Início deste sítioarquivo de angraInfantojuvenilNotíciasregulamentoHoráriosQuem somos?Contatos

Bookmark and Share

2017  2016 | 2015 | 2014 | 2013 | 2012 | 2011
 2010 | 2009 | 2008 | 2007 | 2006 | 2005






maio
27

BABEL:
UNiVersos DiVersos
Integrado nas comemorações do
Dia Mundial da Diversidade Cultural

Sábado

das 15:00 às 19:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove o Dia Mundial da Diversidade Cultural com o objetivo de reforçar que toda a cultura é a semente duma sociedade mais rica e una, onde todo o património cultural se destaca e se junta de modo a facilitar um intercâmbio eficaz que beneficia o desenvolvimento humano.
Nesta senda teremos uma tarde com diversas actividades que justificam a multiculturalidade com que a Biblioteca abraça este evento:
Das 15:00 às 19:00 - Degustação Gastronómica, de diversos países, que será coordenada pela AIPA; às 15:00 - Mesa Redonda - A Poesia em Círculo, com a moderação dos poetas António de Névada, Carlos Bessa e Mário Cabral; às 16:00 - a habitual Hora do Conto, será dinamizada em parceria com a Câmara Municipal da Praia da Vitória, no âmbito do festival Conto Contigo na Praia - Rodolfo Castro apresentará Contos do Mundo, na secção Infantojuvenil e às 17:00 - performance pelo Grupo de Batucadeiras, com a colaboração da Néné, e com a participação jazzística de Músicos Amigos.

BABEL: UNiVersos DiVersos tem a organização de António Neves.






maio
27

SESSÃO DE YOGA

“PAIS E FILHOS”

Sábado

17:30 horas

Ficha de Inscrição.

No mundo atual em que a vida em sociedade é dominada pela agitação, a Biblioteca sugere um momento de pausa.
A sessão de yoga “Pais e Filhos” pretende proporcionar um momento de interação e proximidade entre as crianças e os seus pais, beneficiando a relação entre ambos e reforçando a cumplicidade familiar através do Yoga. Esta “Aula de Yoga para pais e filhos” pretende ainda contribuir para a partilha de tempo de qualidade em família, estreitando os laços familiares.

Para ler toda a informação clique aqui.






maio
23

Apresentação dos livros:
“A Menina dos Ossos de Cristal” e “Naquela Ilha, Todos Somos Pedaços de Um Amor Maior”
de ANA SIMÃO

18:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a apresentação de duas obras de Ana Simão: “A Menina dos Ossos de Cristal”, o livro dá a conhecer a história de uma menina que tem uma doença rara, Osteogénese Imperfeita (OI) – mais vulgarmente conhecida como doença dos ossos de vidro. E “Naquela Ilha, Todos Somos Pedaços de Um Amor Maior” é o primeiro romance existente sobre a ilha da Berlenga.

Ana Simão nasceu em 1965, em Santarém. É portadora de uma doença rara, Osteogénese Imperfeita (OI), vulgarmente conhecida como a doença dos ossos de vidro ou cristal.
É licenciada em Gestão de Recursos Humanos, com uma pós-graduação no ISCTE. Trabalhou na Câmara Municipal de Santarém, onde exerceu funções na área da cultura, turismo e ação social. Escreve para a revista da APOI (Associação Portuguesa de Osteogéneses Imperfeita) e para a Associação Salvador.
Depois de quase 25 anos de trabalho e 3 sucessivos internamentos hospitalares, viu-se obrigada a uma aposentação por invalidez. Mas foi nesse momento que descobriu que há milagres e que a escrita, se não salva, pode dar esperança e alegria para continuar.
“A menina dos Ossos de cristal” é o seu inspirador testemunho de vida, que agora quer partilhar.






maio
22

Dia do Autor Português
Mostra de Autores Açorianos
Palestra proferida por MÁRIO CABRAL

18:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro pretende comemorar o Dia do Autor Português, salientando uma mostra de livros de autores açorianos que dará a conhecer e ou relembrará autores açorianos que são de importância fundamental na literatura portuguesa e que estará patente das 9:00 às 19:00 na sala de leitura e empréstimo domiciliário.
Para enriquecer a mostra de livros haverá uma palestra proferida por Mário Cabral com o título “Reflexões breves sobre a Literatura Açoriana”, no auditório da Biblioteca.

Mário Cabral é Doutor em Filosofia pela Universidade de Lisboa. Escritor e pintor.






maio
6

Biblioteca nas Freguesias
Serão de Contos Antigos intitulado “Olhos grandes, boca aberta”

21:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro leva a cabo , no âmbito da “Biblioteca nas Freguesias”, que estará patente na junta de freguesia da Serreta durante o mês de maio.
No final, serão apresentadas sugestões de leitura, procurando cativar os diferentes públicos, do infantil ao adulto. 
Ricardo Ávila, natural da ilha Terceira, é narrador, mediador de leitura e ator. Licenciado em Educação de Infância, pela Universidade dos Açores, e mestre em teatro, pela Universidade de Évora, desenvolve, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, projetos formativos para público juvenil, adulto e idoso.






maio
6

MÃES POR ENTRE OS LIVROS AO ENCONTRO DOS FILHOS

16:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro pretende assinalar o Dia da Mãe convidando todas as mães a participarem na “Hora do Conto”, dando aos seus filhos uma tarde inesquecível e familiar com a prática já há muito implementada do “livro mistério”.
Mães e filhos juntamente com os livros farão uma simbiose perfeita.






maio
6

SESSÃO PARA BEBÉS
Orientada por NISA CABRAL

15:00 às 15:30 horas

Bébes (6 aos 24 meses)
sujeito a inscrição

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro dá continuidade às Sessões para Bebés que pretendem contribuir para estimular o desenvolvimento da linguagem, da criatividade e da imaginação, envolvendo os pais e os seus filhos em momentos únicos de fantasia e interacção, reforçando-se, deste modo, os laços afectivos que o tempo dedicado à leitura e aos livros pode proporcionar. Para tal recorre-se a objetos simples e do quotidiano, à utilização de sons, de música, de fantoches e de livros adequados a este público.
As inscrições devem ser enviadas para o seguinte endereço electrónico: bpar.angra.info@azores.gov.pt ou entregues directamente na Biblioteca, até ao dia 5 de maio.

Nisa Cabral nasceu em Angra do Heroísmo, em 1984. Licenciou-se em Matemática Aplicada pela Universidade dos Açores, em 2006 e fez o curso de Formação Pedagógica de Formadores. Colabora com a Secção Infantojuvenil da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, enquanto contadora de histórias, desde 2015.

Ficha de Inscrição.






maio
5 e 6

“Encontro com o Escritor”
JOÃO TORDO

5 de maio
11:00 horas
11º ano da ESJEA

6 de maio
17:00 horas
Entrada livre

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove mais um “Encontro com o Escritor”, com a presença de João Tordo, jovem autor português, detentor de vários prémios.
Este encontro com João Tordo pretende assegurar um espaço de proximidade entre o escritor e os seus leitores, numa conversa informal, na qual o autor abordará questões relacionadas com o processo de criação literária. A moderação das sessões estará a cargo de Rogério Sousa e ambas contarão com um momento teatral, da responsabilidade do L. C., Sem Companhia – Grupo de Teatro Experimental, liderado por Luís Carvalho, que encenará um conto “A Cidade Líquida”.

Para ler toda a informação clique aqui.






maio
4 a 27

“OS MARIEMES”
Exposição de Fotografia de Luís Godinho

Inauguração:
4 de maio
quinta-feira
18:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro apresenta a Exposição de Fotografia denominada “Os Mariemes”, onde através de 30 imagens, que Luís Godinho captou durante a XV Aventura Solidária da AMI no Senegal, se faz uma viagem em que o autodidata perpetua uma memória ímpar retirada aos rostos para quem a vida tem outra dimensão.

Luís Godinho nasceu em 1983, em Angra do Heroísmo. Em 2009 concluiu a licenciatura em Engenharia e Gestão do Ambiente na Universidade dos Açores. A fotografia surge na sua vida desde novo, mas só em 2008 é que começou a dedicar-se a esta arte, considerando-se um auto-didata. Tem realizado imensos trabalhos, sendo a fotografia de paisagem, de rua e da natureza a sua grande paixão. É um fotógrafo premiado.






maio
3 a 31

Biblioteca nas Freguesias
“BIBLIOTECA ITINERANTE”

Freguesia Serreta
Junta de Freguesia da Serreta

Segunda a Sexta
9:00 às 16:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, promove a sua presença de uma forma deslocalizada, procurando diversificar a oferta bibliográfica do seu serviço de empréstimo a um âmbito local, ao nível da freguesia. Neste enquadramento pretende-se levar até às populações das diversas freguesias, do concelho de Angra do Heroísmo, exemplares do nosso serviço de empréstimo com um duplo objetivo, o de tornar mais visível as facilidades que o nosso serviço oferece aos cidadãos, mas sobretudo com o intuito de permitir que a população mais idosa, ou com menor mobilidade, tenha acesso em igualdade de circunstâncias, e sem necessitar de se deslocar, às obras que disponibilizamos para empréstimo domiciliário, mediante requisição e nas mesmas condições que oferece o serviço nas instalações da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, contribuindo, assim, para fomentar o interesse pelo livro e pela leitura.
As Juntas de Freguesia que, até agora, aceitaram este desafio são as seguintes: Altares, Serreta, Doze Ribeiras, Santa Bárbara, S. Bartolomeu, Terra-Chã, Posto Santo, Ribeirinha, Porto Judeu, Feteira e S. Sebastião.






abril
29

SESSÃO DE YOGA

“PAIS E FILHOS”

Sábado

17:30 horas

Ficha de Inscrição.

A sessão de yoga “Pais e Filhos” pretende proporcionar um momento de interação e proximidade entre as crianças e os seus pais, beneficiando a relação entre ambos e reforçando a cumplicidade familiar através do Yoga. Estabelece ainda, como objetivo fundamental, a divulgação de livros sobre Yoga e estilos de vida saudável disponíveis no serviço de empréstimo da Biblioteca, que estarão patentes no decurso desta sessão, podendo ser consultados ou requisitados pelos frequentadores.
Esta atividade será ministrada pela professora São Quadros, professora de Yoga, formada pela Universidade Internacional de Yoga, em convênio com a Universidade Lusófona - Lisboa. Instrutora de Yoga para crianças, pela Escola Sunshine Yoga Kids. Esta sessão é direcionada para crianças acompanhadas pelo pai/mãe.
A inscrição deverá ser efetuada em impresso próprio que poderá ser obtido através do sítio web. www.bparah.azores.gov.pt, ou nas instalações da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, até ao dia 28 do corrente mês de abril.






25 abril
a 2 de maio

O 25 DE ABRIL AOS OLHOS DA IMPRENSA DA ÉPOCA

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove o dia 25 de abril com uma mostra de jornais do próprio dia e dos dias posteriores à revolução. Para complementar, estarão também presentes cartazes provenientes do espólio da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, que ajudam a espelhar a iconografia e os valores desta importante data. A mostra está patente na sala de publicações periódicas.






24 de abril
a 14 de maio

“MOSTRA ELLA FITZGERALD”
Colaboração de José Ribeiro Pinto

segunda a sexta
das 9 às 19 horas
sábados
das 14 às 19 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro pretende celebrar o Dia Internacional do Jazz associando-o ao centenário do nascimento de Ella Fitzgerald, através de uma mostra de bibliografia e outros suportes de informação, nomeadamente discos e fotografias. Esta iniciativa tem a participação e colaboração de José Ribeiro Pinto, grande entusiasta e conhecedor do Jazz.

Para ler toda a informação clique aqui.






abril
22

Dia Mundial do Livro
Sessão de cinema: “A rapariga que roubava livros”

21:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro apresenta o filme “A rapariga que roubava livros”, de Brian Percival, cuja temática circula à volta de uma jovem que sobrevive à Segunda Guerra Mundial lendo os livros que rouba. Ela aprende a ler e a partilhar os livros com os amigos, clandestinamente.






abril
22

Semana do Jovem “Escolher não dói”
O que queres ser quando fores grande?

sábado
17:00 horas

A Biblioteca Pública e o Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a Semana do Jovem “Escolher não dói” com a intenção de mostrar aos jovens diversos caminhos empreendedores que os levem ao encontro de uma profissão confortável e com futuro. Neste primeiro encontro, “O que queres ser quando fores grande?”, 4 profissionais de 4 áreas distintas, moderados pelo Dr. Carlos Severino, mostrarão o caminho que fizeram até à realização das suas vidas profissionais, de modo a que os jovens sintam quais os passos a dar até escolherem o caminho certo para a sua vocação principal.

Para ler toda a informação clique aqui.

Para ver o video promocional:
https://youtu.be/idsY5w6SUjo






abril
21 e 22

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

sábado
17:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro celebra o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor dinamizando um conjunto de atividades destinadas à comunidade: jogos, instalações, cinema, entre outras.

No dia 21 de abril, a partir das 09:00, decorre na Sala de Leitura e Empréstimo Domiciliário a iniciativa: “Jarro de Livros”, dispositivo cenografado para sugerir leituras.
No mesmo dia, às 16:30, há um “Mannequin Challenge”, que consiste em realizar um vídeo onde um grupo de pessoas fica congelado como um manequim. Os interessados deverão preencher uma ficha de inscrição que estará disponível na Sala de Leitura e Empréstimo Domiciliário.

No dia 22 de abril, destinado a pais e filhos (porém ao alcance de todos os públicos), está disponível das 14:00 às 17:00 uma “Caça ao Livro: viagem pela biblioteca, cumprindo desafios, rumo à descoberta de um tesouro escondido. Os interessados deverão trazer um telemóvel para receberem, via facebook, as instruções de um moderador da página criada para o efeito, a fim de progredirem no jogo, tirando partido do sistema Wifi da Biblioteca,
Ainda neste dia, às 21:00, haverá uma sessão de cinema com o filme “A rapariga que roubava livros”, de Brian Percival, para M/12






abril
21

SERÃO RADIOFÓNICO
Comemorações do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

21:30 horas

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, terá lugar a apresentação do documentário radiofónico Leva-me à Estrada do Paraíso, de Fernando Alves e Herlander Rui (TSF-Rádio Notícias), baseado nas personagens e nas histórias do livro A Vida no Campo, de Joel Neto. Seguir-se-á conversa informal sobre o lugar da rádio na sociedade contemporânea, o futuro das relações entre comunidades urbanas e rurais e o papel que a comunicação social ocupará nelas. Com as presenças de Fernando Alves, Herlander Rui e Joel Neto.






abril
8

Biblioteca nas Freguesias
Serão de Contos: “OLHOS GRANDES, BOCA ABERTA”
Organizado por Ricardo Ávila

20:30 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove um Serão de Contos no Núcleo Museológico dos Altares, intitulado “Olhos grandes, boca aberta”. Pretende-se um convívio para toda a família, com partilha de contos, casos, cantigas, adivinhas, entre outras formas de tradição oral, pontuando-se assim o trabalho de continuidade em vigor com os idosos do Centro de Convívio daquela freguesia, Projeto “Brincar aos Contistas”. No final, os participantes poderão usufruir do serviço de empréstimo, requisitando os livros disponíveis no âmbito da iniciativa “Bibliotecas nas Freguesias” que estará naquele espaço até dia 30 de abril.

Ricardo Ávila, natural da ilha Terceira, é narrador, mediador de leitura e ator, licenciado em Educação de Infância, pela Universidade dos Açores, e mestre em teatro, pela Universidade de Évora. Está ao serviço da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, desde janeiro de 2017, e é responsável por vários projetos de promoção oral da leitura e salvaguarda de património oral, tais como “Estórias e Estigmas”, “Cestinha de Contos”, Projeto “Brincar aos contistas”, entre outros.






abril
7

Temporada de Música Clássica 2017
“Duo para flauta e piano”

21:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em colaboração com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, prossegue a Temporada de Música Clássica 2017 promovendo o concerto intitulado “Duo para flauta e piano”.
O concerto, composto por obras escritas desde o séc. XVIII até ao séc. XX, transmitA Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro dá continuidade às Sessões para Bebés que pretendem contribuir para estimular o desenvolvimento da linguagem, da criatividade e da imaginação, envolvendo os pais e os seus filhos em momentos únicos de fantasia e interacção, reforçando-se, deste modo, os laços afectivos que o tempo dedicado à leitura e aos livros pode proporcionar. Para tal recorre-se a objetos simples e do quotidiano, à utilização de sons, de música, de fantoches e de livros adequados a este público.
As inscrições devem ser enviadas para o seguinte endereço electrónico: bpar.angra.info@azores.gov.pt ou entregues directamente na Biblioteca, até ao dia 5 de maio.

Nisa Cabral nasceu em Angra do Heroísmo, em 1984. Licenciou-se em Matemática Aplicada pela Universidade dos Açores, em 2006 e fez o curso de Formação Pedagógica de Formadores. Colabora com a Secção Infantojuvenil da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, enquanto contadora de histórias, desde 2015.e com verdade e paixão temas dos grandes mestres, considerados dos mais populares para estes dois instrumentos. Desde Beethoven, compositor e pianista que consegue de forma singular um diálogo entre o solo da flauta e o piano, até Poulenc, que envolve a sala com melodias mais expressivas e modernas.

Os intérpretes são: Mikhayl Roussal (flauta transversal) e Grygoriy Grytsiouk (piano).






abril
7

Apresentação do CD de Luís Gil Bettencourt
“Viola de dois corações…a minha viola”

18:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro apresenta o CD “Viola de dois corações…a minha viola” de Luís Gil Bettencourt onde o teremos em pleno na sua forma de tocar viola da terra, fazendo da viola um instrumento de grande liberdade.

Luís Gil Bettencourt, oriundo da Ilha da Graciosa, família de músicos, músico fazedor de coisas como o Festival Maré de Agosto, Ramo Grande, Sons de uma Longa História, entre outros. É responsável por diversas bandas sonoras como a dos Xailes Negros e o documentário sobre a vida de Saramago. Músico desde o rock à chamarrita, passando pela viola da terra fora do contexto tradicional, produziu diversos discos como o da Brigada de Vitor Jara, Monte Formoso e “O Cantar na M’Incomoda” de Carlos Medeiros. Liderou o projeto cultural dos Açores na Expo 98, e no presente, é guitarrista no trabalho de rock de Maria Bettencourt, sua filha.






abril
3 a 7

Oficina de:
“Iniciação à Genealogia”
Orientada por:
JOÃO VENTURA

segunda a sexta
das 14:00 às 17:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove uma oficina de Iniciação à Genealogia, orientada pelo Genealogista Dr. João ventura.
O conhecimento do passado contribui para a compreensão do presente. Saber de onde vimos, é importante para sabermos quem somos. É neste contexto que, de 3 a 7 de abril, decorrerá uma oficina de Iniciação à Genealogia que visa apetrechar os interessados com as ferramentas necessárias à elaboração da sua genealogia.
Para participar neste evento é necessário que a inscrição seja enviada para o endereço eletrónico: bpar.angra.info@azores.gov.pt ou entregá-la diretamente na Biblioteca até ao dia 31 de março.

Para ler toda a informação clique aqui.

Ficha de Inscrição.






abril
3 a 30

Biblioteca nas Freguesias
“BIBLIOTECA ITINERANTE”

Freguesia dos Altares
Núcleo Museológico dos Altares

terça a domingo
Das 14:00 às 17:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, promove a sua presença de uma forma deslocalizada, procurando diversificar a oferta bibliográfica do seu serviço de empréstimo a um âmbito local, ao nível da freguesia. Neste enquadramento pretende-se levar até às populações das diversas freguesias, do concelho de Angra do Heroísmo, exemplares do nosso serviço de empréstimo com um duplo objetivo, o de tornar mais visível as facilidades que o nosso serviço oferece aos cidadãos, mas sobretudo com o intuito de permitir que a população mais idosa, ou com menor mobilidade, tenha acesso em igualdade de circunstâncias, e sem necessitar de se deslocar, às obras que disponibilizamos para empréstimo domiciliário, mediante requisição e nas mesmas condições que oferece o serviço nas instalações da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, contribuindo, assim, para fomentar o interesse pelo livro e pela leitura.






abril
1

Lançamento do livro
“O Cantinho do Gabriel: histórias do quotidiano graciosense”
de Gabriel Melo

Sábado

20:30 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro e a Associação Casa da Graciosa da Terceira promovem o lançamento do livro de Gabriel Melo intitulado “O Cantinho do Gabriel: histórias do quotidiano graciosense”. A apresentação do livro está a cargo do Dr. Jorge Cunha.






abril
1

“A história da minha infância” – Maratona de Leitura
(Dia Internacional do Livro Infantil)

Sábado

Das 14:30 às 18:30 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro pretende comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil planeando uma maratona de leitura com a duração de 4 horas. Cada pessoa inscrita deverá ler durante aproximadamente 10 minutos um texto que tenha sido um conto da sua infância.
Para participar neste evento é necessário que a inscrição seja feita para o endereço eletrónico: bpar.angra.info@azores.gov.pt ou entregá-la diretamente na Biblioteca, até ao dia 30 de março.

Ficha de Inscrição.






março
27

Dia Mundial do Teatro
“O Conto da Ilha Desconhecida”, de José Saramago
Organizado por Luís Carvalho

Segunda-feira

13:25 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro apresenta uma peça de teatro baseada numa obra de José Saramago, “O Conto da Ilha Desconhecida”, encenada pelo L. C.,
Sem Companhia – Grupo de Teatro Experimental, com a intenção de celebrar o Dia Mundial do Teatro junto da comunidade escolar.

L. C., Sem Companhia – Grupo de Teatro Experimental foi constituído em 2010, pelo seu ator e encenador, Luís Carvalho.
Com formação no teatro universitário, através da participação no Grupo Cénico de Direito, da faculdade de Direito de Lisboa, Luís Carvalho integrou o elenco de peças de William Shakespeare, Molière e Eugene O’Neill. O grupo tem passado por diversos palcos do arquipélago dos Açores e tem arrecadado alguns prémios.






março
25

SESSÃO DE YOGA

“PAIS E FILHOS”

Sábado

17:30 horas

A sessão de yoga “Pais e Filhos” pretende proporcionar um momento de interação e proximidade entre as crianças e os seus pais, beneficiando a relação entre ambos e reforçando a cumplicidade familiar através do Yoga. Estabelece ainda, como objetivo fundamental, a divulgação de livros sobre Yoga e estilos de vida saudável disponíveis no serviço de empréstimo da Biblioteca, que estarão patentes no decurso desta sessão, podendo ser consultados ou requisitados pelos frequentadores.
Esta atividade será ministrada pela professora São Quadros, professora de Yoga, formada pela Universidade Internacional de Yoga, em convênio com a Universidade Lusófona - Lisboa. Instrutora de Yoga para crianças, pela Escola Sunshine Yoga Kids. Esta sessão é direcionada para crianças acompanhadas pelo pai/mãe.
A inscrição deverá ser efetuada em impresso próprio que poderá ser obtido através do sítio web. www.bparlsr.azores.gov.pt, ou nas instalações da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, e remetido para os seguintes e-mails: Helena.GF.Martins@azores.gov.pt e Filomena.S.Guilherme@azores.gov.pt, até ao dia 24 do corrente mês de março.






março
21

“Poesia Pum Canudo”
Com Ricardo Ávila e Catarina Silveira

das 9:30 às 13:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove no Dia Mundial da Poesia o evento “Poesia Pum Canudo”, intervenção de cariz performativo que explora a célebre frase de Natália Correia “A poesia é para comer” ao ofertar aos utilizadores da biblioteca a possibilidade de degustarem poemas de Alberto Caeiro, Sophia de Mello Breyner Andersen, Bocage, entre outros, através de um sussurrador, numa equivalência cenográfica de restaurante.
Em simultâneo, haverá uma exposição de livros de poemas, procurando estimular as pessoas para a poesia, mostrando com júbilo que ela existe.






março
21

“Celebrar a POESIA, Celebrando a Primavera”
Organizado pelo poeta António Neves

18:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove o encontro de poetas denominado “Celebrar a Poesia, Celebrando a Primavera”, com leitura de poesia, no Dia Mundial da Poesia, que foi criado na XXX Conferência Geral da UNESCO, a 16 de novembro de 1999, com o propósito de estimular a leitura, a escrita, a publicação e o ensino da poesia.
Esta dupla celebração, da poesia e da primavera, da palavra e do desabrochar das flores, inclui uma mostra de livros de poetas açorianos e um recital de poesia, no qual diversos poetas dirão poesia da sua autoria ou da autoria de outros poetas.
Este evento, que contou com a curadoria do poeta António Neves, contará com a presença dos seguintes poetas: Ana Paula Inácio, Tiago Rodrigues, Luísa Ribeiro, António de Névada, Bianca Mendes, Mário Cabral, Sónia Bettencourt, Carlos Bessa, Teresa Valadão, Dionísio de Sousa, Margarida Ferreira e Ricardo Ávila.

António Manuel Barbosa Brito Neves nasceu em Lisboa, viveu toda a infância e adolescência na ilha de São Vicente – Cabo Verde. Licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica, pela Universidade de Coimbra (FCTUC).

É poeta, contista e ensaísta, com colaboração dispersa em vários jornais e revistas. Tem dois livros de poesia editados, assinados com o pseudónimo de António de Névada.






março
18

Temporada de Música Clássica 2017
“Do Barroco ao Contemporâneo”

18:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em colaboração com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, apresenta um concerto intitulado “Do Barroco ao Contemporâneo” onde a compositora Ninel Samokhvalova interpretará com os seus alunos da classe de Piano obras de vários compositores, entre os quais se destacam J.S. Bach, Beethoven, B. Bartók, F. de Lacerda, D. Schostakovitch, etc.

Ninel Samokhvalova é compositora, pianista e musicóloga, Membro da União Nacional dos Compositores da Ucrânia e Professora de Piano de Conservatório Regional de Angra do Heroísmo.






17 de março
a 25 de agosto

Exposição
ARCA DO TEMPO

Inauguração:
17 de março
18:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro apresenta a Exposição denominada “Arca do Tempo”, com o intuito de revelar os documentos, livros e incunábulos mais valiosos à guarda do Arquivo e da biblioteca documental da instituição. O Arquivo de uma instituição como a BPARLSR encerra o que de mais valioso existe no reconto da História de um lugar e das suas gentes.

Para ler toda a informação clique aqui.






março

CESTINHA DE CONTOS

Narrador
Ricardo Ávila

Público-alvo
1.º ciclo (a partir do 2.º ano) e 2.º ciclo.

Calendarização
Sessões mensais (5.ª feira)

Marcações
Secção Infantojuvenil (295 401 000)

“Cestinha de contos” - sessão de histórias da tradição popular e livros de autor, recorrendo a objetos com finalidade semiótica e mnemónica

Uma cestinha de vimes. Lancheira de histórias.
O conto pelo encanto, sem mais que o prazer da escuta. A viagem. As derrotas e vitórias que se vive na pele de um protagonista. As respostas que saciam e as perguntas que inquietam. O maravilhoso a temperar o pensamento racional da criança. Aspetos primeiros da formação do leitor.
Depois, o livro infantojuvenil, a mediação leitora, portanto, um adulto, crianças e livros no meio, com o pressuposto da construção conjunta de significado, a caminho de uma relação direta, íntima, do leitor com a leitura.






março
11

CONCERTO
THE SOAKED LAMB

22:00 horas
Entrada livre

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro apresenta um concerto íntimo com a banda “The Soaked Lamb”, que integra o escritor Afonso Cruz, pretendendo oferecer ao público uma experiência musical marcante, assente num reportório de originais inspirado nas tenências da música americana da primeira metade do século XX. A sua sonoridade, constituída essencialmente por blues e jazz, exibe uma panóplia de ritmos que integram o swing, o regime, e o boogie woogie. De inspiração vintage, a banda assume a interpretação de um jazz cosmopolita, repleto de influências, e integra seis músicos, mas mais de uma dúzia de instrumentos, permitindo um eclectismo musical inspirador que cativa o público

THE SOAKED LAMB

A banda nasceu em 2006, quando Miguel Lima, o baterista, optou por gravar um CD. À volta deste projeto se foram agregando, posteriormente, os outros músicos. Começaram os concertos um pouco por todo o país e a banda sonora de filmes, em especial na longa metragem, de Leonel Vieira. A banda “The Soaked Lamb” é formada por seis elementos: Miguel Lima toca bateria e percussão; Tiago Albuquerque na trompete, clarinete, saxofones, guitarra, concertina e ukulele; Mariana Lima canta e toca saxofone e ukulele; Vasco Condessa toca piano e outras teclas e Afonso Cruz canta e toca guitarra, banjo, ukulele, harmónica e lap steel. Gito toca contrabaixo.






março
10

Encontro com o escritor
AFONSO CRUZ

13:25 horas
5 turmas do 8ºano da EBSJEA

18:00 horas
Entrada livre

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove mais um “Encontro com o escritor”, com a presença de Afonso Cruz, jovem autor português, detentor de diversos prémios literários e aclamado pela crítica. Afonso Cruz é ainda realizador de filmes de animação, músico da banda “The Soaked Lamb”, e ilustrador, inclusive de alguns dos seus livros, conferindo-lhes um toque poético e encantatório.

Para ler toda a informação clique aqui.






março
6, 7, 8, 13, 14 e 15

“A ARTE NA BIBLIOTECA”
- Workshop de pintura em acrílico sobre tela – com orientação de
Manuel Martins

das 17:00 às 19:00 horas

Inscrição prévia: até 2 de março

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove um workshop de pintura em acrílico sobre tela, que pretende estimular o gosto pela pintura como linguagem estética, e explorar a inter-relação entre as diversas formas de expressão artística, como são a pintura e a literatura.

No decurso destas seis sessões, com duração de 2 horas cada, os participantes aprenderam as técnicas específicas da pintura em acrílico sobre tela, e terão igualmente a oportunidade de criar, de forma orientada, duas pinturas em acrílico sobre tela, despertando e desenvolvendo o gosto pela pintura como arte narrativa, que assume a possibilidade de contar uma história, ou sum simples excerto dela.

Manuel Martins nasceu e vive na ilha Terceira. Depois de ter frequentado o liceu foi co-fundador da Galeria de Arte Degrau. Frequentou cursos de gravura no Museu de Angra do Heroísmo e participou em diversas exposições individuais e coletivas.

Ficha de Inscrição.






4 de março
a 8 de abril

TRAMAS
Exposição de Pintura
de Manuel Martins

Inauguração:
4 de março
Sábado
17:30 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove uma Exposição de Pintura de Manuel Martins, intitulada “Tramas”.

Esta Exposição “Tramas” consiste em 12 quadros elaborados em técnica mista, e contará ainda com a apresentação de uma comunicação, intitulada “Processos criativos e de significado”, por Assunção Melo.

Manuel Martins nasceu e vive na ilha Terceira. Depois de ter frequentado o então Liceu de Angra, foi co-fundador da Galeria de Arte Degrau. Frequentou cursos de gravura no Museu de Angra do Heroísmo e participou em diversas exposições individuais e coletivas.
Iniciou a sua atividade artística nos anos noventa, participando na primeira exposição coletiva de Arte no Festival de Jazz, “Sons de uma Longa História”, em 1993.
Desde então tem participado em diversas exposições individuais e coletivas, nos Açores e no estrangeiro.






4 e 25 março
29 abril
27 maio

CRUZAMENTOS FILOSÓFICOS
Leitura e diálogo
Orientada por
Luís Filipe Bettencourt

Das 17:00 às 18:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luísa da Silva Ribeiro promove o primeiro ciclo de encontros filosóficos, designado “Cruzamentos Filosóficos” que será orientado por Luís Filipe Bettencourt, com o objetivo de criar um espaço de leitura dinâmico que cruze a atividade filosófica com a psicologia, a história, a medicina, a literatura e a escrita ensaística.

Para ler toda a informação clique aqui.

Ficha de Inscrição.






março
4

SESSÕES PARA BEBÉS
COM A ORIENTAÇÃO DE NISA CABRAL

das 15:00 às 15:30 horas

Bébes (6 aos 24 meses)
ujeito a inscrição

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro dá continuidade às Sessões para Bebés que pretendem contribuir para estimular o desenvolvimento da linguagem, da criatividade e da imaginação, envolvendo os pais e os seus filhos em momentos únicos de fantasia e interação, reforçando-se, deste modo, os laços afectivos que o tempo dedicado à leitura e ais livros pode proporcionar. Para tal recorre-se a objectos simples e do quotidiano, à utilização de sons, de música, de fantoches e de livros adequados a este público.

Para participar nesta sessão é necessário que a sua inscrição seja enviada para o seguinte endereço eletrónico: bpar.angra.info@azores.gov.pt ou, que seja entregue diretamente na Biblioteca até ao dia 3 de março. A inscrição só será aceite após confirmação por parte da Biblioteca (via email ou presencial), estando limitada a participação a 10 bebés.

Ficha de Inscrição.






3 de março
a 25 de maeço

COMEMORAÇÃO DO 150º ANIVERSÁRIO DO NASCIMENTO DE TOMÁS BORBA – em colaboração com o IHIT

Inauguração:
3 de março
18:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro celebra os 150 anos do nascimento de Tomás Borba, com uma série de atividades que se desenrolarão ao longo de todo o ano de 2017. No próximo dia 3 de março, sexta-feira, é inaugurada uma mostra documental, composta por um conjunto de documentos relevantes para a compreensão da vida e da obra deste angrense ilustre. Esta mostra documental inclui fotografias, documentos pessoais, autorizações régias, diplomas dos cursos, diplomas de exercício de funções públicas, partituras diversas e programas de concertos.

Tomás Borba nasceu a 23 novembro de 1867, no concelho de Angra do Heroísmo.
Iniciou a sua aprendizagem musical na Sé Catedral, sendo moço-cantor. Aos treze anos, ingressou no Seminário Episcopal de Angra, onde cursou Literatura, Filosofia e Teologia. Em 1893 ingressou no Curso Superior de Letras. Completou o Curso Geral de Piano, em 1894, e o Curso Superior de Composição, em 1895. Foi responsável por musicar ainda diversos poemas.

Entre os muitos cargos que desempenhou destacam-se os de presidente do Conselho Musical da Associação de Classe dos Músicos Portugueses, e o de vogal do Conselho Superior de Instrução Pública.






março a junho
e de setembro a dezembro

FOLHAS DE QUINTA
Clube de Leitura
com orientação de
Luísa Ribeiro

Todas as quintas feiras

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro vai promover a criação de um Clube de Leitura que tem como objetivo principal a promoção da leitura e do gosto pelo livro, bem como do pensamento e do espírito crítico, através da leitura e interpretação dos livros dos escritores e poetas que estarão presentes nas sessões de “Encontros com Escritores”.

Para ler toda a informação clique aqui.

Ficha de Inscrição.






fevereiro
18

CONCERTO ÍNTIMO
“Canções de Amor e de Mar”
-BWF- Bruno Walter & Friends

Sábado

21:30 horas

O Concerto Íntimo “Canções de Amor e de Mar” proporciona uma viagem sonora pela poesia de diversos autores açorianos. BWF trio interpretará poemas de Emanuel Félix, Natália Correia; Vitorino Nemésio, Antero de Quental, Madalena Férin, entre outros, num concerto intimista que celebra o amor como tema ancestral da humanidade, resgatando pela música a nossa literatura.
BWF atuará em trio, composto por Bruno Walter Ferreira, Paulo Cunha e Viorel Taranú e terá como convidados especiais, nesta sessão, Sónia Pereira na voz, Rui Melo no saxofone, e Margarida Ferreira.

Para ler toda a informação clique aqui.






fevereiro
14 e 15

ENCONTRO ÀS CEGAS COM OS LIVROS

Terça e Quarta

Das 9:00 às 19:00 horas

Sala de Leitura e Empréstimo Domiciliário
Com o intuito de celebrar o Dia dos Namorados, estará patente na Sala de Leitura e Empréstimo Domiciliário da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro. Este encontro pretende que o leitor não julgue o livro pela capa, autor, título ou sinopse, apelando assim a uma nova experiência.
Seja ousado e aventure-se em novos estilos literários!






11 de fevereiro a 9 de junho

EXPOSIÇÃO DE DINOSSÁURIOS

Inauguração da exposição
11 de fevereiro
14:30 horas

 Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em parceria com o Museu de Angra do Heroísmo, inaugura uma exposição de réplicas de fósseis de Dinossáurios que pretende estimular o imaginário do público infantojuvenil, fazendo-o recuar 65 milhões de anos. Ao tempo em que estes eram os habitantes deste planeta, que hoje consideramos nosso.

Para ler toda a informação clique aqui.






fevereiro

Encontro com o escritor:
NUNO CAMARNEIRO

3 de fevereiro SESSÃO PARA AS ESCOLAS (10 º ano)
13:25 horas

4 de fevereiro
SESSÃO PARA O PÚBLICO EM GERAL
17:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove o primeiro do ciclo de encontros literários designado Encontro com o Escritor, com a presença, nesta edição de fevereiro, de Nuno Camarneiro, jovem escritor português, vencedor do Prémio Leya, em 2012, com a obra Debaixo de Algum Céu.

Para ler toda a informação clique aqui.






janeiro:
29

Paroquiais

Disponiveis

Informamos que já se encontram disponíveis, neste arquivo, depois do tempo determinado para o expurgo, limpeza e reposição nas estantes, os paroquiais das Ilhas: Graciosa, São Jorge e Terceira.






janeiro
28

Lançamento dos livros:
ARQUIVO DE SÃO MATEUS DA CALHETA I
e
FORCADOS AMADORES DE TURLOCK - A ARTE DE BEM PEGAR

Sábado

18:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em colaboração com a Turiscon Editora apresentará, no dia 28 de janeiro, sábado, o lançamento de dois livros, intitulados "ARQUIVO DE SÃO MATEUS DA CALHETA I e FORCADOS AMADORES DE TURLOCK - A ARTE DE BEM PEGAR” de Liduíno Borba.

Para ler toda a informação clique aqui.






janeiro 20
a
fevereiro 25

EXPOSIÇÃO A Ephemera à Mesa e os Menus na Europa de 1880 a 1930

Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro

Inauguração: 21:00

2ª a 6ª feira, das 09:00 às 19:00
Sábado, das 14:00 às 19h00

ENTRADA LIVRE

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em colaboração com a Universidade Católica – Doutoramento em Estudo do Património da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (Porto)/CITAR (EA-UCP) irá apresentar, entre 20 de janeiro e 25 de fevereiro, uma exposição de menus intitulada  A Ephemera à Mesa e os Menus na Europa de 1880 a 1930.

Para ver o programa completo clique aqui.






janeiro
21

SESSÃO DE YOGA

“PAIS E FILHOS”

Sábado

17:30 horas

Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Secção Infantojuvenil
Público-alvo: (filhos acompanhados pelo pai/mãe)
Limite de idade das crianças (dos 3 aos 10 anos)
Material necessário: colchão próprio
SUJEITO AO NÚMERO DE VAGAS (10)
INSCRIÇÃO PRÉVIA

No mundo atual em que a vida em sociedade é dominada pela agitação, a Biblioteca sugere um momento de pausa.

Para ver o programa completo clique aqui.

Ficha de inscrição clique aqui.






janeiro

Hora do conto

“Com o ´Era uma vez…’ começam as histórias da nossa infância. Na «Hora do Conto», promovida pela  secção infantojuvenil da Biblioteca, desfila um mundo de magia e encanto, que povoa a imaginação dos mais pequenos. Este momento que acontece todas as semanas, às sextas-feiras para as escolas e jardins de infância, mediante inscrição prévia, e aos sábados para as famílias, com acesso livre, constitui-se como um espaço de imaginação e afetos que, pelo encanto da história recontada, leva a criançada a sonhar.”






janeiro
7

Concerto de encerramento da exposição de presépios.

RESPONSÓRIOS IN NATIVITATE DOMINI, DE TOMÁS BORBA.

Concerto de encerramento da exposição de presépios
RESPONSÓRIOS IN NATIVITATE DOMINI, DE TOMÁS BORBA
Intérpretes:
Barítono | Fábio Silveira
Coro de funcionários da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Organista| Nelson Pereira
Piano e Direção Artística| Duarte Gonçalves da Rosa
Data: 07 de janeiro 2017 (sábado)
Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Hora: 17h30
Público-alvo: sem limitações de idade
ENTRADA LIVRE

Para ver o programa completo clique aqui.






janeiro
1

2017

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro deseja aos seus funcionários, colaboradores, leitores, investigadores e demais utilizadores dos seus serviços, assim como ao público em geral, um Feliz Ano.