Início deste sítioarquivo de angraInfantojuvenilNotíciasregulamentoHoráriosQuem somos?Contatos

Bookmark and Share

2017  2016 | 2015 | 2014 | 2013 | 2012 | 2011
 2010 | 2009 | 2008 | 2007 | 2006 | 2005






março
6, 7, 8, 13, 14 e 15

“A ARTE NA BIBLIOTECA”
- Workshop de pintura em acrílico sobre tela – com orientação de
Manuel Martins

das 17:00 às 19:00 horas

Inscrição prévia: até 2 de março

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove um workshop de pintura em acrílico sobre tela, que pretende estimular o gosto pela pintura como linguagem estética, e explorar a inter-relação entre as diversas formas de expressão artística, como são a pintura e a literatura.

No decurso destas seis sessões, com duração de 2 horas cada, os participantes aprenderam as técnicas específicas da pintura em acrílico sobre tela, e terão igualmente a oportunidade de criar, de forma orientada, duas pinturas em acrílico sobre tela, despertando e desenvolvendo o gosto pela pintura como arte narrativa, que assume a possibilidade de contar uma história, ou sum simples excerto dela.

Manuel Martins nasceu e vive na ilha Terceira. Depois de ter frequentado o liceu foi co-fundador da Galeria de Arte Degrau. Frequentou cursos de gravura no Museu de Angra do Heroísmo e participou em diversas exposições individuais e coletivas.

Ficha de Inscrição.






4 de março
a 8 de abril

TRAMAS
Exposição de Pintura
de Manuel Martins

Inauguração:
4 de março
Sábado
17:30 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove uma Exposição de Pintura de Manuel Martins, intitulada “Tramas”.

Esta Exposição “Tramas” consiste em 12 quadros elaborados em técnica mista, e contará ainda com a apresentação de uma comunicação, intitulada “Processos criativos e de significado”, por Assunção Melo.

Manuel Martins nasceu e vive na ilha Terceira. Depois de ter frequentado o então Liceu de Angra, foi co-fundador da Galeria de Arte Degrau. Frequentou cursos de gravura no Museu de Angra do Heroísmo e participou em diversas exposições individuais e coletivas.
Iniciou a sua atividade artística nos anos noventa, participando na primeira exposição coletiva de Arte no Festival de Jazz, “Sons de uma Longa História”, em 1993.
Desde então tem participado em diversas exposições individuais e coletivas, nos Açores e no estrangeiro.






4 e 25 março
29 abril
27 maio

CRUZAMENTOS FILOSÓFICOS
Leitura e diálogo
Orientada por
Luís Filipe Bettencourt

Das 17:00 às 18:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luísa da Silva Ribeiro promove o primeiro ciclo de encontros filosóficos, designado “Cruzamentos Filosóficos” que será orientado por Luís Filipe Bettencourt, com o objetivo de criar um espaço de leitura dinâmico que cruze a atividade filosófica com a psicologia, a história, a medicina, a literatura e a escrita ensaística.

Para ler toda a informação clique aqui.

Ficha de Inscrição.






março
4

SESSÕES PARA BEBÉS
COM A ORIENTAÇÃO DE NISA CABRAL

das 15:00 às 15:30 horas

Bébes (6 aos 24 meses)
ujeito a inscrição

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro dá continuidade às Sessões para Bebés que pretendem contribuir para estimular o desenvolvimento da linguagem, da criatividade e da imaginação, envolvendo os pais e os seus filhos em momentos únicos de fantasia e interação, reforçando-se, deste modo, os laços afectivos que o tempo dedicado à leitura e ais livros pode proporcionar. Para tal recorre-se a objectos simples e do quotidiano, à utilização de sons, de música, de fantoches e de livros adequados a este público.

Para participar nesta sessão é necessário que a sua inscrição seja enviada para o seguinte endereço eletrónico: bpar.angra.info@azores.gov.pt ou, que seja entregue diretamente na Biblioteca até ao dia 3 de março. A inscrição só será aceite após confirmação por parte da Biblioteca (via email ou presencial), estando limitada a participação a 10 bebés.

Ficha de Inscrição.






3 de março
a 25 de maeço

COMEMORAÇÃO DO 150º ANIVERSÁRIO DO NASCIMENTO DE TOMÁS BORBA – em colaboração com o IHIT

Inauguração:
3 de março
18:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro celebra os 150 anos do nascimento de Tomás Borba, com uma série de atividades que se desenrolarão ao longo de todo o ano de 2017. No próximo dia 3 de março, sexta-feira, é inaugurada uma mostra documental, composta por um conjunto de documentos relevantes para a compreensão da vida e da obra deste angrense ilustre. Esta mostra documental inclui fotografias, documentos pessoais, autorizações régias, diplomas dos cursos, diplomas de exercício de funções públicas, partituras diversas e programas de concertos.

Tomás Borba nasceu a 23 novembro de 1867, no concelho de Angra do Heroísmo.
Iniciou a sua aprendizagem musical na Sé Catedral, sendo moço-cantor. Aos treze anos, ingressou no Seminário Episcopal de Angra, onde cursou Literatura, Filosofia e Teologia. Em 1893 ingressou no Curso Superior de Letras. Completou o Curso Geral de Piano, em 1894, e o Curso Superior de Composição, em 1895. Foi responsável por musicar ainda diversos poemas.

Entre os muitos cargos que desempenhou destacam-se os de presidente do Conselho Musical da Associação de Classe dos Músicos Portugueses, e o de vogal do Conselho Superior de Instrução Pública.






março a junho
e de setembro a dezembro

FOLHAS DE QUINTA
Clube de Leitura
com orientação de
Luísa Ribeiro

Todas as quintas feiras

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro vai promover a criação de um Clube de Leitura que tem como objetivo principal a promoção da leitura e do gosto pelo livro, bem como do pensamento e do espírito crítico, através da leitura e interpretação dos livros dos escritores e poetas que estarão presentes nas sessões de “Encontros com Escritores”.

Para ler toda a informação clique aqui.

Ficha de Inscrição.






fevereiro
18

CONCERTO ÍNTIMO
“Canções de Amor e de Mar”
-BWF- Bruno Walter & Friends

Sábado

21:30 horas

O Concerto Íntimo “Canções de Amor e de Mar” proporciona uma viagem sonora pela poesia de diversos autores açorianos. BWF trio interpretará poemas de Emanuel Félix, Natália Correia; Vitorino Nemésio, Antero de Quental, Madalena Férin, entre outros, num concerto intimista que celebra o amor como tema ancestral da humanidade, resgatando pela música a nossa literatura.
BWF atuará em trio, composto por Bruno Walter Ferreira, Paulo Cunha e Viorel Taranú e terá como convidados especiais, nesta sessão, Sónia Pereira na voz, Rui Melo no saxofone, e Margarida Ferreira.

Para ler toda a informação clique aqui.






fevereiro
14 e 15

ENCONTRO ÀS CEGAS COM OS LIVROS

Terça e Quarta

Das 9:00 às 19:00 horas

Sala de Leitura e Empréstimo Domiciliário
Com o intuito de celebrar o Dia dos Namorados, estará patente na Sala de Leitura e Empréstimo Domiciliário da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro. Este encontro pretende que o leitor não julgue o livro pela capa, autor, título ou sinopse, apelando assim a uma nova experiência.
Seja ousado e aventure-se em novos estilos literários!






11 de fevereiro a 9 de junho

EXPOSIÇÃO DE DINOSSÁURIOS

Inauguração da exposição
11 de fevereiro
14:30 horas

 Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em parceria com o Museu de Angra do Heroísmo, inaugura uma exposição de réplicas de fósseis de Dinossáurios que pretende estimular o imaginário do público infantojuvenil, fazendo-o recuar 65 milhões de anos. Ao tempo em que estes eram os habitantes deste planeta, que hoje consideramos nosso.

Para ler toda a informação clique aqui.






fevereiro

Encontro com o escritor:
NUNO CAMARNEIRO

3 de fevereiro SESSÃO PARA AS ESCOLAS (10 º ano)
13:25 horas

4 de fevereiro
SESSÃO PARA O PÚBLICO EM GERAL
17:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove o primeiro do ciclo de encontros literários designado Encontro com o Escritor, com a presença, nesta edição de fevereiro, de Nuno Camarneiro, jovem escritor português, vencedor do Prémio Leya, em 2012, com a obra Debaixo de Algum Céu.

Para ler toda a informação clique aqui.






janeiro:
29

Paroquiais

Disponiveis

Informamos que já se encontram disponíveis, neste arquivo, depois do tempo determinado para o expurgo, limpeza e reposição nas estantes, os paroquiais das Ilhas: Graciosa, São Jorge e Terceira.






janeiro
28

Lançamento dos livros:
ARQUIVO DE SÃO MATEUS DA CALHETA I
e
FORCADOS AMADORES DE TURLOCK - A ARTE DE BEM PEGAR

Sábado

18:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em colaboração com a Turiscon Editora apresentará, no dia 28 de janeiro, sábado, o lançamento de dois livros, intitulados "ARQUIVO DE SÃO MATEUS DA CALHETA I e FORCADOS AMADORES DE TURLOCK - A ARTE DE BEM PEGAR” de Liduíno Borba.

Para ler toda a informação clique aqui.






janeiro 20
a
fevereiro 25

EXPOSIÇÃO A Ephemera à Mesa e os Menus na Europa de 1880 a 1930

Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Inauguração: 21:00

2ª a 6ª feira, das 09:00 às 19:00
Sábado, das 14:00 às 19h00

ENTRADA LIVRE

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em colaboração com a Universidade Católica – Doutoramento em Estudo do Património da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (Porto)/CITAR (EA-UCP) irá apresentar, entre 20 de janeiro e 25 de fevereiro, uma exposição de menus intitulada  A Ephemera à Mesa e os Menus na Europa de 1880 a 1930.

Para ver o programa completo clique aqui.






janeiro
21

SESSÃO DE YOGA

“PAIS E FILHOS”

Sábado

17:30 horas

Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Secção Infantojuvenil
Público-alvo: (filhos acompanhados pelo pai/mãe)
Limite de idade das crianças (dos 3 aos 10 anos)
Material necessário: colchão próprio
SUJEITO AO NÚMERO DE VAGAS (10)
INSCRIÇÃO PRÉVIA

No mundo atual em que a vida em sociedade é dominada pela agitação, a Biblioteca sugere um momento de pausa.

Para ver o programa completo clique aqui.

Ficha de inscrição clique aqui.






janeiro

Hora do conto

“Com o ´Era uma vez…’ começam as histórias da nossa infância. Na «Hora do Conto», promovida pela  secção infantojuvenil da Biblioteca, desfila um mundo de magia e encanto, que povoa a imaginação dos mais pequenos. Este momento que acontece todas as semanas, às sextas-feiras para as escolas e jardins de infância, mediante inscrição prévia, e aos sábados para as famílias, com acesso livre, constitui-se como um espaço de imaginação e afetos que, pelo encanto da história recontada, leva a criançada a sonhar.”






janeiro
7

Concerto de encerramento da exposição de presépios.

RESPONSÓRIOS IN NATIVITATE DOMINI, DE TOMÁS BORBA.

Concerto de encerramento da exposição de presépios
RESPONSÓRIOS IN NATIVITATE DOMINI, DE TOMÁS BORBA
Intérpretes:
Barítono | Fábio Silveira
Coro de funcionários da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Organista| Nelson Pereira
Piano e Direção Artística| Duarte Gonçalves da Rosa
Data: 07 de janeiro 2017 (sábado)
Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Hora: 17h30
Público-alvo: sem limitações de idade
ENTRADA LIVRE

Para ver o programa completo clique aqui.






janeiro
1

2017

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro deseja aos seus funcionários, colaboradores, leitores, investigadores e demais utilizadores dos seus serviços, assim como ao público em geral, um Feliz Ano.