mistérios insondáveis e na sua trama maravilhosa e complexa sustenta a vida. No âmbito desta exposição promove-se a literatura temática da área e divulga-se o espólio da Biblioteca infanto-juvenil através de uma Mostra bibliográfica. E terão lugar diversas atividades correlacionadas: palestras sobre hábitos de vida saudável (alimentação, sono, desporto, benefícios da leitura), oficinas de criação artística, demonstrações, e atividades laboratoriais.






outubro
14

“Serão de Contos Antigos”,
por Ricardo Ávila

Freguesia do Posto Santo
Centro Comunitário do Posto Santo

21:00 horas

A Direção regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro leva a cabo no dia 14 de outubro, às 21h, um Serão de Contos Antigos no Centro Comunitário do Posto Santo, destinado ao público geral e adulto em particular, uma vez que aos mais velhos compete perpetuar a tradição oral dos contos, das adivinhas, cantigas e outras tipologias da narrativa popular açoriana, testemunho da sabedoria dos antigos e força atuante em potência na resposta aos desafios atuais.
Trata-se, portanto, de um evento para pontuar o trabalho de continuidade em curso com os idosos daquela valência (Projeto Brincar aos Contistas), com a finalidade de inventariar património oral e vislumbrar novas maneiras de fazer circular a narrativa popular.
Por outro lado, dá-se evidência ao projeto de empréstimo de livros patente na freguesia do Posto Santo, “Biblioteca nas Freguesias”, de 3 a 30 de outubro






outubro
14

Oficina:
“Em busca da vitamina C”

14:30 a 15:30 horas

Sujeito a inscrição prévia
Número de vagas: 15

Ficha de Inscrição.

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro e em parceria com o Centro de Ciência de Angra do Heroísmo, promove uma oficina onde se mostrará a importância das vitaminas para o ser humano. Com o auxílio de materiais acessíveis é possível comparar a quantidade de vitamina C em alguns produtos alimentares.
As inscrições para esta sessão devem ser enviadas para o endereço eletrónico: bpar.angra.info@azores.gov.pt






outubro
13 e 14

“Encontro com o Escritor”
com Laborinho Lúcio

13 de outubro
11:00 horas
Sessão para as escolas

14 de outubro
18:00 horas
Público em geral

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, promove um “Encontro com o Escritor”, desta vez com a presença de Laborinho Lúcio. Orador destacado, juiz jubilado antigo Ministro da República para os Açores, Laborinho Lúcio publicou recentemente o seu segundo romance, “O Homem Que Escrevia Azulejos”, que sucede a “O Chamador” em 2014. E transfere para a escrita todo o seu poder de convocação e discernimento, de atentar sobre a realidade, pensá-la e devolvê-la sob outro olhar, para que a questionemos também nós. Neste encontro falar-se-á do poder da literatura, das contradições da vida moderna, e da imperfeição do retrato que é, seguramente, o mais perto da perfeição que estaremos. A vida e a literatura podem ter mais em comum do que possamos pensar, e Laborinho Lúcio, como excelente comunicador que é, fará dessa simbiose o início duma longa conversa.






outubro
7

“Sessão para bebés”
Com a orientação de Ana Janeiro do Couto

15:00 horas

Bébes (6 aos 24 meses)
sujeito a inscrição

Ficha de Inscrição.

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (BPARLSR), dá continuidade às Sessões para Bebés que pretendem contribuir para estimular o desenvolvimento da linguagem, da criatividade e da imaginação, envolvendo os pais e os seus filhos em momentos únicos de fantasia e interação, reforçando-se, deste modo, os laços afectivos que o tempo dedicado à leitura e aos livros pode proporcionar. Para tal recorre-se a objetos simples e do quotidiano, à utilização de sons, de música, de fantoches e de livros adequados a este público.
As inscrições devem ser enviadas para o seguinte endereço electrónico: bpar.angra.infoazores.gov.pt ou entregues diretamente na Biblioteca, até ao dia 6 de outubro.






outubro
7

Comemoração da Semana Mundial da Amamentação 2017, em Portugal
- Sustentando a Amamentação -
Conferências: “Amamentar é preci(o)so”, por Bárbara Ourique e
“Juntos pela Amamentação”, por Susana Lourenço

16:00 horas

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (BPARLSR), promove duas conferências: “Amamentar é preci(o)so”, por Bárbara Ourique e “Juntos pela Amamentação” por Susana Lourenço.
Pretende-se alertar as mães sobre os benefícios da amamentação, uma vez que o aleitamento materno melhora significativamente a sobrevivência dos bebés, melhora muito a saúde das mulheres e proporciona benefícios económicos.
Estas conferências estão enquadradas na semana mundial da amamentação e interligam-se com as atividades promovidas pela secção da “Hora do Conto para Bebés” e “Hora do Conto”.






outubro
3 a 31

Exposição
“Os 5 Centenários do Jazz”


A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (BPARLSR) e em parceria com o Angrajazz, pretende assinalar o centenário do nascimento dos músicos Ella Fitzgerald (cantora), Lena Horne (cantora), Dizzy Gillespie (trompetista, compositor, líder de orquestra e cantor), Thelonious Monk (pianista, compositor e chefe de orquestra) e Tadd Dameron (saxofonista e compositor).
Para além disso, como se assinala o centenário da gravação do 1º disco de jazz, haverá também um painel alusivo a esta efeméride.
Trata-se de uma pequena exposição constituída por 6 painéis que será complementada com diverso material sobre os músicos em apreço (discos, livros, CD’s)
A exposição estará patente ao público de 3 a 31 de outubro, no átrio do Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo.






outubro
3 a 30

Biblioteca nas Freguesias
“BIBLIOTECA ITINERANTE”

Freguesia do Posto Santo
Centro Comunitário do Posto Santo

Segunda a Sexta
9:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 horas

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro e em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, promove a sua presença de uma forma deslocalizada, procurando diversificar a oferta bibliográfica do seu serviço de empréstimo a um âmbito local, ao nível da freguesia. Neste enquadramento pretende-se levar até às populações das diversas freguesias, do concelho de Angra do Heroísmo, exemplares do nosso serviço de empréstimo com um duplo objetivo, o de tornar mais visível as facilidades que o nosso serviço oferece aos cidadãos, mas sobretudo com o intuito de permitir que a população mais idosa, ou com menor mobilidade, tenha acesso em igualdade de circunstâncias, e sem necessitar de se deslocar, às obras que disponibilizamos para empréstimo domiciliário, mediante requisição e nas mesmas condições que oferece o serviço nas instalações da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, contribuindo, assim, para fomentar o interesse pelo livro e pela leitura e dar a conhecer a biblioteca à comunidade.






outubro
1

Mudança para o horário de inverno.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, entre 1 de outubro e junho do ano seguinte, funciona no horário de inverno, para cunsulta clique no link:

http://www.bparlsr.azores.gov.pt/html/bparlsr-horarios.html






setembro
29 e 30

Walk & Talk Terceira
2017

Exposição
29 de setembro
18:00 horas

Workshop “A Minha Casa é”,
com Carolina Celas
30 de setembro

Workshop “Habitar”,
com Carolina Celas
30 de setembro

Inscrições através do seguinte endereço eletrónico: gallery@walktalkazores.org ou pelo telemóvel 913 412 105

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro inaugura a exposição “Rio Atlântico” de Carolina Celas (Residência de Ilustração).

Workshop “A Minha Casa é”,
com Carolina Celas
Data: 30 de setembro
Hora: 10:00 às 12:30
Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Público-alvo: dos 7 aos 12
Sujeito a inscrições
Número de vagas: 12
“A minha casa é” num iglu, numa toca, no tronco de uma árvore, num edifício de chocolate.
Neste Workshop é possível imaginar a casa onde gostaríamos de viver. Haverá um pequeno livro que nos guia através de diferentes atividades, onde se pode desenhar e contar a história da nossa casa. É grande ou pequena? Tem pessoas ou apenas um leão como animal de estimação?

Workshop “Habitar”,
com Carolina Celas
Data: 30 de setembro
Hora: 14:00 às 17:00
Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Público-alvo: adultos
Sujeito a inscrições
Número de vagas: 12
Como podemos “sentir casa” independentemente do local onde estamos? Neste Workshop reflete-se e cria-se um conjunto de ilustrações, através de elementos do quotidiano e por fim a união destes resultados conta-nos a história da nossa casa.






setembro
29

Concerto
“Poesia do Barroco e Neoclassicismo”

21:00 horas

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (BPARLSR), promove um concerto, com o Coro dos funcionários da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, evidenciando desta vez um recital que versa o Barroco e o Neoclassicismo e que deixa vislumbrar o evento de 2018 que se debruçará sobre o Romantismo e o século XX e XXI.
Em 2014, o Coro levou a cabo um concerto intitulado “Viagem pela Poesia Portuguesa”, no qual abordou, musicalmente, a lírica portuguesa dos trovadores até ao século XXI. Depois, em 2015, outro concerto versou a lírica medieval e a poesia palaciana e em 2016 deu luz ao Romantismo e ao Maneirismo.






setembro
26

Apresentação do livro “Orvalho”, de
Flávia Medeiros

9:30 horas

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro(BPARLSR), promove a apresentação do livro infantil “Orvalho”, com a presença da autora Flávia Medeiros. Este livro foi o primeiro trabalho resultante do Projeto Sensibilizar, cujo objetivo primordial é o de sensibilizar a sociedade para a inclusão da criança com necessidades educativas especiais. Por ser um projeto de envolvimento, a história foi escrita por Flávia Medeiros e ilustrada por quinze crianças de diferentes escolas da nossa ilha.
A apresentação do “Orvalho” na Biblioteca vem assinalar a entrada desta obra infantil no Plano Regional de Leitura e, tendo em conta o público-alvo a que se dirige, a autora dará a conhecer todo o processo de construção do livro, desde a sua criação até chegar às mãos dos leitores.






25 de setembro a 7 de outubro

Workshop de animação 3D
Organizado por Paulo Novo


Segunda a sexta
das 17:00 às 19:00 horas
Sábado das 14:00 às 19 horas

Ficha de Inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove um Workshop de animação 3D, uma vez que esta temática está em todas as áreas do conhecimento humano: desde a matemática, à física, passando pela saúde, indústria, construção, etc.
Neste Workshop será desvendado, de uma forma leve, o processo criativo de animação usando software 3D, desde o seu início, após a criação do roteiro, até à animação física de um personagem. Para a consecução dos trabalhos recorrer-se-á à versão de estudante do software Autodesk Maya e a um outro software de imagem (Photoshop, Gimp ou outro).






setembro
22

“Encontro com o Escritor”
David Machado

18:00 horas
Entrada livre

A Direção Regional da Cultua, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (BPARLSR), promove mais um “Encontro com o Escritor”, com a presença de David Machado, jovem autor português com romances premiados e dois livros infantis incluídos no Plano Nacional de Leitura.
Um dos seus romances, “Índice Médio de Felicidade”, foi agora adaptado ao cinema, por Joaquim Leitão e teve um prémio da União Europeia para a Literatura, 2015. Além disso, este livro garante que David Machado é um dos melhores ficcionistas da sua geração.
A moderação das sessões está a cargo de Paula Cotter Cabral e a sessão para o público em geral contará com um momento teatral, da responsabilidade do L. C., Sem Companhia – Grupo de Teatro Experimental, liderado por Luís Carvalho, que encenará um conto intitulado “Acho que posso ajudar”.






setembro
18 a 26

Exposição de Fotografia
“Quem vê caras…não vê doenças”


Segunda a sexta
das 9:00 às 17:00 horas

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva
Ribeiro (BPARLSR), promove uma Exposição de Fotografia organizada por José Luís Santos.
A exposição é constituída por 24 fotografias de crianças portadoras de doenças e tem o objetivo de acabar com o paradigma da exclusão, demonstrando à população que estas e outras crianças com doenças crónicas têm os mesmos direitos e as mesmas vontades das outras.
É uma exposição solidária, cujas fotografias serão entregues às crianças logo que termine o ciclo de exposições (no final de outubro).
Os fotógrafos são: José Santos, Paulo Melo, André Morgado da Silva, Beatriz Gomes, Fernando Abreu, Marta Tomé, José Pedro, Marco Andrade e Ricardo Silva Moura.






setembro
15

Concerto Íntimo
“Juke & Jam”

22:00 horas

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (BPARLSR), promove um Concerto Íntimo, desta vez, com o jovem grupo “Juke & Jam”. Oriundo da ilha Terceira o grupo de tendência cover procura afirmar-se no panorama da música regional, com músicos que integram formações em áreas muito diversas: coros, bandas de rock, bandas ligeiras, jazz e música clássica. Assim evidenciam um reportório com tendência para canções que fizeram sucesso nos anos 60 e 70, com letras da melhor poesia da época.
De recordar que nos “Concertos Íntimos” já nos foi possível ouvir os “BWF & Friends”, “The Soaked Lamb” e “Wave Jazz Ensemble”.






setembro
13

Conferência: “As Adoções de Crianças Terceirenses por Norte-Americanos:
Uma Realidade Associada à Base das Lajes (1946 a 1974)”, por Tânia Mendes

18:00 horas

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (BPARLSR), promove uma conferência intitulada “As Adoções de Crianças Terceirenses por Norte-Americanos: Uma Realidade Associada à Base das Lajes (1946 a 1974)”, proferida por Tânia Mendes.
O Arquivo Regional, devido à sua missão de preservar e divulgar a memória histórica da região, deve promover eventos, de forma a difundir a informação que possui. Esta conferência, terá por base, dados que foram aqui investigados no fundo da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e do Governo Civil, no âmbito da tese de mestrado da autora/oradora.
A temática da Adoção de Crianças Terceirenses por Norte-Americanos, foi uma realidade da nossa sociedade e vivências, mas que ainda hoje é um assunto considerado Tabu. Segundo a nossa oradora, “ninguém sabe nada sobre o assunto, até que alguém fale dele e aí sim, …”. Esta conferência, terá como objetivo, levantar a ponta do véu sobre estes acontecimentos e dar voz a alguns dos seus intervenientes.






8 de setembro
a
31 de janeiro de 2018

Exposição Luís da Silva Ribeiro
“Alma e consciência da ilha Terceira e dos Açores”


A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (BPARLSR), promove uma exposição que homenageia o patrono da Biblioteca Pública e Arquivo Regional que adotou o seu nome a partir de 16 de setembro de 2016. Aborda a personalidade de Luís Ribeiro e as suas vivências no espaço temporal em que viveu, bem como a luta que travou por uma sociedade mais justa e plural, na defesa dos valores básicos da humanidade.
Na inauguração da exposição teremos como conferencistas Álvaro Monjardino e Carlos Enes.






setembro
4 a 9

“Uma gramática do visual”
Oficina de Fotografia
com orientação de Rui Caria

Das 19:00 às 22:00 horas

Sujeito a inscrição
Ficha de Inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro irá realizar uma oficina de verão, na área da fotografia, orientada por Rui Caria, que pretende dar a conhecer a importância do discurso visual e da imagética, com especial incidência na fotografia espontânea, semelhante aos estilos de rua e fotojornalismo. Serão também abordados e experimentados os equipamentos, a técnica fotográfica e a conversão e tratamento básico do negativo digital em computador.
Os formandos deverão trazer uma câmara fotográfica e um computador portátil (opcional).






setembro
1 a 29

Biblioteca nas Freguesias
“BIBLIOTECA ITINERANTE”

Freguesia da Terra Chã
Junta de Freguesia da Terra Chã

Segunda a Sexta
9:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, promove a sua presença de uma forma deslocalizada, procurando diversificar a oferta bibliográfica do seu serviço de empréstimo a um âmbito local, ao nível da freguesia. Neste enquadramento pretende-se levar até às populações das diversas freguesias, do concelho de Angra do Heroísmo, exemplares do nosso serviço de empréstimo com um duplo objetivo, o de tornar mais visível as facilidades que o nosso serviço oferece aos cidadãos, mas sobretudo com o intuito de permitir que a população mais idosa, ou com menor mobilidade, tenha acesso em igualdade de circunstâncias, e sem necessitar de se deslocar, às obras que disponibilizamos para empréstimo domiciliário, mediante requisição e nas mesmas condições que oferece o serviço nas instalações da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, contribuindo, assim, para fomentar o interesse pelo livro e pela leitura e dar a conhecer a biblioteca à comunidade.






agosto
2

Conferência:
“Descrever, contar e administrar as populações açorianas
em finais do Antigo Regime, 1760-1820”,
proferida por Paulo Teodoro de Matos

20:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove uma conferência proferida por Paulo Teodoro de Matos. No Arquivo Histórico Ultramarino e na Biblioteca Pública e Arquivo de Angra do Heroísmo subsiste cerca de meio milhar de “mapas estatísticos” da população açoriana. Este corpo documental abre importantes horizontes para a história demográfica, social e colonial. Esta conferência enfatiza as características das fontes, o processo de recolha dos dados e o seu uso no âmbito das políticas da população gizadas pelas autoridades centrais e locais.






agosto
1 a 30

Biblioteca nas Freguesias
“BIBLIOTECA ITINERANTE”

Freguesia das Doze Ribeiras
Junta de Freguesia de Santa Bárbara

Segunda a Sexta
9:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, promove a sua presença de uma forma deslocalizada, procurando diversificar a oferta bibliográfica do seu serviço de empréstimo a um âmbito local, ao nível da freguesia. Neste enquadramento pretende-se levar até às populações das diversas freguesias, do concelho de Angra do Heroísmo, exemplares do nosso serviço de empréstimo com um duplo objetivo, o de tornar mais visível as facilidades que o nosso serviço oferece aos cidadãos, mas sobretudo com o intuito de permitir que a população mais idosa, ou com menor mobilidade, tenha acesso em igualdade de circunstâncias, e sem necessitar de se deslocar, às obras que disponibilizamos para empréstimo domiciliário, mediante requisição e nas mesmas condições que oferece o serviço nas instalações da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, contribuindo, assim, para fomentar o interesse pelo livro e pela leitura e dar a conhecer a biblioteca à comunidade.






julho
28

“Cartografia urbana: carta de Angra de 1595 (Linschoten)
Palestra da autoria de Humberto Oliveira

18:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove no âmbito da exposição “Arca do Tempo” uma palestra da autoria de Humberto Oliveira intitulada “Cartografia urbana: carta de Angra de 1595 (Linschoten)”, apontando a sua importância para a cidade no contexto da época de quinhentos.
Humberto Fernando Martins de Oliveira (Borba) nasceu em Angra do Heroísmo, em 1940. Possui uma licenciatura em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e uma licenciatura pelo Programa de Ensino Universitário para Seniores pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo defendido a tese de monografia no final do curso “Angra na Visão de Linschoten”.






julho
27

Sessão Pública de Doação do “Arquivo do Dr. Jorge Forjaz” – Núcleo Documental
Dr. Eduardo Abreu

18:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove uma sessão pública de doação do «Arquivo de Dr. Jorge Forjaz – Núcleo Documental Dr. Eduardo Abreu».
Nesta ocasião o Dr. Jorge Forjaz proferirá uma palestra sobre o tema “Eduardo Abreu – um republicano esquecido…” e estará patente uma pequena exposição com alguns documentos deste acervo.
A doação é constituída por um conjunto de documentos relativos à pessoa do Dr. Eduardo Abreu, composto por 18 caixas de arquivo com documentação diversa.
Esta doação vem no seguimento de outra efetuada em agosto de 2016 pelo Dr. Jorge Forjaz, de um conjunto documental do Dr. Cândido Pamplona Forjaz.






julho
21

“A LUZ, A COR E A ARTE”
Palestra da autoria de Rui Melo

18:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove no âmbito da exposição “Arca do Tempo”, uma palestra da autoria de Rui Melo intitulada “A Luz, a Cor e a Arte”, que pretende estabelecer uma ligação entre o fenómeno físico da luz, enquanto parte percecionada do espectro eletromagnético, a procura incessante da reprodução tecnológica da cor pelo Homem e a sua utilização na Arte, sendo assim, transformada em instrumento de comunicação.
São abordados os conceitos fulcrais na compreensão da luz e da cor, como a síntese aditiva (cor-luz), a síntese subtrativa (cor-pigmento), a sua evolução na atividade humana e o papel da Arte enquanto fator precursor no seu desenvolvimento, destacando-se o contributo do artista plástico e estudioso da cor, o pintor suíço Johannes Itten, enquanto parte do fenómeno Bauhaus, com a sua obra basilar “Art de la Couleur”.






julho
17 a 20

WORKSHOP DE CURTAS – METRAGENS
Orientado por Alexandre Jesus

Das 10:00 às 12:30 horas

Sujeito a inscrição

Ficha de Inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo regional Luís da Silva Ribeiro promove uma Oficina de Ilustração de Minilivros. Pretende-se assim dar expressão a um conjunto de narrativas populares recolhidas em instituições de terceira idade no âmbito do Projeto “Brincar aos Contistas”, dinamizado por esta Biblioteca. Assim, os formandos contactarão, num primeiro momento, com as histórias partilhadas pelos idosos para depois, com recurso a material variado, construírem pequeninos livros ilustrados.

Para ler toda a informação clique aqui.






julho
17 a 20

WORKSHOP DE CURTAS – METRAGENS
Orientado por Alexandre Jesus

Das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 horas

Idades: 6 aos 14 anos

Sujeito a inscrição

Ficha de Inscrição.

A curiosidade das crianças e jovens sobre o trabalho diário de um bibliotecário está na base da iniciativa “Bibliotecário por um dia”, agora promovida pela Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro. Com esta iniciativa pretende-se contribuir para estreitar a relação leitor/biblioteca, e estimular a formação pessoal dos participantes, desenvolvendo competências como a responsabilidade, a cooperação, o trabalho em equipa, a liderança, a autoestima e a criatividade. A experiência de um dia de um bibliotecário permite compreender também o funcionamento da biblioteca por dentro: o período da manhã é reservado à visita às instalações, a um breve encontro com a Diretora da Biblioteca e ao contato com o circuito normal do documento, e a parte da tarde é dedicada ao contacto com o público, desde a inscrição de leitores, o empréstimo e devolução de livros, e à arrumação dos documentos nas estantes, em conformidade com a classificação (CDU) utilizada pela maioria das bibliotecas de livre acesso.
Os interessados devem inscrever-se, até à véspera do dia que escolherem, na Biblioteca ou através do endereço: bpar.angra.info@azores.gov.pr






julho
14

Sessão de Cinema
O GRANDE PEIXE

22:00 horas

Maiores de 12 anos

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove o filme “O Grande Peixe” de Tim Burton adaptado do romance de Daniel Wallace. É a história de Edward Bloom, um homem que passou a vida a contar viagens que fez à volta do mundo enquanto jovem (Ewan McGregori). Viagens que de tão extraordinárias se tornam fantásticas. Eram aventuras em que nunca se conseguia distinguir o que acontecera do que pertencia ao território da imaginação, mas que apaixonou todos os ouvintes. Apenas uma pessoa nunca se deixou seduzir por estas histórias: o seu filho. Mas quando Edward adoece, o filho inicia uma compilação das histórias do pai.






julho
14

“ESCREVER E ILUMINAR”
Palestra da autoria de Assunção Melo

18:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove, no âmbito da exposição “Arca do Tempo”, uma palestra da autoria de Assunção Melo, onde se pretende fazer uma abordagem ao ato de escrever e iluminar, a forma como marcou a humanidade e a própria entrada na história.
Os diversos sistemas de escrita, suportes e técnicas também serão elencados. Os seus agentes, os escribas, os iluminadores, a invenção da imprensa e a forma como esta veio revolucionar a difusão da cultura com um forte pendor identitário e transversal. O desenho caligráfico e o desenho iluminado como forma pedagógica e estética. O livro enquanto objeto e os seus substitutos da idade contemporânea.






julho
4 a 28

Biblioteca nas Freguesias
“BIBLIOTECA ITINERANTE”

Freguesia das Doze Ribeiras
Junta de Freguesia das Doze Ribeiras

Segunda a Sexta
8:00 às 12:30 e das 14:00 às 16:30 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, promove a sua presença de uma forma deslocalizada, procurando diversificar a oferta bibliográfica do seu serviço de empréstimo a um âmbito local, ao nível da freguesia. Neste enquadramento pretende-se levar até às populações das diversas freguesias, do concelho de Angra do Heroísmo, exemplares do nosso serviço de empréstimo com um duplo objetivo, o de tornar mais visível as facilidades que o nosso serviço oferece aos cidadãos, mas sobretudo com o intuito de permitir que a população mais idosa, ou com menor mobilidade, tenha acesso em igualdade de circunstâncias, e sem necessitar de se deslocar, às obras que disponibilizamos para empréstimo domiciliário, mediante requisição e nas mesmas condições que oferece o serviço nas instalações da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, contribuindo, assim, para fomentar o interesse pelo livro e pela leitura e dar a conhecer a biblioteca à comunidade.
As Juntas de Freguesia que, até agora, aceitaram este desafio são as seguintes: Altares, com 9 inscrições e 23 empréstimos; Serreta, com 3 inscrições e 7 empréstimos; S. Bartolomeu ainda está a decorrer; Santa Bárbara, Terra-Chã, Posto Santo, Ribeirinha, Porto Judeu, Feteira e S. Sebastião.






3 julho a 29 de setembro

Mostra “A volta ao mundo em muitos heróis”; “Baralho de Heróis”
e OFICINAS

9:00 às 17:00 horas

Sujeito a inscrição
Ficha de Inscrição:
- 3 a 7 de julho: A volta ao mundo em muitos heróis – 6 a 12 anos
- 10 a 14 de julho: “Ou isto ou aquilo” – 6 a 12 anos
- 17 a 21 julho: “Ou isto ou aquilo” - 10 a 15 anos
- 24 a 28 de julho: “Brincar com a tradição” – 6 a 12 anos
- 4 a 8 de setembro: “Luva com história” – 6 a 12 anos
- 11 a 15 de setembro: “A volta ao mundo em muitos heróis” – 10 a 15 anos

Aproveitando os meses de férias de verão a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove uma Mostra designada “A volta ao mundo em muitos heróis”, dando destaque a algumas das figuras mais emblemáticas dos contos, das aventuras e da ficção. Com esta atividade pretende-se atrair o público infantojuvenil em tempo de lazer, convidando-o a penetrar no mundo dos livros e do imaginário. Esta Mostra será complementada com uma atividade designada “Baralho de heróis”, que convida os jovens leitores a colecionarem várias personagens, em número idêntico ao de um baralho de cartas. No decurso desta Mostra serão dinamizadas diversas oficinas de acordo com o calendário que abaixo apresentamos e que visam dar vida às diferentes personagens, estimulando a criatividade dos participantes na viagem pelo mundo imaginário que os contos potenciam, e por jogos e vivências tradicionais do património cultural comum.
As oficinas a desenvolver decorrem nas seguintes datas e estão sujeitas a inscrição prévia presencial ou para o seguinte endereço: bpar.angra.info@azores.gov.pt






3 julho a 15 de setembro

“Biblioteca nas zonas balneares”
A BIBLIOTECA VEIO À PRAIA

Prainha

Segunda a Sexta
13:00 às 17:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo promove a sua presença na Prainha, de uma forma deslocalizada, procurando diversificar a oferta bibliográfica do seu serviço de empréstimo de livros que poderá ser utilizado pelos cidadãos residentes e visitantes, segundo o regulamento usado nesta instituição.
Neste enquadramento pretende-se levar aos cidadãos de Angra do Heroísmo, exemplares do nosso serviço de empréstimo com o objetivo de tornar mais visíveis as facilidades e a diversidade que o nosso serviço oferece, contribuindo assim, para fomentar o interesse pelo livro e pela leitura.






julho
5 e 6

A arte do ator – do texto não dramático ao objecto teatral
Com o formador Ricardo Ávila

Das 10:00 às 12:30 horas

Inscrições limitadas.

 Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove um workshop intitulado “A arte do ator – do texto não dramático ao objecto teatral”. Tem como fio condutor a tradução do texto não dramático para teatro. Principia com a construção de storyboard e aborda o universo do mimo e o teatro de marionetas enquanto ferramentas fundamentais do trabalho do ator, ensaiando a construção do objeto.

As inscrições são gratuitas mas estão limitadas a 8 vagas. Os interessados deverão contatar o formador através do telefone 295 401 000 ou por endereço eletrónico ricardo.ne.avila@azores.gov.pt , até ao dia 3 de julho.






julho
5 e 6

Contar e recontar: oficina de contágio para amantes do contar

Das 18:00 às 19:30 horas

Inscrições limitadas.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove um workshop intitulado “Contar e recontar: oficina de contágio para amantes do contar”, para animadores, professores e pais contadores de histórias.
Para que contamos contos? O narrador é também um ator? Haverá regras para inventar histórias? Eis as questões de partida para este workshop eminentemente prático que culmina na transmissão de uma ferramenta simples de reconto, usando um novelo de lã de ovelha, para fomentar a capacidade de contar uma história sem suporte de livro.

As inscrições são gratuitas e os interessados deverão contatar o formador através do telefone 295 401 000 ou pelo endereço eletrónico  ricardo.ne.avila@azores.gov.pt






julho
3, 4 e 5

WORKSHOP DE CURTAS – METRAGENS
Orientado por Alexandre Jesus

Das 19:00 às 22:00 horas

Sujeito a inscrição
até ao dia 29 de junho

Ficha de Inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro é por natureza uma instituição que visa fazer a ponte entre a comunidade e as diversas áreas do saber, pelo que este workshop vem contribuir para a formação daqueles que se sentirem atraídos pelo audiovisual e que procurem aumentar os seus conhecimentos nesta arte. Assim com o objectivo de conhecer as diferentes áreas do audiovisual, os participantes terão a possibilidade de produzir uma curta-metragem, tomando conhecimento das particularidades técnicas para a sua realização.
Para participar neste workshop é necessário que a inscrição seja enviada para o seguinte endereço electrónico bpar.angra.info@azores.gov.pt ou entregue diretamente na Biblioteca até ao dia 29 de junho.






julho
1

Mudança para
o Horário de Verão

Chama-se a atenção para a entrada em vigor em 1 de julho, em todos os nossos serviços, do Horário de Verão.

Ver Horários.






junho
30

DIA MUNDIAL DAS BIBLIOTECAS
- Um livro, um olhar para o Mundo! e Open Mic de Leitura -

Das 9:00 às 19:00 horas

Sujeito a inscrição

Ficha de Inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove o Dia Mundial das Bibliotecas com diversas atividades proporcionando ao público uma oferta mais personalizada de leitura. Cada um dos nossos serviços terá recipientes com sugestões de leitura e desceremos às Sanjoaninas colocando no secretariado da festa, sugestões de leitura, através de “Um bilhete para a Biblioteca”.

“Open Mic de Leitura” na Biblioteca, das 16:00 às 19:00, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro convida os participantes a partilharem com os ouvintes uma pequena obra ou um excerto de qualquer leitura à sua escolha. Pode tratar-se de poesia, de um conto, de uma passagem de um romance, de uma peça de teatro ou até de algo inédito ou da autoria do próprio leitor. A cada participante é dado o tempo limite de 10 minutos e as inscrições devem ser entregues na Biblioteca ou para o seguinte endereço: bpar.angra.info@azores.gov.pt.






Considerando que, na sequência da tragédia que se abateu sobre o País com os incêndios, nomeadamente o de Pedrógão Grande, o Governo dos Açores, em solidariedade com as vítimas dos mesmos, decidiu cancelar toda a sua atividade pública para hoje.
Assim sendo, a cerimónia de lançamento do III Volume das Obras Completas de Maria Olímpia da Rocha Gil, agendada para as 18h30, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva de Angra do Heroísmo, e para o qual V. Exa. tinha sido convidado, não será realizada. Este evento será oportunamente reagendado e do mesmo daremos o devido conhecimento.







junho
19

Apresentação do livro:
“Obras completas” de MARIA OLÍMPIA DA ROCHA GIL

18:00 horas








junho
17

SESSÃO DE YOGA
“PAIS E FILHOS”

Sábado

17:30 horas

Ficha de Inscrição.

No mundo atual em que a vida em sociedade é dominada pela agitação, a Biblioteca sugere um momento de pausa.
A sessão de yoga “Pais e Filhos” pretende proporcionar um momento de interação e proximidade entre as crianças e os seus pais, beneficiando a relação entre ambos e reforçando a cumplicidade familiar através do Yoga. Esta “Aula de Yoga para pais e filhos” pretende ainda contribuir para a partilha de tempo de qualidade em família, estreitando os laços familiares.

Para ler toda a informação clique aqui.






junho
16

“Encontro com o Escritor”
ÁLAMO OLIVEIRA

18:00 horas
Entrada livre

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove mais um “Encontro com o Escritor”, com a presença de Álamo Oliveira, autor açoriano, representado em várias antologias açorianas, com vasta obra publicada em Poesia, Teatro, Ficção, Ensaio e Contos.
Tem recebido prémios. Está traduzido em várias línguas e tem levado a nossa para fora do país. Álamo Oliveira doou seis mil livros à junta de freguesia do Raminho, criando uma Biblioteca na freguesia que o viu nascer.

Para ler toda a informação clique aqui.






junho
9

CONCERTO COMEMORATIVO DOS 150º ANIVERSÁRIO DE
 TOMÁS BORBA
“O Trovador das Gentes Novas”

22:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro celebra os 150 anos do nascimento de Tomás Borba, com uma série de actividades a decorrer ao longo de todo o ano de 2017. No próximo dia 9 de junho, às 20:00, haverá um concerto intitulado “O Trovador das Gentes Novas” inspirado em poemas de autores portugueses e em composições que pela sua musicalidade e simplicidade se destinam também a crianças.
O concerto terá a participação do Coro de Funcionários da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, do Coro do Jardim Infantil de S. Gonçalo e do Coro do Seminário Episcopal de Angra do Heroísmo. O concerto será comentado pelo compositor Antero Ávila.
Direção artística: Duarte Gonçalves da Rosa, Nelson Pereira e Nuno Fidalgo.

Para ler toda a informação clique aqui.






june
26th to 30th

Introductory Workshop to Genealogy
Oriented by JOÃO VENTURA

2 p.m. to 5 p.m.

Limit: 15 applications

Application form.

The Public Library and Regional Archive Luís da Silva Ribeiro is promoting an Introductory Workshop to Genealogy, oriented by Dr. João Ventura, a Genealogist.
Knowledge of the past contributes to our understanding of the present. Knowing where we have come from is important for us to know who we are. With this in mind, from the 26th to the 30th of June, there will be an Introductory Workshop to Genealogy at this Library, which will attempt to provide those interested with the necessary tools to the elaboration of their genealogy.

To read all the information click here.






junho
3

CONCERTO ÍNTIMO
“WAVE JAZZ ENSEMBLE”
Convidado Especial:
Pedro Moreira

22:00 horas

O jazz volta à Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, desta vez no formato de Concerto Íntimo com os “Wave Jazz Ensemble” e contando com a presença de Pedro Moreira, destacado saxofonista português, como convidado especial.
Este quinteto é composto por Antonella Barletta, Nuno Pinheiro, Paulo Borges, Paulo Cunha e Rui Melo. Neste concerto destaca-se a importância da música como linguagem universal, de união entre os povos.

Para ler toda a informação clique aqui.






junho
3

SESSÃO PARA BEBÉS
Com a orientação de ANA JANEIRO DO COUTO

15:00 às 15:30 horas

Bébes (6 aos 24 meses)
sujeito a inscrição

Ficha de Inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro dá continuidade às Sessões para Bebés que pretendem contribuir para estimular o desenvolvimento da linguagem, da criatividade e da imaginação, envolvendo os pais e os seus filhos em momentos únicos de fantasia e interação, reforçando-se, deste modo, os laços afectivos que o tempo dedicado à leitura e aos livros pode proporcionar. Para tal recorre-se a objetos simples e do quotidiano, à utilização de sons, de música, de fantoches e de livros adequados a este público.
As inscrições devem ser enviadas para o seguinte endereço electrónico: bpar.angra.infoazores.gov.pt ou entregues diretamente na Biblioteca, até ao dia 2 de junho.






junho a dezembro

Biblioteca na Rua

VERDEMAÇÃ - Café”

segunda a sábado
das 8:00 às 24:00 horas

Encerrado ao domingo

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro em parceria com o estabelecimento comercial Verdemaçã – Café promove a sua presença de uma forma deslocalizada, procurando diversificar a oferta bibliográfica do seu serviço de empréstimo de livros que poderá ser utilizado pelos cidadãos residentes e visitantes, segundo o regulamento usado nesta instituição.
Neste enquadramento pretende-se levar aos cidadãos de Angra do Heroísmo, exemplares do nosso serviço de empréstimo com o objetivo de tornar mais visíveis as facilidades e a diversidade que o nosso serviço oferece, contribuindo, assim, para fomentar o interesse pelo livro e pela leitura.






maio
27

BABEL:
UNiVersos DiVersos
Integrado nas comemorações do
Dia Mundial da Diversidade Cultural

Sábado

das 15:00 às 19:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove o Dia Mundial da Diversidade Cultural com o objetivo de reforçar que toda a cultura é a semente duma sociedade mais rica e una, onde todo o património cultural se destaca e se junta de modo a facilitar um intercâmbio eficaz que beneficia o desenvolvimento humano.
Nesta senda teremos uma tarde com diversas actividades que justificam a multiculturalidade com que a Biblioteca abraça este evento:
Das 15:00 às 19:00 - Degustação Gastronómica, de diversos países, que será coordenada pela AIPA; às 15:00 - Mesa Redonda - A Poesia em Círculo, com a moderação dos poetas António de Névada, Carlos Bessa e Mário Cabral; às 16:00 - a habitual Hora do Conto, será dinamizada em parceria com a Câmara Municipal da Praia da Vitória, no âmbito do festival Conto Contigo na Praia - Rodolfo Castro apresentará Contos do Mundo, na secção Infantojuvenil e às 17:00 - performance pelo Grupo de Batucadeiras, com a colaboração da Néné, e com a participação jazzística de Músicos Amigos.

BABEL: UNiVersos DiVersos tem a organização de António Neves.






maio
27

SESSÃO DE YOGA

“PAIS E FILHOS”

Sábado

17:30 horas

Ficha de Inscrição.

No mundo atual em que a vida em sociedade é dominada pela agitação, a Biblioteca sugere um momento de pausa.
A sessão de yoga “Pais e Filhos” pretende proporcionar um momento de interação e proximidade entre as crianças e os seus pais, beneficiando a relação entre ambos e reforçando a cumplicidade familiar através do Yoga. Esta “Aula de Yoga para pais e filhos” pretende ainda contribuir para a partilha de tempo de qualidade em família, estreitando os laços familiares.

Para ler toda a informação clique aqui.






maio
23

Apresentação dos livros:
“A Menina dos Ossos de Cristal” e “Naquela Ilha, Todos Somos Pedaços de Um Amor Maior”
de ANA SIMÃO

18:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a apresentação de duas obras de Ana Simão: “A Menina dos Ossos de Cristal”, o livro dá a conhecer a história de uma menina que tem uma doença rara, Osteogénese Imperfeita (OI) – mais vulgarmente conhecida como doença dos ossos de vidro. E “Naquela Ilha, Todos Somos Pedaços de Um Amor Maior” é o primeiro romance existente sobre a ilha da Berlenga.

Ana Simão nasceu em 1965, em Santarém. É portadora de uma doença rara, Osteogénese Imperfeita (OI), vulgarmente conhecida como a doença dos ossos de vidro ou cristal.
É licenciada em Gestão de Recursos Humanos, com uma pós-graduação no ISCTE. Trabalhou na Câmara Municipal de Santarém, onde exerceu funções na área da cultura, turismo e ação social. Escreve para a revista da APOI (Associação Portuguesa de Osteogéneses Imperfeita) e para a Associação Salvador.
Depois de quase 25 anos de trabalho e 3 sucessivos internamentos hospitalares, viu-se obrigada a uma aposentação por invalidez. Mas foi nesse momento que descobriu que há milagres e que a escrita, se não salva, pode dar esperança e alegria para continuar.
“A menina dos Ossos de cristal” é o seu inspirador testemunho de vida, que agora quer partilhar.






maio
22

Dia do Autor Português
Mostra de Autores Açorianos
Palestra proferida por MÁRIO CABRAL

18:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro pretende comemorar o Dia do Autor Português, salientando uma mostra de livros de autores açorianos que dará a conhecer e ou relembrará autores açorianos que são de importância fundamental na literatura portuguesa e que estará patente das 9:00 às 19:00 na sala de leitura e empréstimo domiciliário.
Para enriquecer a mostra de livros haverá uma palestra proferida por Mário Cabral com o título “Reflexões breves sobre a Literatura Açoriana”, no auditório da Biblioteca.

Mário Cabral é Doutor em Filosofia pela Universidade de Lisboa. Escritor e pintor.






maio
6

Biblioteca nas Freguesias
Serão de Contos Antigos intitulado “Olhos grandes, boca aberta”

21:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro leva a cabo , no âmbito da “Biblioteca nas Freguesias”, que estará patente na junta de freguesia da Serreta durante o mês de maio.
No final, serão apresentadas sugestões de leitura, procurando cativar os diferentes públicos, do infantil ao adulto. 
Ricardo Ávila, natural da ilha Terceira, é narrador, mediador de leitura e ator. Licenciado em Educação de Infância, pela Universidade dos Açores, e mestre em teatro, pela Universidade de Évora, desenvolve, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, projetos formativos para público juvenil, adulto e idoso.






maio
6

MÃES POR ENTRE OS LIVROS AO ENCONTRO DOS FILHOS

16:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro pretende assinalar o Dia da Mãe convidando todas as mães a participarem na “Hora do Conto”, dando aos seus filhos uma tarde inesquecível e familiar com a prática já há muito implementada do “livro mistério”.
Mães e filhos juntamente com os livros farão uma simbiose perfeita.






maio
6

SESSÃO PARA BEBÉS
Orientada por NISA CABRAL

15:00 às 15:30 horas

Bébes (6 aos 24 meses)
sujeito a inscrição

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro dá continuidade às Sessões para Bebés que pretendem contribuir para estimular o desenvolvimento da linguagem, da criatividade e da imaginação, envolvendo os pais e os seus filhos em momentos únicos de fantasia e interacção, reforçando-se, deste modo, os laços afectivos que o tempo dedicado à leitura e aos livros pode proporcionar. Para tal recorre-se a objetos simples e do quotidiano, à utilização de sons, de música, de fantoches e de livros adequados a este público.
As inscrições devem ser enviadas para o seguinte endereço electrónico: bpar.angra.info@azores.gov.pt ou entregues directamente na Biblioteca, até ao dia 5 de maio.

Nisa Cabral nasceu em Angra do Heroísmo, em 1984. Licenciou-se em Matemática Aplicada pela Universidade dos Açores, em 2006 e fez o curso de Formação Pedagógica de Formadores. Colabora com a Secção Infantojuvenil da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, enquanto contadora de histórias, desde 2015.

Ficha de Inscrição.






maio
5 e 6

“Encontro com o Escritor”
JOÃO TORDO

5 de maio
11:00 horas
11º ano da ESJEA

6 de maio
17:00 horas
Entrada livre

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove mais um “Encontro com o Escritor”, com a presença de João Tordo, jovem autor português, detentor de vários prémios.
Este encontro com João Tordo pretende assegurar um espaço de proximidade entre o escritor e os seus leitores, numa conversa informal, na qual o autor abordará questões relacionadas com o processo de criação literária. A moderação das sessões estará a cargo de Rogério Sousa e ambas contarão com um momento teatral, da responsabilidade do L. C., Sem Companhia – Grupo de Teatro Experimental, liderado por Luís Carvalho, que encenará um conto “A Cidade Líquida”.

Para ler toda a informação clique aqui.






maio
4 a 27

“OS MARIEMES”
Exposição de Fotografia de Luís Godinho

Inauguração:
4 de maio
quinta-feira
18:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro apresenta a Exposição de Fotografia denominada “Os Mariemes”, onde através de 30 imagens, que Luís Godinho captou durante a XV Aventura Solidária da AMI no Senegal, se faz uma viagem em que o autodidata perpetua uma memória ímpar retirada aos rostos para quem a vida tem outra dimensão.

Luís Godinho nasceu em 1983, em Angra do Heroísmo. Em 2009 concluiu a licenciatura em Engenharia e Gestão do Ambiente na Universidade dos Açores. A fotografia surge na sua vida desde novo, mas só em 2008 é que começou a dedicar-se a esta arte, considerando-se um auto-didata. Tem realizado imensos trabalhos, sendo a fotografia de paisagem, de rua e da natureza a sua grande paixão. É um fotógrafo premiado.






maio
3 a 31

Biblioteca nas Freguesias
“BIBLIOTECA ITINERANTE”

Freguesia Serreta
Junta de Freguesia da Serreta

Segunda a Sexta
9:00 às 16:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, promove a sua presença de uma forma deslocalizada, procurando diversificar a oferta bibliográfica do seu serviço de empréstimo a um âmbito local, ao nível da freguesia. Neste enquadramento pretende-se levar até às populações das diversas freguesias, do concelho de Angra do Heroísmo, exemplares do nosso serviço de empréstimo com um duplo objetivo, o de tornar mais visível as facilidades que o nosso serviço oferece aos cidadãos, mas sobretudo com o intuito de permitir que a população mais idosa, ou com menor mobilidade, tenha acesso em igualdade de circunstâncias, e sem necessitar de se deslocar, às obras que disponibilizamos para empréstimo domiciliário, mediante requisição e nas mesmas condições que oferece o serviço nas instalações da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, contribuindo, assim, para fomentar o interesse pelo livro e pela leitura.
As Juntas de Freguesia que, até agora, aceitaram este desafio são as seguintes: Altares, Serreta, Doze Ribeiras, Santa Bárbara, S. Bartolomeu, Terra-Chã, Posto Santo, Ribeirinha, Porto Judeu, Feteira e S. Sebastião.






abril
29

SESSÃO DE YOGA

“PAIS E FILHOS”

Sábado

17:30 horas

Ficha de Inscrição.

A sessão de yoga “Pais e Filhos” pretende proporcionar um momento de interação e proximidade entre as crianças e os seus pais, beneficiando a relação entre ambos e reforçando a cumplicidade familiar através do Yoga. Estabelece ainda, como objetivo fundamental, a divulgação de livros sobre Yoga e estilos de vida saudável disponíveis no serviço de empréstimo da Biblioteca, que estarão patentes no decurso desta sessão, podendo ser consultados ou requisitados pelos frequentadores.
Esta atividade será ministrada pela professora São Quadros, professora de Yoga, formada pela Universidade Internacional de Yoga, em convênio com a Universidade Lusófona - Lisboa. Instrutora de Yoga para crianças, pela Escola Sunshine Yoga Kids. Esta sessão é direcionada para crianças acompanhadas pelo pai/mãe.
A inscrição deverá ser efetuada em impresso próprio que poderá ser obtido através do sítio web. www.bparah.azores.gov.pt, ou nas instalações da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, até ao dia 28 do corrente mês de abril.






25 abril
a 2 de maio

O 25 DE ABRIL AOS OLHOS DA IMPRENSA DA ÉPOCA

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove o dia 25 de abril com uma mostra de jornais do próprio dia e dos dias posteriores à revolução. Para complementar, estarão também presentes cartazes provenientes do espólio da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, que ajudam a espelhar a iconografia e os valores desta importante data. A mostra está patente na sala de publicações periódicas.






24 de abril
a 14 de maio

“MOSTRA ELLA FITZGERALD”
Colaboração de José Ribeiro Pinto

segunda a sexta
das 9 às 19 horas
sábados
das 14 às 19 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro pretende celebrar o Dia Internacional do Jazz associando-o ao centenário do nascimento de Ella Fitzgerald, através de uma mostra de bibliografia e outros suportes de informação, nomeadamente discos e fotografias. Esta iniciativa tem a participação e colaboração de José Ribeiro Pinto, grande entusiasta e conhecedor do Jazz.

Para ler toda a informação clique aqui.






abril
22

Dia Mundial do Livro
Sessão de cinema: “A rapariga que roubava livros”

21:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro apresenta o filme “A rapariga que roubava livros”, de Brian Percival, cuja temática circula à volta de uma jovem que sobrevive à Segunda Guerra Mundial lendo os livros que rouba. Ela aprende a ler e a partilhar os livros com os amigos, clandestinamente.






abril
22

Semana do Jovem “Escolher não dói”
O que queres ser quando fores grande?

sábado
17:00 horas

A Biblioteca Pública e o Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a Semana do Jovem “Escolher não dói” com a intenção de mostrar aos jovens diversos caminhos empreendedores que os levem ao encontro de uma profissão confortável e com futuro. Neste primeiro encontro, “O que queres ser quando fores grande?”, 4 profissionais de 4 áreas distintas, moderados pelo Dr. Carlos Severino, mostrarão o caminho que fizeram até à realização das suas vidas profissionais, de modo a que os jovens sintam quais os passos a dar até escolherem o caminho certo para a sua vocação principal.

Para ler toda a informação clique aqui.

Para ver o video promocional:
https://youtu.be/idsY5w6SUjo






abril
21 e 22

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

sábado
17:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro celebra o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor dinamizando um conjunto de atividades destinadas à comunidade: jogos, instalações, cinema, entre outras.

No dia 21 de abril, a partir das 09:00, decorre na Sala de Leitura e Empréstimo Domiciliário a iniciativa: “Jarro de Livros”, dispositivo cenografado para sugerir leituras.
No mesmo dia, às 16:30, há um “Mannequin Challenge”, que consiste em realizar um vídeo onde um grupo de pessoas fica congelado como um manequim. Os interessados deverão preencher uma ficha de inscrição que estará disponível na Sala de Leitura e Empréstimo Domiciliário.

No dia 22 de abril, destinado a pais e filhos (porém ao alcance de todos os públicos), está disponível das 14:00 às 17:00 uma “Caça ao Livro: viagem pela biblioteca, cumprindo desafios, rumo à descoberta de um tesouro escondido. Os interessados deverão trazer um telemóvel para receberem, via facebook, as instruções de um moderador da página criada para o efeito, a fim de progredirem no jogo, tirando partido do sistema Wifi da Biblioteca,
Ainda neste dia, às 21:00, haverá uma sessão de cinema com o filme “A rapariga que roubava livros”, de Brian Percival, para M/12






abril
21

SERÃO RADIOFÓNICO
Comemorações do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

21:30 horas

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, terá lugar a apresentação do documentário radiofónico Leva-me à Estrada do Paraíso, de Fernando Alves e Herlander Rui (TSF-Rádio Notícias), baseado nas personagens e nas histórias do livro A Vida no Campo, de Joel Neto. Seguir-se-á conversa informal sobre o lugar da rádio na sociedade contemporânea, o futuro das relações entre comunidades urbanas e rurais e o papel que a comunicação social ocupará nelas. Com as presenças de Fernando Alves, Herlander Rui e Joel Neto.






abril
8

Biblioteca nas Freguesias
Serão de Contos: “OLHOS GRANDES, BOCA ABERTA”
Organizado por Ricardo Ávila

20:30 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove um Serão de Contos no Núcleo Museológico dos Altares, intitulado “Olhos grandes, boca aberta”. Pretende-se um convívio para toda a família, com partilha de contos, casos, cantigas, adivinhas, entre outras formas de tradição oral, pontuando-se assim o trabalho de continuidade em vigor com os idosos do Centro de Convívio daquela freguesia, Projeto “Brincar aos Contistas”. No final, os participantes poderão usufruir do serviço de empréstimo, requisitando os livros disponíveis no âmbito da iniciativa “Bibliotecas nas Freguesias” que estará naquele espaço até dia 30 de abril.

Ricardo Ávila, natural da ilha Terceira, é narrador, mediador de leitura e ator, licenciado em Educação de Infância, pela Universidade dos Açores, e mestre em teatro, pela Universidade de Évora. Está ao serviço da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, desde janeiro de 2017, e é responsável por vários projetos de promoção oral da leitura e salvaguarda de património oral, tais como “Estórias e Estigmas”, “Cestinha de Contos”, Projeto “Brincar aos contistas”, entre outros.






abril
7

Temporada de Música Clássica 2017
“Duo para flauta e piano”

21:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em colaboração com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, prossegue a Temporada de Música Clássica 2017 promovendo o concerto intitulado “Duo para flauta e piano”.
O concerto, composto por obras escritas desde o séc. XVIII até ao séc. XX, transmitA Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro dá continuidade às Sessões para Bebés que pretendem contribuir para estimular o desenvolvimento da linguagem, da criatividade e da imaginação, envolvendo os pais e os seus filhos em momentos únicos de fantasia e interacção, reforçando-se, deste modo, os laços afectivos que o tempo dedicado à leitura e aos livros pode proporcionar. Para tal recorre-se a objetos simples e do quotidiano, à utilização de sons, de música, de fantoches e de livros adequados a este público.
As inscrições devem ser enviadas para o seguinte endereço electrónico: bpar.angra.info@azores.gov.pt ou entregues directamente na Biblioteca, até ao dia 5 de maio.

Nisa Cabral nasceu em Angra do Heroísmo, em 1984. Licenciou-se em Matemática Aplicada pela Universidade dos Açores, em 2006 e fez o curso de Formação Pedagógica de Formadores. Colabora com a Secção Infantojuvenil da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, enquanto contadora de histórias, desde 2015.e com verdade e paixão temas dos grandes mestres, considerados dos mais populares para estes dois instrumentos. Desde Beethoven, compositor e pianista que consegue de forma singular um diálogo entre o solo da flauta e o piano, até Poulenc, que envolve a sala com melodias mais expressivas e modernas.

Os intérpretes são: Mikhayl Roussal (flauta transversal) e Grygoriy Grytsiouk (piano).






abril
7

Apresentação do CD de Luís Gil Bettencourt
“Viola de dois corações…a minha viola”

18:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro apresenta o CD “Viola de dois corações…a minha viola” de Luís Gil Bettencourt onde o teremos em pleno na sua forma de tocar viola da terra, fazendo da viola um instrumento de grande liberdade.

Luís Gil Bettencourt, oriundo da Ilha da Graciosa, família de músicos, músico fazedor de coisas como o Festival Maré de Agosto, Ramo Grande, Sons de uma Longa História, entre outros. É responsável por diversas bandas sonoras como a dos Xailes Negros e o documentário sobre a vida de Saramago. Músico desde o rock à chamarrita, passando pela viola da terra fora do contexto tradicional, produziu diversos discos como o da Brigada de Vitor Jara, Monte Formoso e “O Cantar na M’Incomoda” de Carlos Medeiros. Liderou o projeto cultural dos Açores na Expo 98, e no presente, é guitarrista no trabalho de rock de Maria Bettencourt, sua filha.






abril
3 a 7

Oficina de:
“Iniciação à Genealogia”
Orientada por:
JOÃO VENTURA

segunda a sexta
das 14:00 às 17:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove uma oficina de Iniciação à Genealogia, orientada pelo Genealogista Dr. João ventura.
O conhecimento do passado contribui para a compreensão do presente. Saber de onde vimos, é importante para sabermos quem somos. É neste contexto que, de 3 a 7 de abril, decorrerá uma oficina de Iniciação à Genealogia que visa apetrechar os interessados com as ferramentas necessárias à elaboração da sua genealogia.
Para participar neste evento é necessário que a inscrição seja enviada para o endereço eletrónico: bpar.angra.info@azores.gov.pt ou entregá-la diretamente na Biblioteca até ao dia 31 de março.

Para ler toda a informação clique aqui.

Ficha de Inscrição.






abril
3 a 30

Biblioteca nas Freguesias
“BIBLIOTECA ITINERANTE”

Freguesia dos Altares
Núcleo Museológico dos Altares

terça a domingo
Das 14:00 às 17:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, promove a sua presença de uma forma deslocalizada, procurando diversificar a oferta bibliográfica do seu serviço de empréstimo a um âmbito local, ao nível da freguesia. Neste enquadramento pretende-se levar até às populações das diversas freguesias, do concelho de Angra do Heroísmo, exemplares do nosso serviço de empréstimo com um duplo objetivo, o de tornar mais visível as facilidades que o nosso serviço oferece aos cidadãos, mas sobretudo com o intuito de permitir que a população mais idosa, ou com menor mobilidade, tenha acesso em igualdade de circunstâncias, e sem necessitar de se deslocar, às obras que disponibilizamos para empréstimo domiciliário, mediante requisição e nas mesmas condições que oferece o serviço nas instalações da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, contribuindo, assim, para fomentar o interesse pelo livro e pela leitura.






abril
1

Lançamento do livro
“O Cantinho do Gabriel: histórias do quotidiano graciosense”
de Gabriel Melo

Sábado

20:30 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro e a Associação Casa da Graciosa da Terceira promovem o lançamento do livro de Gabriel Melo intitulado “O Cantinho do Gabriel: histórias do quotidiano graciosense”. A apresentação do livro está a cargo do Dr. Jorge Cunha.






abril
1

“A história da minha infância” – Maratona de Leitura
(Dia Internacional do Livro Infantil)

Sábado

Das 14:30 às 18:30 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro pretende comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil planeando uma maratona de leitura com a duração de 4 horas. Cada pessoa inscrita deverá ler durante aproximadamente 10 minutos um texto que tenha sido um conto da sua infância.
Para participar neste evento é necessário que a inscrição seja feita para o endereço eletrónico: bpar.angra.info@azores.gov.pt ou entregá-la diretamente na Biblioteca, até ao dia 30 de março.

Ficha de Inscrição.






março
27

Dia Mundial do Teatro
“O Conto da Ilha Desconhecida”, de José Saramago
Organizado por Luís Carvalho

Segunda-feira

13:25 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro apresenta uma peça de teatro baseada numa obra de José Saramago, “O Conto da Ilha Desconhecida”, encenada pelo L. C.,
Sem Companhia – Grupo de Teatro Experimental, com a intenção de celebrar o Dia Mundial do Teatro junto da comunidade escolar.

L. C., Sem Companhia – Grupo de Teatro Experimental foi constituído em 2010, pelo seu ator e encenador, Luís Carvalho.
Com formação no teatro universitário, através da participação no Grupo Cénico de Direito, da faculdade de Direito de Lisboa, Luís Carvalho integrou o elenco de peças de William Shakespeare, Molière e Eugene O’Neill. O grupo tem passado por diversos palcos do arquipélago dos Açores e tem arrecadado alguns prémios.






março
25

SESSÃO DE YOGA

“PAIS E FILHOS”

Sábado

17:30 horas

A sessão de yoga “Pais e Filhos” pretende proporcionar um momento de interação e proximidade entre as crianças e os seus pais, beneficiando a relação entre ambos e reforçando a cumplicidade familiar através do Yoga. Estabelece ainda, como objetivo fundamental, a divulgação de livros sobre Yoga e estilos de vida saudável disponíveis no serviço de empréstimo da Biblioteca, que estarão patentes no decurso desta sessão, podendo ser consultados ou requisitados pelos frequentadores.
Esta atividade será ministrada pela professora São Quadros, professora de Yoga, formada pela Universidade Internacional de Yoga, em convênio com a Universidade Lusófona - Lisboa. Instrutora de Yoga para crianças, pela Escola Sunshine Yoga Kids. Esta sessão é direcionada para crianças acompanhadas pelo pai/mãe.
A inscrição deverá ser efetuada em impresso próprio que poderá ser obtido através do sítio web. www.bparlsr.azores.gov.pt, ou nas instalações da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, e remetido para os seguintes e-mails: Helena.GF.Martins@azores.gov.pt e Filomena.S.Guilherme@azores.gov.pt, até ao dia 24 do corrente mês de março.






março
21

“Poesia Pum Canudo”
Com Ricardo Ávila e Catarina Silveira

das 9:30 às 13:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove no Dia Mundial da Poesia o evento “Poesia Pum Canudo”, intervenção de cariz performativo que explora a célebre frase de Natália Correia “A poesia é para comer” ao ofertar aos utilizadores da biblioteca a possibilidade de degustarem poemas de Alberto Caeiro, Sophia de Mello Breyner Andersen, Bocage, entre outros, através de um sussurrador, numa equivalência cenográfica de restaurante.
Em simultâneo, haverá uma exposição de livros de poemas, procurando estimular as pessoas para a poesia, mostrando com júbilo que ela existe.






março
21

“Celebrar a POESIA, Celebrando a Primavera”
Organizado pelo poeta António Neves

18:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove o encontro de poetas denominado “Celebrar a Poesia, Celebrando a Primavera”, com leitura de poesia, no Dia Mundial da Poesia, que foi criado na XXX Conferência Geral da UNESCO, a 16 de novembro de 1999, com o propósito de estimular a leitura, a escrita, a publicação e o ensino da poesia.
Esta dupla celebração, da poesia e da primavera, da palavra e do desabrochar das flores, inclui uma mostra de livros de poetas açorianos e um recital de poesia, no qual diversos poetas dirão poesia da sua autoria ou da autoria de outros poetas.
Este evento, que contou com a curadoria do poeta António Neves, contará com a presença dos seguintes poetas: Ana Paula Inácio, Tiago Rodrigues, Luísa Ribeiro, António de Névada, Bianca Mendes, Mário Cabral, Sónia Bettencourt, Carlos Bessa, Teresa Valadão, Dionísio de Sousa, Margarida Ferreira e Ricardo Ávila.

António Manuel Barbosa Brito Neves nasceu em Lisboa, viveu toda a infância e adolescência na ilha de São Vicente – Cabo Verde. Licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica, pela Universidade de Coimbra (FCTUC).

É poeta, contista e ensaísta, com colaboração dispersa em vários jornais e revistas. Tem dois livros de poesia editados, assinados com o pseudónimo de António de Névada.






março
18

Temporada de Música Clássica 2017
“Do Barroco ao Contemporâneo”

18:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em colaboração com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, apresenta um concerto intitulado “Do Barroco ao Contemporâneo” onde a compositora Ninel Samokhvalova interpretará com os seus alunos da classe de Piano obras de vários compositores, entre os quais se destacam J.S. Bach, Beethoven, B. Bartók, F. de Lacerda, D. Schostakovitch, etc.

Ninel Samokhvalova é compositora, pianista e musicóloga, Membro da União Nacional dos Compositores da Ucrânia e Professora de Piano de Conservatório Regional de Angra do Heroísmo.






17 de março
a 25 de agosto

Exposição
ARCA DO TEMPO

Inauguração:
17 de março
18:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro apresenta a Exposição denominada “Arca do Tempo”, com o intuito de revelar os documentos, livros e incunábulos mais valiosos à guarda do Arquivo e da biblioteca documental da instituição. O Arquivo de uma instituição como a BPARLSR encerra o que de mais valioso existe no reconto da História de um lugar e das suas gentes.

Para ler toda a informação clique aqui.






março

CESTINHA DE CONTOS

Narrador
Ricardo Ávila

Público-alvo
1.º ciclo (a partir do 2.º ano) e 2.º ciclo.

Calendarização
Sessões mensais (5.ª feira)

Marcações
Secção Infantojuvenil (295 401 000)

“Cestinha de contos” - sessão de histórias da tradição popular e livros de autor, recorrendo a objetos com finalidade semiótica e mnemónica

Uma cestinha de vimes. Lancheira de histórias.
O conto pelo encanto, sem mais que o prazer da escuta. A viagem. As derrotas e vitórias que se vive na pele de um protagonista. As respostas que saciam e as perguntas que inquietam. O maravilhoso a temperar o pensamento racional da criança. Aspetos primeiros da formação do leitor.
Depois, o livro infantojuvenil, a mediação leitora, portanto, um adulto, crianças e livros no meio, com o pressuposto da construção conjunta de significado, a caminho de uma relação direta, íntima, do leitor com a leitura.






março
11

CONCERTO
THE SOAKED LAMB

22:00 horas
Entrada livre

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro apresenta um concerto íntimo com a banda “The Soaked Lamb”, que integra o escritor Afonso Cruz, pretendendo oferecer ao público uma experiência musical marcante, assente num reportório de originais inspirado nas tenências da música americana da primeira metade do século XX. A sua sonoridade, constituída essencialmente por blues e jazz, exibe uma panóplia de ritmos que integram o swing, o regime, e o boogie woogie. De inspiração vintage, a banda assume a interpretação de um jazz cosmopolita, repleto de influências, e integra seis músicos, mas mais de uma dúzia de instrumentos, permitindo um eclectismo musical inspirador que cativa o público

THE SOAKED LAMB

A banda nasceu em 2006, quando Miguel Lima, o baterista, optou por gravar um CD. À volta deste projeto se foram agregando, posteriormente, os outros músicos. Começaram os concertos um pouco por todo o país e a banda sonora de filmes, em especial na longa metragem, de Leonel Vieira. A banda “The Soaked Lamb” é formada por seis elementos: Miguel Lima toca bateria e percussão; Tiago Albuquerque na trompete, clarinete, saxofones, guitarra, concertina e ukulele; Mariana Lima canta e toca saxofone e ukulele; Vasco Condessa toca piano e outras teclas e Afonso Cruz canta e toca guitarra, banjo, ukulele, harmónica e lap steel. Gito toca contrabaixo.






março
10

Encontro com o escritor
AFONSO CRUZ

13:25 horas
5 turmas do 8ºano da EBSJEA

18:00 horas
Entrada livre

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove mais um “Encontro com o escritor”, com a presença de Afonso Cruz, jovem autor português, detentor de diversos prémios literários e aclamado pela crítica. Afonso Cruz é ainda realizador de filmes de animação, músico da banda “The Soaked Lamb”, e ilustrador, inclusive de alguns dos seus livros, conferindo-lhes um toque poético e encantatório.

Para ler toda a informação clique aqui.






março
6, 7, 8, 13, 14 e 15

“A ARTE NA BIBLIOTECA”
- Workshop de pintura em acrílico sobre tela – com orientação de
Manuel Martins

das 17:00 às 19:00 horas

Inscrição prévia: até 2 de março

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove um workshop de pintura em acrílico sobre tela, que pretende estimular o gosto pela pintura como linguagem estética, e explorar a inter-relação entre as diversas formas de expressão artística, como são a pintura e a literatura.

No decurso destas seis sessões, com duração de 2 horas cada, os participantes aprenderam as técnicas específicas da pintura em acrílico sobre tela, e terão igualmente a oportunidade de criar, de forma orientada, duas pinturas em acrílico sobre tela, despertando e desenvolvendo o gosto pela pintura como arte narrativa, que assume a possibilidade de contar uma história, ou sum simples excerto dela.

Manuel Martins nasceu e vive na ilha Terceira. Depois de ter frequentado o liceu foi co-fundador da Galeria de Arte Degrau. Frequentou cursos de gravura no Museu de Angra do Heroísmo e participou em diversas exposições individuais e coletivas.

Ficha de Inscrição.






4 de março
a 8 de abril

TRAMAS
Exposição de Pintura
de Manuel Martins

Inauguração:
4 de março
Sábado
17:30 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove uma Exposição de Pintura de Manuel Martins, intitulada “Tramas”.

Esta Exposição “Tramas” consiste em 12 quadros elaborados em técnica mista, e contará ainda com a apresentação de uma comunicação, intitulada “Processos criativos e de significado”, por Assunção Melo.

Manuel Martins nasceu e vive na ilha Terceira. Depois de ter frequentado o então Liceu de Angra, foi co-fundador da Galeria de Arte Degrau. Frequentou cursos de gravura no Museu de Angra do Heroísmo e participou em diversas exposições individuais e coletivas.
Iniciou a sua atividade artística nos anos noventa, participando na primeira exposição coletiva de Arte no Festival de Jazz, “Sons de uma Longa História”, em 1993.
Desde então tem participado em diversas exposições individuais e coletivas, nos Açores e no estrangeiro.






4 e 25 março
29 abril
27 maio

CRUZAMENTOS FILOSÓFICOS
Leitura e diálogo
Orientada por
Luís Filipe Bettencourt

Das 17:00 às 18:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luísa da Silva Ribeiro promove o primeiro ciclo de encontros filosóficos, designado “Cruzamentos Filosóficos” que será orientado por Luís Filipe Bettencourt, com o objetivo de criar um espaço de leitura dinâmico que cruze a atividade filosófica com a psicologia, a história, a medicina, a literatura e a escrita ensaística.

Para ler toda a informação clique aqui.

Ficha de Inscrição.






março
4

SESSÕES PARA BEBÉS
COM A ORIENTAÇÃO DE NISA CABRAL

das 15:00 às 15:30 horas

Bébes (6 aos 24 meses)
ujeito a inscrição

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro dá continuidade às Sessões para Bebés que pretendem contribuir para estimular o desenvolvimento da linguagem, da criatividade e da imaginação, envolvendo os pais e os seus filhos em momentos únicos de fantasia e interação, reforçando-se, deste modo, os laços afectivos que o tempo dedicado à leitura e ais livros pode proporcionar. Para tal recorre-se a objectos simples e do quotidiano, à utilização de sons, de música, de fantoches e de livros adequados a este público.

Para participar nesta sessão é necessário que a sua inscrição seja enviada para o seguinte endereço eletrónico: bpar.angra.info@azores.gov.pt ou, que seja entregue diretamente na Biblioteca até ao dia 3 de março. A inscrição só será aceite após confirmação por parte da Biblioteca (via email ou presencial), estando limitada a participação a 10 bebés.

Ficha de Inscrição.






3 de março
a 25 de maeço

COMEMORAÇÃO DO 150º ANIVERSÁRIO DO NASCIMENTO DE TOMÁS BORBA – em colaboração com o IHIT

Inauguração:
3 de março
18:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro celebra os 150 anos do nascimento de Tomás Borba, com uma série de atividades que se desenrolarão ao longo de todo o ano de 2017. No próximo dia 3 de março, sexta-feira, é inaugurada uma mostra documental, composta por um conjunto de documentos relevantes para a compreensão da vida e da obra deste angrense ilustre. Esta mostra documental inclui fotografias, documentos pessoais, autorizações régias, diplomas dos cursos, diplomas de exercício de funções públicas, partituras diversas e programas de concertos.

Tomás Borba nasceu a 23 novembro de 1867, no concelho de Angra do Heroísmo.
Iniciou a sua aprendizagem musical na Sé Catedral, sendo moço-cantor. Aos treze anos, ingressou no Seminário Episcopal de Angra, onde cursou Literatura, Filosofia e Teologia. Em 1893 ingressou no Curso Superior de Letras. Completou o Curso Geral de Piano, em 1894, e o Curso Superior de Composição, em 1895. Foi responsável por musicar ainda diversos poemas.

Entre os muitos cargos que desempenhou destacam-se os de presidente do Conselho Musical da Associação de Classe dos Músicos Portugueses, e o de vogal do Conselho Superior de Instrução Pública.






março a junho
e de setembro a dezembro

FOLHAS DE QUINTA
Clube de Leitura
com orientação de
Luísa Ribeiro

Todas as quintas feiras

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro vai promover a criação de um Clube de Leitura que tem como objetivo principal a promoção da leitura e do gosto pelo livro, bem como do pensamento e do espírito crítico, através da leitura e interpretação dos livros dos escritores e poetas que estarão presentes nas sessões de “Encontros com Escritores”.

Para ler toda a informação clique aqui.

Ficha de Inscrição.






fevereiro
18

CONCERTO ÍNTIMO
“Canções de Amor e de Mar”
-BWF- Bruno Walter & Friends

Sábado

21:30 horas

O Concerto Íntimo “Canções de Amor e de Mar” proporciona uma viagem sonora pela poesia de diversos autores açorianos. BWF trio interpretará poemas de Emanuel Félix, Natália Correia; Vitorino Nemésio, Antero de Quental, Madalena Férin, entre outros, num concerto intimista que celebra o amor como tema ancestral da humanidade, resgatando pela música a nossa literatura.
BWF atuará em trio, composto por Bruno Walter Ferreira, Paulo Cunha e Viorel Taranú e terá como convidados especiais, nesta sessão, Sónia Pereira na voz, Rui Melo no saxofone, e Margarida Ferreira.

Para ler toda a informação clique aqui.






fevereiro
14 e 15

ENCONTRO ÀS CEGAS COM OS LIVROS

Terça e Quarta

Das 9:00 às 19:00 horas

Sala de Leitura e Empréstimo Domiciliário
Com o intuito de celebrar o Dia dos Namorados, estará patente na Sala de Leitura e Empréstimo Domiciliário da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro. Este encontro pretende que o leitor não julgue o livro pela capa, autor, título ou sinopse, apelando assim a uma nova experiência.
Seja ousado e aventure-se em novos estilos literários!






11 de fevereiro a 9 de junho

EXPOSIÇÃO DE DINOSSÁURIOS

Inauguração da exposição
11 de fevereiro
14:30 horas

 Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em parceria com o Museu de Angra do Heroísmo, inaugura uma exposição de réplicas de fósseis de Dinossáurios que pretende estimular o imaginário do público infantojuvenil, fazendo-o recuar 65 milhões de anos. Ao tempo em que estes eram os habitantes deste planeta, que hoje consideramos nosso.

Para ler toda a informação clique aqui.






fevereiro

Encontro com o escritor:
NUNO CAMARNEIRO

3 de fevereiro SESSÃO PARA AS ESCOLAS (10 º ano)
13:25 horas

4 de fevereiro
SESSÃO PARA O PÚBLICO EM GERAL
17:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove o primeiro do ciclo de encontros literários designado Encontro com o Escritor, com a presença, nesta edição de fevereiro, de Nuno Camarneiro, jovem escritor português, vencedor do Prémio Leya, em 2012, com a obra Debaixo de Algum Céu.

Para ler toda a informação clique aqui.






janeiro:
29

Paroquiais

Disponiveis

Informamos que já se encontram disponíveis, neste arquivo, depois do tempo determinado para o expurgo, limpeza e reposição nas estantes, os paroquiais das Ilhas: Graciosa, São Jorge e Terceira.






janeiro
28

Lançamento dos livros:
ARQUIVO DE SÃO MATEUS DA CALHETA I
e
FORCADOS AMADORES DE TURLOCK - A ARTE DE BEM PEGAR

Sábado

18:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em colaboração com a Turiscon Editora apresentará, no dia 28 de janeiro, sábado, o lançamento de dois livros, intitulados "ARQUIVO DE SÃO MATEUS DA CALHETA I e FORCADOS AMADORES DE TURLOCK - A ARTE DE BEM PEGAR” de Liduíno Borba.

Para ler toda a informação clique aqui.






janeiro 20
a
fevereiro 25

EXPOSIÇÃO A Ephemera à Mesa e os Menus na Europa de 1880 a 1930

Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Inauguração: 21:00

2ª a 6ª feira, das 09:00 às 19:00
Sábado, das 14:00 às 19h00

ENTRADA LIVRE

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em colaboração com a Universidade Católica – Doutoramento em Estudo do Património da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (Porto)/CITAR (EA-UCP) irá apresentar, entre 20 de janeiro e 25 de fevereiro, uma exposição de menus intitulada  A Ephemera à Mesa e os Menus na Europa de 1880 a 1930.

Para ver o programa completo clique aqui.






janeiro
21

SESSÃO DE YOGA

“PAIS E FILHOS”

Sábado

17:30 horas

Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Secção Infantojuvenil
Público-alvo: (filhos acompanhados pelo pai/mãe)
Limite de idade das crianças (dos 3 aos 10 anos)
Material necessário: colchão próprio
SUJEITO AO NÚMERO DE VAGAS (10)
INSCRIÇÃO PRÉVIA

No mundo atual em que a vida em sociedade é dominada pela agitação, a Biblioteca sugere um momento de pausa.

Para ver o programa completo clique aqui.

Ficha de inscrição clique aqui.






janeiro

Hora do conto

“Com o ´Era uma vez…’ começam as histórias da nossa infância. Na «Hora do Conto», promovida pela  secção infantojuvenil da Biblioteca, desfila um mundo de magia e encanto, que povoa a imaginação dos mais pequenos. Este momento que acontece todas as semanas, às sextas-feiras para as escolas e jardins de infância, mediante inscrição prévia, e aos sábados para as famílias, com acesso livre, constitui-se como um espaço de imaginação e afetos que, pelo encanto da história recontada, leva a criançada a sonhar.”






janeiro
7

Concerto de encerramento da exposição de presépios.

RESPONSÓRIOS IN NATIVITATE DOMINI, DE TOMÁS BORBA.

Concerto de encerramento da exposição de presépios
RESPONSÓRIOS IN NATIVITATE DOMINI, DE TOMÁS BORBA
Intérpretes:
Barítono | Fábio Silveira
Coro de funcionários da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Organista| Nelson Pereira
Piano e Direção Artística| Duarte Gonçalves da Rosa
Data: 07 de janeiro 2017 (sábado)
Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Hora: 17h30
Público-alvo: sem limitações de idade
ENTRADA LIVRE

Para ver o programa completo clique aqui.






janeiro
1

2017

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro deseja aos seus funcionários, colaboradores, leitores, investigadores e demais utilizadores dos seus serviços, assim como ao público em geral, um Feliz Ano.