Início deste sítioarquivo de angraInfantojuvenilNotíciasregulamentoHoráriosQuem somos?Contatos

Bookmark and Share

2018 2017 | 2016 | 2015 | 2014 | 2013 | 2012 | 20112010 | 2009 | 2008 | 2007 | 2006 | 2005






dezembro
20

Oficina de escrita criativa e fotografia pinhole

Das 10:00 às 15:30 horas

Limite de idade das crianças: 8 aos 16 anos.

Sujeito a inscrição prévia até ao dia 17 de dezembro.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove uma oficina de escrita criativa e fotografia pinhole intitulada “Oficina da luz”, com os formadores Pedro Horta e Ricardo Ávila.
Após introdução breve à história da fotografia, os participantes farão uso das latas preparadas para o efeito, rumando ao Jardim Duque da Terceira para aí selecionarem o objeto a fotografar. 
No regresso à biblioteca, far-se-ão exercícios de escrita criativa a partir desses registos, por fim comparando a narrativa fabricada com a história factual do objeto.
As inscrições destinam-se a um público entre os 8 e os 16 anos, devendo ser formalizadas até dia 17 de dezembro através do mail ricardo.ne.avila@azores.gov.pt.






dezembro
17 a 21

Workshop “Prevenção de Papel”

Das 18:00 às 20:00 horas

A inscrição deve ser enviada para: bpar.angra.info@azores.gov.pt

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro procura demonstrar aos interessados, com este workshop, a importância da conservação preventiva no âmbito de arquivo, de modo a prolongar o tempo de vida dos documentos (livros, gravuras, entre outros), preservando assim o nosso património para as futuras gerações. Dar-se-ão algumas noções de conservação preventiva, tendo em conta também uma introdução à higienização dos documentos.






17 de dezembro
a 18 de janeiro

O ano em revista

Horário de funcionamento da Biblioteca.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro destaca as principais notícias ocorridas ao longo de 2018, expondo uma mostra de periódicos, na Sala de Periódicos.






dezembro
17 a 21

Oficina  “Natal pelo mundo”

17:30 horas

Limite de idade das crianças: 6 aos 13 anos.

Sujeito a inscrição prévia até ao dia 13 de dezembro.

Ficha de inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove, no âmbito da Mostra “Contos de Todo Mundo”, a oficina “Natal pelo mundo”, destinada a crianças e jovens dos 6 aos 13 anos de idade.
Num primeiro momento, a narração de histórias de diferentes países fica a cargo de Ricardo Ávila e Filomena Guilherme, técnicos do sector infantojuvenil. De seguida, falaremos dos valores subjacentes aos contos escutados, aspetos da cultura dos países em questão e, por fim, a formadora Alzira Mendes fará um trabalho de natureza plástica: a materialização de elementos-chave que, sintetizando a história, auxiliem no reconto.  
Haverá ainda lugar à confeção de bolachas, associadas a um conto tradicional russo, num desfecho descontraído e doce, desejando que a atividade perdure na memória das crianças.
A oficina decorre de 17 a 21 de dezembro, das 14:00 às 15:30, devendo os interessados solicitar ficha de inscrição através do mail bpar.angra.info@azores.gov.pt






dezembro
15

Showcooking – Ementa de Consoada, por Patrícia Cheio

15:00 horas

Por ocasião da quadra natalícia, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove um Showcooking dinamizado por Patrícia Cheio, com uma demonstração de algumas receitas de culinária adequadas a esta época, que resultará na preparação de uma ementa de consoada.
Esta iniciativa visa uma abordagem diferente sobre esta temática que é complementada pelo Serviço de Empréstimo Domiciliário, mediante a disponibilização de publicações que este serviço possui de que os interessados podem usufruir.
Os participantes devem enviar a ficha de inscrição para o seguinte endereço eletrónico: filipe.mm.alexandre@azores.gov.pt ou 295 401 000, até ao dia 12 de dezembro.






dezembro
14

Conferência Nemésio, inteiro

21:00 horas

Nemésio, inteiro é o tema da conferência que, no próximo dia 14 de dezembro, será proferida pelo Professor Doutor Luiz Fagundes Duarte na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, no âmbito da dinamização da exposição Vitorino Nemésio: as fibras do mormaço, inaugurada no passado mês de setembro.
Na passagem dos 40 anos sobre o desaparecimento de um dos maiores vultos da literatura portuguesa contemporânea e do aniversário das primeiras edições de algumas das suas obras mais significativas, esta instituição promoverá, para além da exposição referida, conferências mensais com diversos especialistas em Nemésio, numa perspetiva de divulgar diferentes abordagens acerca desta figura.






dezembro
14

Dia aberto do Arquivo:
Encadernação / Restauro

15:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove no próximo dia 14 de dezembro, mais um dia aberto do arquivo, desta vez, temático: encadernação/restauro, orientado pelos funcionários Rui Lima e João Abreu.
Será uma demonstração de como se cuida de um documento/livro na encadernação e no restauro.






dezembro
12

Leituras Improváveis

17:58 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove  o evento “Leituras Improváveis”, a cargo do clube de leitura homónimo constituído por funcionários da biblioteca.
Tratar-se-á de uma apresentação de textos satíricos trabalhados ao longo do ano, intercalada por apontamento musical a cargo de Francisco Loureiro e Helder Xavier, da banda local “Os Tinotas”, que prima pela criação de temas originais que evocam ora episódios concretos da vida social local, ora conflitos intemporais de natureza social e política.
Por fim, dar-se-á destaque a conteúdos do blogger terceirense Júlio César Melo Ávila, numa homenagem póstuma ao humor aforístico que publicou, ao longo de 14 anos, no blog euestouvivo.blogspot.com.






dezembro
5

Oficina “Amigos de pano”

Das 14:30 às 16:30 horas

Sujeito a inscrição prévia.

A Biblioteca Luís da Silva Ribeiro promove a oficina “Amigos de pano”, destinada a pessoas idosas e, em última instância, à criança pequena que atravesse um período de conflito interior, desde o mais trivial medo do escuro à perda de entes queridos, entre tantas realidades a que urge dar resposta.
Neste contexto, o boneco  (que deve caber na palma da mão) atua no terreno fértil do pensamento mágico característico destas idades, como confidente das preocupações infantis, numa recriação de tradições ancestrais que recorriam a miniaturas do humano para responder a desafios de natureza psicossomática, nomeadamente, nas comunidades xamânicas sul-americanas, o caso dos nascituros em que não acontecia em tempo útil o posicionamento correto da cabeça, divulgado pelo antropólogo Levi Strauss que identifica um significativo paralelismo entre aquela prática e a psicanálise freudiana, realçando o poder terapêutico do símbolo. 
Os bonecos resultantes deste workshop serão por fim expostos na Biblioteca, com identificação do autor, e oferecidos a quem os solicitar, ficando essa pessoa responsável por enviar ao autor uma carta de agradecimento, na pessoa da criança beneficiada.
A cargo da formadora Alzira Mendes, a oficina destina-se, de modo particular, a pessoas ligadas ao artesanato, costureiras, artistas plásticos, sendo as inscrições limitadas e devendo a respetiva ficha ser solicitada através do mail ricardo.ne.avila@azores.gov.pt.






dezembro
4

Encontro com o Escritor
Joana Bértholo

Hora: 18:00
Público-alvo: Público em geral

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove mais um “Encontro com o Escritor”, com a presença de Joana Bértholo, numa sessão moderada por Margarida Ferreira.
Nesta sessão aberta ao público em geral haverá oportunidade de conhecer um pouco mais da escritora portuguesa, autora de diversos livros premiados.






dezembro

Biblioteca nas Freguesias
“Biblioteca Itinerante”

3 a 31 de dezembro
Local: Junta de Freguesia de São Pedro
Hora: Segunda a sexta, das 09:00 às 15:00 horas.

4 a 31 de dezembro
Local: Junta de Freguesia de Santa Cruz
Hora: Segunda a sexta, das 8:30 às 12:30 e das 13:30 às 17:30 horas.

No mês de dezembro a Biblioteca nas freguesias – Biblioteca Itinerante vai estar nas freguesias de São Pedro, Angra do Heroísmo e de Santa Cruz, Praia da Vitória,  nas instalações das respetivas Juntas de Freguesia, nas datas e com os horários de funcionamento acima mencionados. 
Com o objetivo de estar mais próxima dos cidadãos a Biblioteca disponibiliza desta forma o serviço de empréstimo domiciliário junto das comunidades, a pensar naqueles que por razões diversas não têm possibilidade de se deslocar à instituição, contribuindo, assim, para fomentar o interesse pelo livro e pela leitura.
Para usufruírem da leitura domiciliária que agora se disponibiliza basta os utentes dirigirem-se aos serviços das Juntas de Freguesia para requisitarem os livros que nela se encontram.
Esta iniciativa é uma parceria com as Câmaras Municipais de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória.






dezembro
3 a 31

“Efemérides"

Horário de funcionamento da Biblioteca.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro terá patente uma mostra de artigos de publicações periódicas sobre os mais relevantes acontecimentos sociais, políticos e económicos, ocorridos há 25, 50, 75 e há 100 anos.






dezembro
3 a 31

Documento do Mês,
Apresentação por Duarte Rosa

Apresentação:
3 de dezembro, 14:00 horas

Exposição:
3 a 31 de dezembro
Sala de arquivo

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro efetua mais uma atividade em que destaca um documento que integra os seus fundos documentais. Neste mês escolhemos um dos fundos musicais: Fundo Tomás de Borba.
Pretende-se com esta iniciativa dar a conhecer, ao longo do ano, os vários fundos à nossa guarda. O documento será apresentado por Duarte Rosa, no dia 3 de dezembro, pelas 14:00, e ficará exposto durante todo o mês, no horário de funcionamento da instituição.
O documento em destaque será:
Partitura- Te Deum
Fundo Tomás de Borba
PT/BPARLSR/TB/04-01/198, Cx. 10
Tomás Vaz de Borba foi um sacerdote católico, músico, compositor e professor açoriano.
A sua atividade como compositor abrange os dois campos da música religiosa e profana. No âmbito da música sacra compôs várias missas, vários Te Deum, motetes, vários Tantum ergo, etc. No âmbito da música profana compôs 1 sonata, 1 quarteto de cordas, 1 Suite Portuguesa, 1 Rapsódia Cabo-verdiana, imensas canções eruditas de câmara sobre poesia portuguesa, uma coletânea de cantares para poemas da lírica galaico-portuguesa, peças corais, etc.
Te Deum é um hino cristão, utilizado na liturgia católica.

Duarte Manuel Gonçalves Rosa é Técnico Superior de Arquivo, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro.






novembro
30

Concerto DR Vi Trio
com José Castelo


21:30 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro no âmbito do projeto “A Biblioteca para lá dos livros”, com o objetivo de dar acesso a diferentes formas de expressão cultural, promove um concerto com o Dr. Vi Trio acompanhado por José Castelo.
O concerto terá um vasto programa com temas que vão de Astor Piazzolla a Django Reinhard e Stéphane Grappelli.






novembro
24

Sessão de yoga com histórias para pais e filhos
Orientada por Rita Cintrão

17:30 horas

Limite de idade das crianças: 4 aos 12 anos.

Sujeito a inscrição prévia até ao dia 22 de outubro.
Ficha de inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro dá início a um novo ciclo de sessões de yoga kids pais & filhos, as quais pretendem contribuir para a partilha de tempo de qualidade em família, estreitando os laços familiares. Através das histórias, músicas, jogos, relaxamentos e visualizações cultivam-se os princípios da não-violência, da verdade e da alegria, enquanto as posturas preparam o corpo para o desenvolvimento da inteligência e das emoções.
As sessões estabelecem ainda como objetivo fundamental a divulgação de livros que possam ser utilizados em articulação com o Yoga, disponíveis no serviço de empréstimo da Biblioteca e que estarão patentes no decurso das sessões, podendo ser consultados ou requisitados pelos participantes.
De frequência gratuita, é uma atividade sujeita a inscrição prévia, que deverá ser efetuada através do endereço: www.bparlsr.azores.gov.pt ou nas instalações da Biblioteca, até ao dia 22 de novembro.






novembro
24

II Encontro de Contistas

16:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro informa que a Hora do Conto do dia 24 de novembro acontecerá no âmbito do evento II Encontro de Contistas, que serve o intuito de divulgar à comunidade o trabalho anual desenvolvido em instituições de 3.ª idade, em torno dos contos de tradição oral.
Fica o convite à participação neste convívio, inauguração da exposição fotográfica, mostra de minilivros, e partilha das narrativas recolhidas a cargo da nossa Escola de Narradores.






novembro
24

Conversa com Alexandre Aibéo
Poesia, Ciência e Matemática


14:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro tem vindo a realizar, com alguma frequência, sessões em que são entrevistadas personalidades de diferentes áreas para se conhecer seu percurso de vida e o trabalho que desenvolvem. Assim, teremos a oportunidade de estar à conversa com Alexandre Aibéo onde irão ser abordadas questões no âmbito das ciências, mas que se revestem de alguma curiosidade para o cidadão comum, tais como: “Para que serve a Matemática?”, “Para que servem as estrelas?”, ou “Para que serve a espécie humana?”. Nesta conversa “correremos atrás” da Matemática apenas para descobrir aquilo que sempre soubemos: que ela está por todo o lado, já que é o idioma universal em que tudo está escrito.
Esta atividade é promovida em parceria com a Universidade dos Açores e está inserida no concurso de comunicação de ciência Fala Ciência?






novembro
23

Noite de Cinema na Biblioteca

21:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro apresenta o filme Wonder – Encantador, realizado por Stephen Chbosky, cujo tema é retirado de um romance de R. J. Palacio.
“A história de August Pullman, um menino que nasceu com uma deformidade facial e, por esse motivo, sempre foi muito protegido e isolado da escola e das crianças da sua idade até ao dia em que Auggie se torna o mais improvável dos heróis ao entrar pela primeira vez, no 5º ano de escolaridade, numa escola pública…e sente-se apavorado! Assim como a sua família, os seus novos colegas de turma e toda a comunidade enfrentam a capacidade do poder da compaixão, da aceitação e da não-discriminação. O seu maior sonho, é que o aceitem. Nesta extraordinária jornada, Auggie vai tentar conseguir com que todos se unam pela mesma causa e provar que todas as crianças são únicas, especiais e nasceram com um dom encantador de se destacar, de amar e ser amados.”






novembro
23

Dia Aberto do Arquivo
Digitalização

Às 15:00 horas.

Mediante inscrição prévia: 295 401 000.

No dia 23 de novembro a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro realiza mais um “Dia Aberto do Arquivo”, referente ao processo de digitalização do documento.    Pretende-se com esta apresentação demonstrar os cuidados inerentes a este procedimento, importante para a preservação e divulgação da documentação que esta instituição tem à sua guarda. 
Esta sessão será orientada pelos técnicos José Avelino da Rocha Santos e Pedro Miguel Morais dos Santos.






novembro
22

Conferência: O mundo narrativo de Mau Tempo no Canal, por Carlos Reis

18:00 horas

O mundo narrativo de Mau tempo no canal é o tema da conferência que, no próximo dia 22 de novembro, será proferida por Carlos Reis na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, no âmbito da dinamização da exposição Vitorino Nemésio: as fibras do mormaço, inaugurada no passado mês de setembro.
No romance Mau tempo no canal (1944) configura-se um mundo narrativo que decorre da conjugação de vários componentes: personagens e objetos, espaços de localização, valores e regras sociais, acontecimentos e suas causas, leis físicas e eventos mentais. Nesse mundo narrativo transcorrem ações protagonizadas por figuras como Margarida Clark Dulmo, justamente considerada uma das personagens mais marcantes de toda a ficção romanesca em língua portuguesa. Relacionam-se com ela outras personagens (João Garcia, por exemplo), numa rede de tensões sociais e familiares que projetam em contexto açoriano temas e motivos com vasta circulação na literatura ocidental.
Na passagem dos 40 anos sobre o desaparecimento de um dos maiores vultos da literatura portuguesa contemporânea e do aniversário das primeiras edições de algumas das suas obras mais significativas, esta instituição promoverá, para além da exposição referida, conferências mensais com diversos especialistas em Nemésio, numa perspetiva de divulgar diferentes abordagens acerca desta figura.






21 de novembro
a 31 de dezembro

Exposição de Cartoon
Os Bonecos do Bruno Foram à Bola.

Horário de funcionamento da Biblioteca.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro inaugura às 18:00 do dia 21 de novembro uma exposição de Cartoon, do terceirense Bruno Rafael, com trabalhos inéditos sobre um tema muito apreciado pela maioria das pessoas: o futebol.






novembro
16

I Encontro de Vozeirões
Envelhecimento

21:30 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro convida-o a assistir ao evento I Encontro de Vozeirões, a cargo de um painel de leitores com voz carismática e bom desempenho na leitura em voz alta: António Neves, Belarmino Ramos, Francisco Dolores, José Luís Neto, Judite Parreira e Luís Peixoto. Tratar-se-á de um encontro singelo de partilha de textos relacionados com o tema do envelhecimento, acolhendo os vindouros com um tinto maduro, configuração do espaço informal e seis singulares vozeirões, no auditório, que através de leituras por eles escolhidas devem lançar no escuro um tema que é comum a toda a humanidade.
Já dizia Cícero, há mais de 2000 anos, no seu ensaio Da Velhice: “(…) ninguém é tão velho que não espere poder viver mais um ano (…)”.






novembro
12 a 30

Exposição de fotografia
Contos de todo o mundo.

Horário de funcionamento da Biblioteca.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro inaugura, no próximo dia 12 de novembro, às 18:00, a exposição de fotografia “Contos de todo o mundo” inserida na mostra com o mesmo tema, da autoria da fotógrafa Rita Lourenço.
Esta exposição tem por objetivos principais aproveitar o valor pedagógico da fotografia para promover a inclusão dos territórios menos visíveis, valorizando as crianças locais, no seu dia-a-dia, bem como, fomentar a troca de experiências pelos diferentes países de vários continentes e motivar as viagens a locais menos turísticos, quebrando fronteiras.






novembro
12 a 20

Workshop de Desenho, por Manuel Martins

Das 18:00 às 20:00 horas

Limite de idade + 15 anos.

Sujeito a inscrição prévia até ao dia 8 de novembro.
Ficha de inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove um Workshop de Iniciação ao Desenho, com o objetivo de dar a conhecer o Desenho como uma linguagem gráfica que pode ser aprendida e executada pela maioria das pessoas, como uma forma de expressão. No decorrer da formação serão praticadas várias técnicas tendo em vista a familiarização dos formandos com esta área artística.






novembro
8

Encontro com o Escritor
Joel Neto

Hora: 18:00
Público-alvo: Público em geral

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove mais um “Encontro com o Escritor”, com a presença de Joel Neto, numa sessão moderada por Pedro Corvelo.
Nesta sessão aberta ao público em geral haverá oportunidade de conhecer um pouco mais do romancista e colunista português, autor de uma dúzia de livros dos mais diferentes géneros, que começou por atingir os tops de vendas nacionais com Arquipélago (romance, 2015) e A Vida no Campo (diário, 2016), ambos igualmente bem acolhidos pela crítica. O seu mais recente romance, Meridiano 28, foi editado na primavera de 2018, com a chancela da Cultura Editora, e não tardou a chegar aos tops também.
Sobre a sua escrita, disse João de Melo, autor de Gente Feliz com Lágrimas «Será difícil, e talvez inútil, rotulá-lo quanto à sua filiação literária, tanto nos Açores como no continente». «A única evidência, e sobretudo a mais natural, é a da sua pertença à grande literatura portuguesa. Ponto final.»






novembro
3

Sessão para bebés
dinamizada por Ana Janeiro do Couto

15:00 horas

Bebés dos 6 aos 24 meses e pais.

Sujeito a inscrição prévia até ao dia 31 de outubro.
Ficha de inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro dá continuidade às Sessões para Bebés que pretendem contribuir para estimular o desenvolvimento da linguagem, da criatividade e da imaginação, envolvendo os pais e os seus filhos em momentos únicos de fantasia e interação, reforçando-se, deste modo, os laços afetivos que o tempo dedicado à leitura e aos livros pode proporcionar. O contacto com o mundo dos livros deve ser feito o mais precocemente possível, porque é na família e desde bebés que o afeto pelo livro e a sua integração no seio dos hábitos se dá. Pelo tato, pelo cheiro e pela partilha, os bebés tomam conhecimento do mundo novo que os livros encerram.
De frequência gratuita, é uma atividade sujeita a inscrição prévia, que deverá ser efetuada através do endereço: www.bparlsr.azores.gov.pt ou nas instalações da Biblioteca, até ao dia 31 de outubro.






novembro
2 a 30

“Efemérides”, mostra organizada pela secção de Periódicos.

Horário de funcionamento da Biblioteca.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro terá patente uma mostra de artigos de publicações periódicas sobre os mais relevantes acontecimentos sociais, políticos e económicos, ocorridos há 25, 50, 75 e 100 anos, revelando a evolução histórica à luz da imprensa de diferentes épocas.
Será também possível observar o progresso da escrita ao longo do tempo, do conteúdo dos artigos e do papel utilizado para impressão.
Pretende-se com esta mostra proporcionar uma viagem no tempo em que o visitante é convidado a percorrer as diferentes épocas da nossa história.






novembro
2 a 30

Documento do Mês,
Apresentação por Paulo Freitas

Apresentação:
5 de outubro, 15:00 horas

Exposição:
2 a 30 de novembro
Sala de arquivo

Com o objetivo de melhorar a acessibilidade aos documentos do Arquivo, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro apresenta mais um documento do mês.
O documento em destaque será:
Fotos do Cortejo de Oferendas, do dia 9 de novembro de 1947.
Álbum n.º 10 do Fundo de Ramiro Valadão.
A apresentação deste documento estará a cargo do assistente técnico desta instituição, Paulo Freitas.






novembro

Biblioteca nas Freguesias
“Biblioteca Itinerante”

2 a 29 de novembro
Local: Centro Comunitário do Posto Santo
Hora: Segunda a sexta, das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 horas.

2 a 30 de novembro
Local: Junta de Freguesia da Vila das Lajes
Hora: Segunda a sexta, das 10:00 às 13:00 e das 15:00 às 19:00 horas.

No mês de novembro a Biblioteca nas freguesias – Biblioteca Itinerante vai estar nas freguesias do Posto Santo e na Vila das Lajes, nas instalações do Centro Comunitário e da Junta de Freguesia, nas datas e com os horários de funcionamento acima mencionados. 
Com o objetivo de estar mais próxima dos cidadãos a Biblioteca disponibiliza desta forma o serviço de empréstimo domiciliário junto das comunidades, a pensar naqueles que por razões diversas não têm possibilidade de se deslocar à instituição, contribuindo, assim, para fomentar o interesse pelo livro e pela leitura.
Para a usufruírem da leitura domiciliária que agora se disponibiliza basta os utentes dirigirem-se aos serviços referidos para requisitarem os livros que nela se encontram.
Esta iniciativa é uma parceria com as Câmaras Municipais de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória.






outubro
27

Sessão de yoga com histórias para pais e filhos
Orientada por Rita Cintrão

17:30 horas

Limite de idade das crianças: 4 aos 12 anos.

Sujeito a inscrição prévia até ao dia 25 de outubro.
Ficha de inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro dá início a um novo ciclo de sessões de yoga kids pais & filhos, a quais pretendem contribuir para a partilha de tempo de qualidade em família, estreitando os laços familiares. Através das histórias, músicas, jogos, relaxamentos e visualizações cultivam-se os princípios da não-violência, da verdade e da alegria, enquanto as posturas preparam o corpo para o desenvolvimento da inteligência e das emoções.
As sessões estabelecem ainda como objetivo fundamental a divulgação de livros que possam ser utilizados em articulação com o Yoga, disponíveis no serviço de empréstimo da Biblioteca e que estarão patentes no decurso das sessões, podendo ser consultados ou requisitados pelos participantes.
De frequência gratuita, é uma atividade sujeita a inscrição prévia, que deverá ser efetuada através do endereço: www.bparlsr.azores.gov.pt ou nas instalações da Biblioteca, até ao dia 25 de outubro.






outubro
19

Conferência:
Vitorino Nemésio: a poesia entre a “mais leve luz” e “o não-mais da cor”, por Fátima Freitas Morna

18:00 horas

Vitorino Nemésio: a poesia entre a “mais leve luz” e “o não-mais da cor” é o tema da conferência que, no próximo dia 19 de outubro, será proferida por Fátima Freitas Morna na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, no âmbito da dinamização da exposição Vitorino Nemésio: as fibras do mormaço, inaugurada no passado mês de setembro.
Na passagem dos 40 anos sobre o desaparecimento de um dos maiores vultos da literatura portuguesa contemporânea e do aniversário das primeiras edições de algumas das suas obras mais significativas, esta instituição promoverá, para além da exposição referida, conferências mensais com diversos especialistas em Nemésio, numa perspetiva de divulgar diferentes abordagens acerca desta figura.






outubro
18

Dia aberto do Arquivo:
Microfilmagem.

Às 15:00 horas.

Mediante inscrição prévia: 295 401 000.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove no próximo dia 18 de outubro, mais um dia aberto do arquivo, desta vez, temático: microfilmagem, orientado pela funcionária Fátima Simão.






outubro
15 a 19

Curso de Iniciação à Paleografia:
“A Arte da Escrita ao Longo dos Tempos”, com a organização de João Ventura

Das 18:00 às 21:00 horas

Sujeito a inscrição até ao dia 12 de outubro:
Ficha de inscrição.

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (BPARLSR) promove um curso de iniciação à Paleografia organizado por João Ventura que durante 15 horas fará uma viagem através das línguas antigas, dando a conhecer os diversos suportes, instrumentos, transformação e interpretação da escrita.
Para participar neste evento é necessário que a inscrição seja enviada para o endereço: bpar.angra.info@azores.gov.pt ou entregá-la diretamente na Biblioteca até ao dia 12 de outubro.






outubro
4

Serão de Contos Antigos
Cinco Ribeiras

21:00 horas

Casa do Povo das Cinco Ribeiras.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro leva a cabo no dia 13 de outubro, às 21:00, um Serão de Contos Antigos, na Casa do Povo das Cinco Ribeiras.
Trata-se de mais um contributo para perpetuar a tradição oral dos contos, adivinhas, cantigas e outras tipologias da narrativa popular, testemunho da sabedoria dos antigos e força atuante em potência na resposta aos desafios atuais.
Em paralelo, dá-se evidência às coleções itinerantes do projeto “Biblioteca nas Freguesias”, patente ao longo do mês de outubro na Junta de Freguesia.






outubro
12

Concerto com Victor Castro
Guitarra Clássica

21:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro proporciona uma viagem sonora com a guitarra de Victor Castro que interpretará os seguintes compositores: Isaac Albéniz, Agustín Barrios Mangoré, Francisco Tárrega, J. S. Bach e Victor Castro.






outubro
9

Mostra “Contos de todo o mundo”
Oficina “As preocupações do Billy”

Das 10:00 às 11:00 horas

Sujeito a inscrição até ao dia 6 de outubro

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro no âmbito da mostra “Contos de todo o mundo”, dinamiza a oficina de criação artística “As preocupações do Billy”, inspirada no livro de Anthony Browne, dando a conhecer um costume da Guatemala, um país da América Central, onde as crianças guatemaltecas, desde há muitos anos, fabricam os bonecos das “preocupações” com bocados de madeira e restos de tecidos e fios.
Nesta história o pequeno Billy está sempre preocupado. Preocupa-se com chuva, com nuvens, pássaros gigantes. A avó também, quando era menina, se preocupava com tudo. Será que ela consegue ajudar o Billy a ultrapassar os seus medos? Convidamos então os participantes a ouvirem a história e a construírem o seu próprio boneco, contribuindo assim para a difusão dos costumes e da cultura de diferentes povos.






outubro
8, 9 e 10

Workshop de Competências Digitais para Público Sénior, pelo formador Nuno Silveira

Horário: 16:30 às 18:30 horas (dia 8); 16:00 às 19:00 horas (dias 9 e 10).

Público sénior (= ou ˃ 60 anos)

Sujeito a inscrição:
Ficha de inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia da Praia da Vitória, promove um workshop de iniciação às redes socais e novas plataformas de comunicação online, destinado ao público sénior.
Trata-se de um workshop de caráter prático, que vai abordar, entre outros, os seguintes temas: introdução aos computadores e à navegação na internet, Facebook, Skipe, email, pesquisas na net (vídeos, páginas, imagens).
O objetivo é proporcionar aos formandos ferramentas que lhes permitam, nos momentos de laser, uma maior interação com familiares e amigos, através da internet, e o acesso a diversos meios e serviços que atualmente são facultados por esta via.
Numa sociedade cada vez mais complexa, as pessoas necessitam de adquirir novas competências em várias fases da sua vida. A biblioteca pública tem um papel importante no apoio a este processo.






outubro
6

Sessão para bebés
Dinamizada por Nisa Cabral

15:00 horas

Bebés dos 6 aos 24 meses e pais.

Sujeito a inscrição prévia até ao dia 3 de outubro.
Ficha de inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro dá continuidade às Sessões para Bebés que pretendem contribuir para estimular o desenvolvimento da linguagem, da criatividade e da imaginação, envolvendo os pais e os seus filhos em momentos únicos de fantasia e interação, reforçando-se, deste modo, os laços afetivos que o tempo dedicado à leitura e aos livros pode proporcionar. O contacto com o mundo dos livros deve ser feito o mais precocemente possível, porque é na família e desde bebés que o afeto pelo livro e a sua integração no seio dos hábitos se dá. Pelo tato, pelo cheiro e pela partilha, os bebés tomam conhecimento do mundo novo que os livros encerram.






outubro
4

Serão de Contos Antigos
Cinco Ribeiras

20:30 horas

Junta de Freguesia das Cinco Ribeiras.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro leva a cabo no dia 4 de outubro, às 20h30, um Serão de Contos Antigos, na Casa do Povo das Cinco Ribeiras.
Trata-se de mais um contributo para perpetuar a tradição oral dos contos, adivinhas, cantigas e outras tipologias da narrativa popular, testemunho da sabedoria dos antigos e força atuante em potência na resposta aos desafios atuais.
Em paralelo, dá-se evidência às coleções itinerantes do projeto “Biblioteca nas Freguesias”, patente ao longo do mês de outubro na Junta de Freguesia.






outubro

Biblioteca nas Freguesias
“Biblioteca Itinerante”

2 a 30 de outubro
Junta de Freguesia das Cinco Ribeiras
Horário: Segunda a sexta, das 09:00 às 13:00 horas.

3 a 31 de outubro
Junta de Freguesia da Vila Nova
Horário: Segunda-quarta-quinta e sexta, das 09:00 às 12:30 horas e das 14:00 às 16:30 horas; terça-feira, das 9:00 às 12:30 horas e das 19:00 às 22:00 horas.

No mês de outubro a Biblioteca nas freguesias – Biblioteca Itinerante vai estar nas freguesias das Cinco Ribeiras e da Vila Nova, nas instalações das respetivas Juntas de Freguesia, nas datas e com os horários de funcionamento acima mencionados. 
Com o objetivo de estar mais próxima dos cidadãos a Biblioteca disponibiliza desta forma o serviço de empréstimo domiciliário junto das comunidades, a pensar naqueles que por razões diversas não têm possibilidade de se deslocar à instituição, contribuindo, assim, para fomentar o interesse pelo livro e pela leitura.
Para a usufruírem da leitura domiciliária que agora se disponibiliza basta os utentes dirigirem-se aos serviços das Juntas de Freguesia para requisitarem os livros que nela se encontram.
Esta iniciativa é uma parceria com as Câmaras Municipais de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória.






outubro
2 a 31

Exposição “20 anos de Angrajazz”

Horário de funcionamento da Biblioteca.

Inauguração:
2 de outubro, 18:00 horas.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro em parceria com a Associação Angrajazz, para celebrar o 20º aniversário do Festival Angrajazz, preparou uma exposição de fotografia que retrata alguns dos mais importantes músicos e/ou concertos que tiveram lugar nas 19 anteriores edições. 
As fotografias são da autoria dos fotógrafos locais Jorge Monjardino, Margarida Quinteiro, Luís Mendes e Victor Medina, e também da fotógrafa residente em New York Clara Pereira, que esteve na Terceira pela primeira vez no último ano.  Todos os cinco fotógrafos acederam entusiasticamente ao desafio e disponibilizaram as suas melhores fotografias a preto e branco dos 24 músicos previamente selecionados pela Associação Angrajazz.
Esta exposição foi dividida por dois locais diferentes – a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro e o Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo – nos quais decorre em simultâneo.  Pode ser visitada entre os dias 02 e 31 de outubro de 2018.






1 de outubro de 2018
a 6 de janeiro de 2019

Mostra “Contos de todo o mundo”.

Horário de funcionamento da Biblioteca.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro apresenta a mostra “Contos de todo o mundo”, com o desígnio de valorizar o mundo fantástico dos contos e das histórias, bem como incentivar os leitores a desfrutarem das viagens que aquele mundo pode proporcionar. Como é sabido, muitas das histórias são universais, cativando crianças de todas as culturas, etnias e nacionalidades, servindo para formar e informar leitores e contribuindo ainda para a formação da sua personalidade.
Na dinamização desta mostra, serão realizadas algumas oficinas de criação artística. Neste mês, contaremos com a oficina “As preocupações do Billy”, inspirada no livro de Anthony Browne, premiado autor e ilustrador inglês.






outubro
1 a 31

“Efemérides”, mostra organizada pela secção de Periódicos.

Horário de funcionamento da Biblioteca.

À semelhança do que vem acontecendo ao longo do corrente ano a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro terá patente uma pequena mostra de artigos de publicações periódicas atinentes à efeméride do 5 de outubro.
Pretende-se com estas mostras proporcionar ao visitante uma viagem pela imprensa de diferentes épocas e simultaneamente levá-lo a observar o progresso da escrita ao longo do tempo.






outubro
1 a 30

Documento do Mês,
Apresentação por João Silva

Apresentação:
1 de outubro, 14:00 horas

Exposição:
1 a 30 de outubro
Sala de arquivo

Neste mês de outubro, o Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro apresenta mais um documento.
O documento em destaque será:
Escritura de dote de Isabel Trindade mulher que foi de Afonso Simão.
Escritura nº 75, 8 de outubro de 1587
Livro nº 2 dos dotes das religiosas do Convento São Gonçalo






setembro
21

“Dia Aberto do Arquivo”
Depósitos de arquivo - acondicionamento e expurgo.

Das 9:00 às 17:00 horas.

Mediante inscrição prévia: 295 401 000.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove no próximo dia 21 de setembro mais um dia aberto do arquivo, cuja temática será: acondicionamento dos documentos e funcionamento dos depósitos e do expurgo, orientado pelos técnicos João Silva e Rui Lima.
João Félix Silva é Técnico Superior de arquivo na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro.
Rui Francisco dos Santos Lima é Assistente Técnico na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro.






14 de setembro de 2018 a
28 de fevereiro de 2018

Exposição “Vitorino Nemésio: as fibras do mormaço”

Horário de funcionamento da Biblioteca.

A conferência de abertura da exposição, no dia 14 de setembro, às 18h30, será proferida pelo Professor Doutor António Machado Pires.

Na passagem dos 40 anos sobre o desaparecimento de um dos maiores vultos da literatura portuguesa contemporânea, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro envidou esforços para, através de uma Exposição e catálogo, assinalar a passagem desta data. Coincidentemente, em 2018, comemoram igualmente aniversário as primeiras edições de algumas das suas obras mais significativas.

Em 2018 celebra-se a passagem de 50 anos sobre a primeira edição, em 1968, de Violão de Morro e de Caatinga e Terra Caída: Viagens no Nordeste e no Amazonas, 60 anos sobre a publicação de Conhecimento de Poesia e de O Retrato do Semeador e os 80 anos sobre a primeira edição de O Bicho Harmonioso, outro livro de referência na trajetória poética do autor, publicado em 1938. Neste ano é dado igualmente à estampa a coletânea de conferências que proferiu em universidades francesas designada Études Portugaises.

A BPARLSR optou por apresentar na exposição as seis obras atrás referidas, bem como as edições que possui posteriores aquelas datas. Podem também ser apreciados livros da biblioteca de Vitorino Nemésio citados ao longo das obras em destaque e que ele anotou, comentou ou assinalou, muitos deles autografados pelos respetivos autores. Integram a exposição manuscritos de alguns dos poemas contidos em Violão de Morro que fazem parte do arquivo de Vitorino Nemésio.







setembro
4 a 28

Biblioteca nas Freguesias
“Biblioteca Itinerante”

Junta de Freguesia de Agualva.

Horário: Segunda a quinta, das 09:00 às 12:00 e das 15:00 às 17:00 horas; sexta, das 9:00 às 12:00 e das 18:00 às 19:00 horas.

No mês de setembro a Biblioteca nas freguesias – Biblioteca Itinerante vai estar na freguesia de Agualva, nas instalações da respetiva Junta de Freguesia, na data e com o horário de funcionamento acima mencionado. 
Com o objetivo de estar mais próxima dos cidadãos a Biblioteca disponibiliza desta forma o serviço de empréstimo domiciliário junto das comunidades, a pensar naqueles que por razões diversas não têm possibilidade de se deslocar à instituição, contribuindo, assim, para fomentar o interesse pelo livro e pela leitura.
Para a usufruírem da leitura domiciliária que agora se disponibiliza basta os utentes dirigirem-se aos serviços das Juntas de Freguesia para requisitarem os livros que nela se encontram.
Esta iniciativa é uma parceria com as Câmaras Municipais de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória.






setembro
3 a 28

Biblioteca nas Freguesias
“Biblioteca Itinerante”

Junta de Freguesia da Serreta.

Horário: Segunda a sexta, das 08:00 às 16:00 horas, (almoço das 12:00 às 13:00 horas).

No mês de setembro a Biblioteca nas freguesias – Biblioteca Itinerante vai estar na freguesia da Serreta, nas instalações da respetiva Junta de Freguesia, na data e com o horário de funcionamento acima mencionado. 
Com o objetivo de estar mais próxima dos cidadãos a Biblioteca disponibiliza desta forma o serviço de empréstimo domiciliário junto das comunidades, a pensar naqueles que por razões diversas não têm possibilidade de se deslocar à instituição, contribuindo, assim, para fomentar o interesse pelo livro e pela leitura.
Para a usufruírem da leitura domiciliária que agora se disponibiliza basta os utentes dirigirem-se aos serviços das Juntas de Freguesia para requisitarem os livros que nela se encontram.
Esta iniciativa é uma parceria com as Câmaras Municipais de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória.






setembro
3 a 28

Documento do Mês,
Apresentação por João Silva

Apresentação:
3 de setembro, 14:00 horas

Exposição:
3 a 28 de setembro
Sala de arquivo

No mês de setembro a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro apresenta mais um documento, que vem de algum modo complementar e enriquecer as informações sobre a genealogia e a história local.
O documento em destaque será a certidão dos serviços prestados por João de Ávila no provimento e defesa do galeão São Lourenço. Angra, 1654 set. 18/Cartório dos Condes da Praia, Mç. 24, Doc.43.
A apresentação do documento será efetuada pelo Licenciado João Félix.






setembro
3 a 28

“Efemérides”, mostra organizada pela secção de Periódicos.

Horário de funcionamento da Biblioteca.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro terá patente uma mostra de artigos de publicações periódicas sobre os mais relevantes acontecimentos sociais, políticos e económicos, ocorridos há 25, 50, 75 e há 100 anos. Revelando a evolução histórica à luz da imprensa de diferentes épocas.
Será também possível observar o progresso da escrita ao longo do tempo, do conteúdo dos artigos e do papel utilizado para impressão.
Pretende-se com esta mostra proporcionar uma viagem no tempo em que o visitante é convidado a percorrer as diferentes épocas da nossa história.






setembro
3 a 7

Mostra “Mutatis Mutandis”
Oficina “Esculpindo e construindo”

Das 14:00 às 15:30 horas.
Crianças dos 8 aos 12 anos

Inscrição Prévia

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, no âmbito da mostra “Mutatis Mutandis – a era do plástico”, dinamiza a oficina de criação artística “Esculpindo e construindo”. Nesta oficina, as crianças irão aprender a construir esculturas divertidas, usando materiais descartados todos os dias nas nossas casas e no comércio. Exercitar a criatividade e proteger o ambiente, será o nosso lema deste verão!






agosto 17
a setembro 21

Exposição
“A Gramática Visual”

Horário de funcionamento da Biblioteca.

Inauguração:
17 de agosto, 17:00 horas.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro apresenta uma exposição com os trabalhos desenvolvidos pelos formandos aquando da realização da oficina de fotografia, orientada por Rui Caria, em 2017.
Intitulada "A Gramática Visual", esta oficina pretendeu dar a conhecer a importância do discurso visual e da imagética, com especial incidência na fotografia espontânea, semelhante à linguagem da fotografia de rua e do fotojornalismo. A exposição em apreço é o resultado de uma semana de trabalho representada através de fotografias que os formandos tiraram pela cidade de Angra do Heroísmo, numa busca de imagens que representassem a vida a acontecer nas ruas.
Foram selecionadas 12 fotografias (1 de cada formando), que serão complementadas com um texto de enquadramento da autoria do formador Rui Caria.






agosto
6 a 30

Documento do Mês,
Apresentação por Fátima Simão

Apresentação:
6 de agosto, 14:00 horas

Exposição:
6 a 30 de agosto
Sala de arquivo



Neste mês de agosto, o documento em destaque será um soneto do espólio pessoal de José Sousa Brasil, mais conhecido como Charrua, cantador de improviso, intitulado “Salve o dia 15 de agosto do ano de 1919 em que fiz a minha primeira comunhão”.
Com esta iniciativa a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro apresenta mais um documento, que vem de algum modo complementar e enriquecer as informações sobre a genealogia, a história local e a história das mentalidades.






agosto
2 a 31

Biblioteca nas Freguesias
“Biblioteca Itinerante”

Junta de Freguesia das Quatro Ribeiras

Horário: Segunda a quinta, das 19:30 às 21:30

Dando continuidade ao projeto Biblioteca nas Freguesias – Biblioteca Itinerante, que se realiza em parceria com as Câmaras Municipais de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro leva este mês a oferta bibliográfica do seu serviço de empréstimo às freguesias de Santa Bárbara e das Quatro Ribeiras, nas instalações das respetivas Juntas de Freguesia, nas datas e com os horários de funcionamento acima mencionados. 
Para usufruírem dos serviços que agora são disponibilizados basta dirigirem-se aos serviços destas Juntas de Freguesia para requisitarem os livros que se encontram disponíveis para leitura domiciliária.






agosto
1 a 31

“Efemérides”, a importância da ilustração na imprensa.

Horário de funcionamento da Biblioteca.

Na secção de Periódicos da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro estará patente uma nova mostra de artigos de publicações periódicas sobre os mais relevantes acontecimentos sociais, políticos e económicos, ocorridos há 25, 50, 75 e há 100 anos, revelando a evolução histórica à luz da imprensa de diferentes épocas.
Será também possível observar o progresso da escrita ao longo do tempo, do conteúdo dos artigos e do papel utilizado para impressão.
Pretende-se com esta mostra proporcionar uma viagem no tempo em que o visitante é convidado a percorrer as diferentes épocas da nossa história.






agosto
1 a 30

Biblioteca nas Freguesias
“Biblioteca Itinerante”

Junta de Freguesia de Santa Bárbara

Hora: Segunda a sexta, das 09:00 às 17:00 (almoço 12:30 às 14:00)

Dando continuidade ao projeto Biblioteca nas Freguesias – Biblioteca Itinerante, que se realiza em parceria com as Câmaras Municipais de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro leva este mês a oferta bibliográfica do seu serviço de empréstimo às freguesias de Santa Bárbara e das Quatro Ribeiras, nas instalações das respetivas Juntas de Freguesia, nas datas e com os horários de funcionamento acima mencionados. 
Para usufruírem dos serviços que agora são disponibilizados basta dirigirem-se aos serviços destas Juntas de Freguesia para requisitarem os livros que se encontram disponíveis para leitura domiciliária.






julho 30
a agosto 31

“Biblioteca nas zonas balneares”
A Biblioteca veio à praia

Data: 30 de julho a 31 de agosto

Horário: de segunda-feira a sexta-feira, das 13:00 às 17:00

Local: Silveira

A partir do próximo dia 30 de julho a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro estende o serviço de empréstimo de livros à zona balnear da Silveira, numa parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, complementando assim neste concelho a oferta que já é disponibilizada na Prainha.
Paralelamente, mantém-se na Praia da Vitória (junto ao quiosque de turismo), numa parceria com esta autarquia, a oferta bibliográfica do serviço de empréstimo de livros que poderá ser utilizado pelos cidadãos residentes e visitantes, segundo o regulamento usado nesta instituição.
Com o objetivo de fomentar o interesse pelo livro e pela leitura a biblioteca faculta, dessa forma, aos cidadãos dos dois concelhos, exemplares do serviço de empréstimo com o objetivo de tornar mais visíveis as facilidades e a diversidade que este serviço oferece.






julho
20

Conferência: As casas de Câmara e Cadeia nos Açores – séculos XV-XVIII,
por Mateus Laranjeira

17:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro realiza uma conferência em que Mateus Laranjeira abordará as casas de câmara e cadeia nos Açores.
A sua evolução ao longo dos séculos constitui uma tipologia específica da arquitetura civil, um modelo que teve as suas raízes em Portugal, no século XIV, chegando aos Açores já consolidada, a partir da 2.ª metade do século XV, acabando depois por ser abandonada no século XIX.
Na ilha Terceira, as casas de câmara e cadeia de Angra e da Praia foram construídas no 1.º quartel do século XVII, verificando-se que a câmara da Praia se apresenta, hoje, como o exemplar mais antigo existente no arquipélago. Nos meados do século XIX, a casa da câmara de Angra foi substituída pelo atual edifício.






julho
18

Dia Aberto do Arquivo - Genealogia e Paleografia

15:00 horas.

Mediante inscrição prévia (295 401 000)

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove no próximo dia 18 de julho, mais um dia aberto do arquivo, orientado pelos técnicos superiores Elmiro Rocha e José Avelino Santos  e subordinado aos temas: genealogia e paleografia,.
José Elmiro Teixeira Rocha é Técnico Superior e Chefe de Divisão na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro. É Licenciado em História pela Universidade dos Açores, e pós-graduado em Ciências Documentais pela mesma universidade.
José Avelino da Rocha Santos é Técnico Superior de Arquivo na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro. É Mestre em História Insular e Atlântida (Séculos XV – XX) pela Universidade dos Açores, Pós-graduado em Ciências Documentais, variante de Arquivo e Licenciado em História e Ciências Sociais (ensino de), pela Universidade dos Açores.






julho 13
a agosto 31

Exposição de artes visuais e plásticas
“Ensaio sobre o simbiosismo”,
de Amâncio José

Horário de funcionamento da Biblioteca.

Inauguração:
13 de julho, 17:00 horas.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove uma exposição que, segundo o autor, é uma mostra composta por algumas peças da coleção “As árvores por estes matos adentro”, que tem como “suporte” ou “base” o papel fotográfico.
Este trabalho é o resultado de estudos, experiências e ensaios efetuados ao longo de 2017, sobre a fusão de diferentes técnicas, à qual o autor chama de Simbiosismo.






julho 9
a setembro 15

“Biblioteca nas zonas balneares”
A Biblioteca veio à praia

Horário: de segunda-feira a sexta-feira, das 13:00 às 17:00 horas.

Local: Praia da Vitória (junto ao quiosque de turismo)

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro em parceria com a Câmara Municipal da Praia da Vitória, de uma forma deslocalizada, procurando diversificar a oferta bibliográfica do seu serviço de empréstimo de livros que poderá ser utilizado pelos cidadãos residentes e visitantes, segundo o regulamento usado nesta instituição.
Neste enquadramento pretende-se levar aos cidadãos dos dois concelhos, exemplares do serviço de empréstimo com o objetivo de tornar mais visíveis as facilidades e a diversidade que este serviço oferece, contribuindo assim, para fomentar o interesse pelo livro e pela leitura.






julho
5

APP Agenda Açores

Esta aplicação para smartphones ou tablets é gratuita, após da subscrição o utilizador passa a receber notificações dos eventos de carater cultural que decorrem nos Açores ou são promovidos por entidades locais fora da região.






julho
5

Conferência: A Emigração no distrito de Angra do Heroísmo
na 2ª metade do séc. XIX,
por Susana Serpa Silva

18:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove uma conferência enquadrada na exposição “O Arquivo e o Documento: 1948-2018”, comemorativa dos 70 anos da criação do Arquivo de Angra do Heroísmo.
A emigração foi um fenómeno marcante na sociedade açoriana oitocentista e o Distrito de Angra do Heroísmo não constituiu exceção. O Brasil foi o destino preferencial daqueles que partiram deste Distrito, ora na posse de um passaporte e em cumprimento das leis em vigor; ora por vias ilegais, engrossando as fileiras da emigração clandestina.
Com base no cruzamento de diferentes fontes, tais como registos de passaportes, documentos e relatos dos governadores civis ou publicações da imprensa, pretende-se compreender os fluxos emigratórios que partiram destas três ilhas, sem esquecer as lacunas que enfermam alguns acervos documentais, bem como as designadas «cifras negras» da emigração ilegal.






julho 3
a agosto 31

“Biblioteca nas zonas balneares”
A Biblioteca veio à praia

Horário: de segunda-feira a sexta-feira, das 13:00 às 17:00 horas.

Local: Prainha

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo estará presente na zona balnear Prainha, de uma forma deslocalizada, procurando diversificar a oferta bibliográfica do seu serviço de empréstimo de livros, que poderá ser utilizado pelos cidadãos residentes e visitantes, segundo o regulamento usado nesta instituição.
Neste enquadramento pretende-se levar aos cidadãos de Angra do Heroísmo, exemplares do serviço de empréstimo com o objetivo de tornar mais visíveis as facilidades e a diversidade que este serviço oferece, contribuindo assim, para fomentar o interesse pelo livro e pela leitura.






julho
3 a 31

Biblioteca nas Freguesias
“Biblioteca Itinerante”

Junta de Freguesia dos Biscoitos

Segunda a sexta, das 08:30 às 17:00 horas, almoço das 12:00 às 13:00 horas.
Segunda e quinta, das 19:30 às 22:00 horas.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo há aproximadamente um ano e agora também com a Câmara Municipal da Praia da Vitória promove a sua presença de uma forma deslocalizada, procurando diversificar a oferta bibliográfica do seu serviço de empréstimo a um âmbito local, ao nível da freguesia.
A biblioteca estará em julho nas freguesias da Terra-Chã e dos Biscoitos, nas instalações das respetivas Juntas de Freguesia, nas datas e com os horários de funcionamento acima mencionados.  Para a usufruírem dos serviços que agora são disponibilizados basta dirigirem-se aos serviços destas Juntas de Freguesia para requisitarem os livros que se encontram disponíveis para leitura domiciliária.






julho 2
a agosto 10

Desenhar (n)a Biblioteca
“Exposição de Urban Sketchers”

Horário de funcionamento da Biblioteca.

Inauguração:
2 de julho, 17:00 horas.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro realiza uma Exposição de Urban Sketchers, por ocasião do Dia Mundial das Bibliotecas. Para o efeito será convidado um grupo de Urban Scketchers, residentes na Terceira, para um olhar sobre a biblioteca, quer na sua vertente patrimonial, quer funcional. Os desenhos que daí resultarem serão objeto de uma exposição.






julho
2 a 31

Documento do Mês,
Apresentação por Fátima Simão

Apresentação:
2 de julho, 14:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro apresenta este mês de julho mais um documento, que vem de algum modo complementar e enriquecer as informações sobre a genealogia, a história local, a história das mentalidades e outras.
Neste mês de julho, o documento em destaque será:
Passaporte com fotografia de 1968 (279/68) de João Correia Picanço, da Ilha Graciosa.






julho
2 a 31

“Efemérides”, mostra organizada pela secção de Periódicos

Horário de funcionamento da Biblioteca.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro terá patente uma mostra de artigos de publicações periódicas sobre os mais relevantes acontecimentos sociais, políticos e económicos, ocorridos há 25, 50, 75 e há 100 anos, revelando a evolução histórica à luz da imprensa de diferentes épocas.
Será também possível observar o progresso da escrita ao longo do tempo, do conteúdo dos artigos e do papel utilizado para impressão.
Pretende-se com esta mostra proporcionar uma viagem no tempo em que o visitante é convidado a percorrer as diferentes épocas da nossa história.






julho
2 a 30

Biblioteca nas Freguesias
“Biblioteca Itinerante”

Junta de Freguesia da Terra-Chã

Segunda a sexta, das 09:00 às 17:00 horas.
(almoço 12:00 às 13:00)

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo há aproximadamente um ano e agora também com a Câmara Municipal da Praia da Vitória promove a sua presença de uma forma deslocalizada, procurando diversificar a oferta bibliográfica do seu serviço de empréstimo a um âmbito local, ao nível da freguesia.
A biblioteca estará em julho nas freguesias da Terra-Chã e dos Biscoitos, nas instalações das respetivas Juntas de Freguesia, nas datas e com os horários de funcionamento acima mencionados.  Para a usufruírem dos serviços que agora são disponibilizados basta dirigirem-se aos serviços destas Juntas de Freguesia para requisitarem os livros que se encontram disponíveis para leitura domiciliária.






julho
2 a 6

Dia Mundial das Bibliotecas
Iniciativa “Bibliotecário por um dia”

Das 9:00 às 17:00 horas

Crianças dos 6 aos 14 anos

Sujeito a inscrição:
Ficha de inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro assinala o Dia Mundial das Bibliotecas, promovendo a iniciativa “Bibliotecário por um dia”, tendo como objetivo contribuir para formar e educar crianças e jovens, fomentando competências como a independência, a autoestima, a criatividade, a liderança, a cooperação e o trabalho em equipa, permitindo aos pequenos aprendizes contatar e experienciar o dia de um bibliotecário. Assim, o período da manhã será reservado à apresentação da Diretora da Biblioteca, visita às instalações e o contato com o circuito do documento. A tarde será dedicada ao contato com os utilizadores (devolução/empréstimo domiciliário) e à arrumação dos livros nas estantes, de acordo com a CDU (Classificação Decimal Universal).






julho
9 a 13

XX Small
Oficina de Construção de Minilivros Ilustrados

Das 9:30 às 12:30 horas.
Jovens dos 14 aos 18 anos

Sujeito a inscrição:
Ficha de inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro dinamiza de 9 a 13 de julho, das 9h30 às 12h30, nas suas instalações, uma Oficina de Ilustração de Minilivros intitulada “XX Small”.
Pretende-se assim dar expressão a um conjunto de narrativas populares recolhidas em instituições de terceira idade no âmbito do Projeto “Brincar aos Contistas”, dinamizado por esta Biblioteca. Assim, os formandos contatarão, num primeiro momento, com as narrativas recolhidas para depois, com recurso a material variado, construírem pequeninos livros ilustrados. Quer-se desta maneira colocar em movimento, mais uma vez, os contos de tradição oral portuguesa.
Destina-se a um público entre os 14 e os 18 anos, estando disponíveis 7 vagas. Os interessados deverão contatar Ricardo Ávila pelo telefone 295 401 000 ou endereço ricardo.ne.avila@azores.gov.pt, para o qual deverão remeter a ficha de inscrição, que poderá ser solicitada para este email ou presencialmente nas instalações da Biblioteca.






julho
2 a 6

Mostra “Mutatis Mutandis”
Oficina “À boa cabeça nunca faltam chapéus”

Das 14:00 às 15:30 horas.
Crianças dos 8 aos 12 anos
Sujeito a inscrição:
Ficha de inscrição.

julho
9 a 13

Mostra “Mutatis Mutandis”
Oficina “Enigmas com números”

Das 14:00 às 15:30 horas.
Crianças dos 7 aos 10 anos
Sujeito a inscrição:
Ficha de inscrição.

julho
16 a 20

Mostra “Mutatis Mutandis”
Oficina “Cortar, colar e reaproveitar”

Das 14:00 às 15:30 horas.
Crianças dos 10 aos 14 anos
Sujeito a inscrição:
Ficha de inscrição.

julho
23 a 27

Mostra “Mutatis Mutandis”
Oficina “Das nossas mãos”

Das 14:00 às 15:30 horas.
Crianças dos 5 aos 8 anos
Sujeito a inscrição:
Ficha de inscrição.

30 julho a
3 agocto

Mostra “Mutatis Mutandis”
Oficina “Cortar, colar e reaproveitar”

Das 14:00 às 15:30 horas.
Crianças dos 6 aos 9 anos
Sujeito a inscrição:
Ficha de inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, no âmbito da mostra bibliográfica “Mutatis mutandis”, dinamiza as oficinas de criação artística:

- “À boa cabeça nunca faltam chapéus”. Nesta oficina as crianças irão reutilizar materiais diversos e evitar o desperdício, criando um chapéu divertido e um saco original, este último numa parceria com o Centro de Ciência de Angra do Heroísmo. Exercitar a criatividade e proteger o ambiente, será o nosso lema deste verão!

- “Enigmas com números”, desafiando as crianças a brincarem com os números e a construirem jogos lúdicos e pedagógicos. Exercitar a criatividade e proteger o ambiente, será o nosso lema deste verão!

- “Cortar, colar e reaproveitar” inspirada no livro Arte para descobrir, pintar e imaginar. Nesta oficina as crianças irão criar imagens reutilizando materiais diversos como tecidos, aparas de papel colorido, bijuteria, entre outros objetos que já não usamos. Exercitar a criatividade e proteger o ambiente, será o nosso lema deste verão!

- “Das nossas mãos” inspirada no livro Desenhar com os dedos, desafiando as crianças a desenharem e ilustrarem cenas da natureza, acompanhadas de fadas, monstros e feiticeiras, utilizando tintas, materiais diversos e muita criatividade. Exercitar a criatividade e proteger o ambiente, será o nosso lema deste verão!

- “Cortar, colar e reaproveitar” inspirada no livro Arte para descobrir, pintar e imaginar. Nesta oficina as crianças irão criar imagens reutilizando materiais diversos como tecidos, aparas de papel colorido, bijuteria, entre outros objetos que já não usamos. Exercitar a criatividade e proteger o ambiente, será o nosso lema deste verão!






13 junho
a
13 Julho

Mostra de Periódicos “Fernando Pessoa”

Horário de funcionamento da Biblioteca.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro com o intuito de celebrar os 130 anos do grande poeta Fernando Pessoa, terá uma mostra de periódicos onde aparece o poeta em várias fases da sua vida e da sua obra.






junho
11, 12 e 13

Trio de Workshops de Voz e Improvisação, orientado por Sara Miguel

Das 19:30 às 21:30 horas.

Sujeito a inscrições:

Circle Singing 
Ficha de inscrição.

Técnica Vocal
Ficha de inscrição.

Canto e Improvisação
Ficha de inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove um conjunto de workshops relacionados com a voz e as suas potencialidades, exercícios e técnicas, com a orientação de Sara Miguel. São três workshops distintos: dia 11 de junho, “Circle Singing”; dia 12 de junho, Técnica Vocal e dia 13 de junho, Canto e Improvisação.
As inscrições são limitadas e o nº de vagas é diferente em cada Workshop. O preço é 10€ por cada workshop ou 25€ pelos três. As inscrições são até ao dia 7 de junho, para Fernanda.PA.Purificacao@azores.gov.pt ou através do nº 295 401 000






junho
9

Visita Guiada e Conferência: “Em prol dos arquivos de família dos Canto e Castro, provedores das armadas dos Açores (séculos XVI-XIX)”, por Rute Gregório

17:00 horas.

Sujeito a inscrição:
Ficha de inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove uma conferência que pretende abordar alguns dos elementos de representação mais significativos da família Canto e Castro e do seu papel na História dos Açores, com particular destaque para o ser arquivo familiar. Entre os vários tipos e naturezas de arquivos existentes, uma que tem merecido particular atenção dos estudiosos contemporâneos tem sido o dos arquivos de família.
Antes da conferência, às 17:00, o Arquivo Regional dará a conhecer os seus serviços, funções, atividades e fundos documentais através de uma visita guiada às suas instalações. A participação neste evento será mediante inscrição prévia, que poderá ser efetuada presencialmente, por correio eletrónico, para Ana.SR.Sousa@azores.gov.pt ou através do telefone 295 401000.






junho
9

Showcooking
Por Patrícia Cheio

Das 14:00 às 17:00 horas.

Sujeito a inscrição:
Ficha de inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove um Showcooking dinamizado por Patrícia Cheio, com uma demonstração de algumas receitas de culinária: saladas como prato principal e sumos detox.
Os participantes devem enviar a ficha de inscrição para o seguinte endereço eletrónico: Maria.GA.Cardoso@azores.gov.pt ou entrega-la diretamente na Biblioteca, até ao dia 7 de junho.
Patrícia Cheio é natural dos Açores, residente na Ilha Terceira, professora há vinte anos, foodblogger desde 2010, autora do blogue Food With a Meaning, formadora de workshops desde 2015, tendo desenvolvido, até à data, 57 workshops e showcookings para entidades públicas e privadas na Região Autónoma dos Açores e no continente português. Participou na primeira edição do Wine in Açores- Terceira e recentemente no Festival Internacional do Chocolate em Óbidos.






junho
9

Dia Aberto do Arquivo
Visita guiada por Fátima Simão

Das 14:00 às 17:00 horas.

Mediante inscrição prévia (295 401 000)

Com o propósito de divulgar o importante trabalho que acontece no âmbito do Arquivo Regional, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove uma visita guiada, pela técnica Fátima Simão, aos documentos e aos serviços prestados pelo Arquivo. Desta visita e no âmbito do dia Internacional dos Arquivos, constam uma visita à sala de atendimento, ao open space de Arquivo, à digitalização e microfilmagem, aos depósitos, e também à área expurgo, à de encadernação e restauro.
Fátima Conceição Morais Simão é Assistente Técnica de Arquivo, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro.
Tem uma Licenciatura em Ciências da Informação e Documentação, com Pós-graduação em Estudos de Património.






junho
7

Serão de Contos Antigos
Raminho

21:30 horas

Casa do Povo do Raminho.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove um Serão de Contos Antigos, na Casa do Povo do Raminho, integrado na Semana Cultural do Raminho, evento comemorativo dos 25 anos daquela coletividade.
Trata-se de mais um contributo para perpetuar a tradição oral dos contos, adivinhas, cantigas e outras tipologias da narrativa popular, testemunho da sabedoria dos antigos e força atuante em potência na resposta aos desafios atuais.
Em paralelo, dá-se evidência às coleções itinerantes do projeto “Biblioteca nas Freguesias”, patente de 1 a 28 de junho.






junho
5 e 19

Mostra “Por terra fora, um bicho, uma história”
Oficinas “Carochinha e João Ratão”

Das 10:00 às 11:00 horas

Inscrição Prévia: através do contacto telefónico 295 401 000 ou nas instalações da Biblioteca.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, no âmbito da mostra bibliográfica “Por terra fora, um bicho, uma história”, dinamiza a oficina de criação artística “Carochinha e João Ratão”. Nesta oficina, as crianças irão criar a cena principal desta história: a senhora carochinha à janela, procurando um noivo especial, muito enfeitada, com luvas e laço de fita na cabeça. Terá esta história um final feliz? Será que a nossa carochinha conseguirá viver feliz para sempre com seu noivo especial? Só o futuro dirá!






junho
4

Documento do Mês,
Exposição orientada por Ana Sousa

14:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro possui um vasto conjunto de fontes documentais que podem, de algum modo, complementar e enriquecer as informações sobre a genealogia, a história local, a história das mentalidades e outras.
No mês de junho, o documento em destaque será:
Auto sobre a criação da Santa Casa da Misericórdia de São Sebastião, 1571/06/01
PT/BPARLSR/ALL/CMSS/B-A/001/0002
Cx. 1, Lv.2, fl. 105
Fundo da Câmara Municipal de São Sebastião.






junho
2

Sessão para Bebés
Dinamizada por Ana Janeiro do Couto

15:00 horas

Bebés dos 6 aos 24 meses e pais.

Sujeito a inscrição prévia.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro dá continuidade às Sessões para Bebés que pretendem contribuir para estimular o desenvolvimento da linguagem, da criatividade e da imaginação, envolvendo os pais e os seus filhos em momentos únicos de fantasia e interação, reforçando-se, deste modo, os laços afetivos que o tempo dedicado à leitura e aos livros pode proporcionar. O contacto com o mundo dos livros deve ser feito o mais precocemente possível, porque é na família e desde bebés que o afeto pelo livro e a sua integração no seio dos hábitos se dá. Pelo tato, pelo cheiro e pela partilha, os bebés tomam conhecimento do mundo novo que os livros encerram.






junho
2 e 4

O desenho dos afetos – oficina de contos e ilustração, dinamizada por Andreia Albernaz

16:00 horas e 10:00 horas.

Sujeito a inscrição:
Ficha de inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro tem a honra de receber a ilustradora Andreia Albernaz Valente, que assina com o pseudónimo grão de pó, e que irá dinamizar duas oficinas de ilustração, partindo da apresentação dos contos, sob a forma de pequenas encenações.
Nesta iniciativa, os participantes serão convidados a embrenhar-se em três histórias que nos falam de afeto. Conhecerão uma avó, Felicidade de seu nome e fada de magias sem fim; uma mãe, esta Terra que nos acolhe e alimenta; e um filho que poderia ter qualquer nome do mundo e que, um dia, precisou de uma coragem maior do que o seu tamanho.
Delas partirão para uma oficina de ilustração. Utilizarão folhas, flores, sementes e tintas naturais com o propósito de criar, à medida da imaginação e da sensibilidade de cada criança, uma personagem, o ponto de partida para uma nova história.
No final, haverá espaço para uma conversa mais próxima com o público.






junho
1

Conversa com Peter Cann e Ana Brum
“A Escrita para Teatro”

18:00 horas.

A sessão será moderada por Ricardo Ávila.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove no dia 1 de junho, pelas 18h00, mais uma sessão da iniciativa “Conversa com…”, desta vez com Peter Cann e Ana Brum, numa proposta de reflexão acerca do estatuto do texto na criação teatral.
O dramaturgo e encenador inglês Peter Cann falará da sua experiência teatral junto de diversas companhias britânicas e, particularmente, na esfera nacional, do trabalho desenvolvido com o Teatro de Montemuro e a recém-criada companhia açoriana Cães do Mar.
Ana Brum, por sua vez, dará testemunho do seu percurso como cenógrafa, figurinista, assistente de dramaturgia e encenação, em diversos espetáculos, destacando a experiência com a ESTE – Estação Teatral da Beira Interior, o Teatro Regional de Montemuro, as Boas Raparigas e, em particular, a companhia Cães do Mar, da qual é cofundadora.
No desfecho da conversa, será apresentado um apontamento teatral pelo grupo de formandos da Oficina de Escrita para Teatro, promovida pela Biblioteca Luís da Silva Ribeiro sob orientação de Peter Cann e Ricardo Ávila.







junho
1 a 30

“Efemérides”, mostra organizada pela secção de Periódicos

Horário de funcionamento da Biblioteca.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro terá patente uma mostra de artigos de publicações periódicas sobre os mais relevantes acontecimentos sociais, políticos e económicos, ocorridos no mês de fevereiro há 25, 50, 75 e 100 anos. Revelando a evolução histórica à luz da imprensa de diferentes épocas.
Será também possível observar o progresso da escrita ao longo do tempo, do conteúdo dos artigos e do papel utilizado para impressão.
Pretende-se com esta mostra proporcionar uma viagem no tempo em que o visitante é convidado a percorrer as diferentes épocas da nossa história.







junho
1 a 28

Biblioteca nas Freguesias
“Biblioteca Itinerante”

Junta de Freguesia do Raminho

Segunda a sexta, das 09:00 às 13:00; segunda, quarta e sexta das 20:00 às 21:30

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro , em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, promove a sua presença de uma forma deslocalizada, procurando diversificar a oferta bibliográfica do seu serviço de empréstimo a um âmbito local, ao nível da freguesia. Se gosta de ler e não tem oportunidade de vir à BPARLSR, a Biblioteca vai até si, com a responsabilidade de se aproximar de todos e de proporcionar o contato com os livros, favorecendo o empréstimo domiciliário. Neste enquadramento pretende-se levar até às populações das diversas freguesias, do concelho de Angra do Heroísmo, exemplares do nosso serviço de empréstimo com um duplo objetivo, o de tornar mais visível as facilidades que o nosso serviço oferece aos cidadãos, mas sobretudo com o intuito de permitir que a população mais idosa, ou com menor mobilidade, tenha acesso em igualdade de circunstâncias, e sem necessitar de se deslocar, às obras que disponibilizamos para empréstimo domiciliário, mediante requisição e nas mesmas condições que oferece o serviço nas instalações da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, contribuindo, assim, para fomentar o interesse pelo livro e pela leitura e dar a conhecer a biblioteca à comunidade.






maio
26

Projeto de sensibilização: cuidados básicos a ter com um animal de estimação
Grupo “Unidos pelos animais -  Lady, Prince & friends”

Das 17:00 às 18:00 horas

Público familiar
Crianças a partir dos 3 anos


A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, no âmbito da mostra bibliográfica “Por terra fora, um bicho, uma história”, promove a sessão de sensibilização “Cuidados básicos a ter com um animal de estimação”, dinamizada por Manuela Sales do grupo “Unidos pelos animais -  Lady, Prince & friends”, visando sensibilizar e educar as crianças para o respeito e o bom trato dos animais.






abril
25

Encontro com o Escritor | Sandro William Junqueira

Hora: 11:00
Público-alvo: Público Escolar

Hora: 18:00
Público-alvo: Público em geral

O autor do romance “No céu não há limões” está na biblioteca, nos próximos dias 23 e 24 de maio, para uma “Oficina de Escrita” e 25 de maio para um “Encontro com o Escritor”. Detentor de uma linguagem profundamente poética, Sandro William Junqueira, destaca-se na literatura portuguesa, com várias obras notáveis. As sessões do dia 25 serão moderadas por António Neves.






maio
23 e 24

Oficina de Escrita Criativa:
“A imaginação por detrás da mão”
(um encontro com a escrita)
Sandro William Junqueira

Das 19:00 às 22:00 horas

Sujeito a inscrição:
Ficha de inscrição.

Público-alvo: Maiores de 20 anos
Limite de vagas: 12 participantes
Inscrição prévia: até 18 de maio

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove uma oficina de escrita criativa com o escritor Sandro William Junqueira que estará também presente para um “Encontro com o Escritor”.
Se sempre gostou de escrever, se nunca gostou de escrever e gostava de gostar, se lhe dizem que escreve bem e tem andado escondido atrás da timidez, venha experimentar e testar a sua imaginação na oficina de escrita dinamizada pelo escritor Sandro William Junqueira.
Segundo o escritor, a ideia deste encontro nasce da vontade de partilhar experiências e, descobrir com os participantes, através de um conjunto de exercícios e jogos, alguns dos misteriosos mecanismos da escrita e da imaginação.






maio
18

Conferência: “A criação do Arquivo de Angra”, por Jorge Forjaz.

18:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove uma conferência intitulada “A criação do Arquivo de Angra”, proferida por Jorge Forjaz e integrada na Exposição comemorativa dos 70 anos de existência do Arquivo, intitulada O Arquivo e o documento: 1948-2018. Nesta abordar-se-á a necessidade da criação de um Arquivo na cidade de Angra do Heroísmo, em 1948, para guardar e preservar a documentação criada no ex-distrito, que se encontrava, até então, dispersa pelas mais diversas instituições a que legitimamente pertencia; e será apresentado o percurso do Arquivo, desde a sua instalação no convento de Nossa Senhora da Graça, passando pelo palácio Bettencourt, até às atuais instalações, na rua do Morrão, com espaços adequados às necessidades hodiernas.






17 maio a
23 junho

Exposição do Arquiteto Miguel Cunha, “Esquissos e Outros Riscos”

Horário de funcionamento da Biblioteca.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, através desta exposição do Arq. Miguel Cunha, mostra o processo criativo em arquitetura e a importância do esquisso neste trabalho. Conforme refere o autor “o arquiteto é treinado para pensar com caneta e papel. A mão, quando munida de uma caneta, é a extensão da mente. Ela materializa em esquisso, de uma forma imediata, ideias, por mais complexas que estas possam ser”.
A exposição reúne um conjunto de esquissos executados entre 1988 e 2018, que incluem imóveis e mobiliário. A acompanhar esses esquissos está uma fotografia da obra construída.






maio
17 e 18

WORKSHOP DE ILUSTRAÇÃO “E SE NOS FIZÉSSEMOS À ESTRADA”
Ilustrador Bernardo Carvalho

Das 17:30 às 19:00 horas
Inscrição Prévia: até 15 de maio

maio
19

OFICINA: UMA AVENTURA E DEPOIS OUTRA E OUTRA…
Ilustrador Bernardo Carvalho

Das 17:00 às 19:00 horas
Inscrição Prévia: até 17 de maio

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove um Workshop de ilustração “E se nos fizéssemos à estrada”, com o ilustrador Bernardo Carvalho, tendo por base de trabalho o livro Atlas das Viagens, naturalistas e outros viajantes de todos os tempos e lugares, de Isabel Minhós Martins e Bernardo P. Carvalho. Partindo das imagens e das viagens que o atravessam, conversar-se-á sobre as decisões tomadas na construção das páginas deste livro, contactando-se com algumas experiências (técnicas e processos) realizadas pelo ilustrador durante as fases de pesquisa e de ilustração, desenhar-se-ão mapas de lugares (mais ou menos) imaginários... e, se tudo correr bem, passear-se-á por dentro deles, construindo-se um percurso comum.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove a Oficina: uma aventura e depois outra e outra…, em complemento ao encontro com a escritora Isabel Martins e o ilustrador Bernardo Carvalho, onde serão apresentados alguns álbuns ilustrados, bem como as principais coleções do seu catálogo, assim como alguns projetos especiais.  Nesta oficina os participantes terão oportunidade de contactar e experienciar algumas das técnicas utilizadas pelo ilustrador nas várias fases de pesquisa e ilustração.






17 e 18 de maio
Hora: 10:00
Público-alvo: Público Escolar

19 de maio
Hora: 16:00
Público-alvo: Público em geral

Encontro com o Escritor
Isabel Minhós Martins e Bernardo Carvalho

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro tem a honra de receber a escritora Isabel Minhós Martins e o ilustrador Bernardo Carvalho, proporcionando à comunidade escolar e à sociedade civil a oportunidade de contactar com autores conceituados, premiados e referenciados no Plano Nacional de Leitura, alargando-se, deste modo, os horizontes literários dos utilizadores, destacando-se o processo de criação e as suas produções literárias, mediante dinâmicas de interação com o público.
Neste encontro apresentar-se-ão alguns álbuns ilustrados, as principais coleções do catálogo, assim como alguns projetos especiais realizados, nomeadamente o mais recente: o livro Atlas das Viagens e dos exploradores— As viagens de monges, naturalistas e outros viajantes de todos os tempos e lugares, que apresenta uma seleção de viagens realizadas por monges, naturalistas, comerciantes e outros viajantes de todos os tempos e lugares, apresentando-se imagens que mostram algumas fases do processo de criação e as decisões tomadas, desde a escolha dos protagonistas às questões gráficas e visuais. No final, haverá espaço para uma conversa mais próxima com o público.






maio
15 e 24

Mostra “Por terra fora, um bicho, uma história”
Oficina “Como é que uma galinha…”

Das 10:00 às 11:00 horas

Inscrição Prévia: através do contacto telefónico 295 401 000 ou nas instalações da Biblioteca.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, no âmbito da mostra bibliográfica “Por terra fora, um bicho, uma história”, dinamiza a oficina de criação artística “Como é que uma galinha…”. Nesta oficina, as crianças descobrirão alguns mistérios sobre a vida da senhora galinha, escolhida para guardar uma das coisas mais bonitas e perfeitas que há. O que será? Será a galinha um agente secreto? E trará dentro de si um segredo? Mas como pode uma galinha tonta, que só esgravata e cacareja, ter tantos mistérios, como pode provocar tanta curiosidade? No final, os participantes construirão a sua própria “agente secreta”!






maio
11

“Serão de Contos Antigos”
Doze Ribeiras

20:30 horas

Sede do Grupo Folclórico das Doze Ribeiras

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro leva a cabo no dia 11 de maio, às 20h30, um Serão de Contos Antigos na Sede do Grupo Folclórico das Doze Ribeiras, destinado ao público geral.
Trata-se de mais um contributo para perpetuar a tradição oral dos contos, adivinhas, cantigas e outras tipologias da narrativa popular, testemunho da sabedoria dos antigos e força atuante em potência na resposta aos desafios atuais.
Em paralelo, dá-se evidência às coleções itinerantes do projeto “Biblioteca nas Freguesias”, patente de 2 a 29 de maio.






maio
11

“Dia Aberto do Arquivo”
Orientada pelas funcionárias Diana Nunes e Fátima Borba.

Das 9:00 às 19:00 horas.

Mediante inscrição prévia (295 401 000)

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove no próximo dia 11 de maio, mais um dia aberto do arquivo, desta vez, temático: serviços prestados pelo arquivo e o ciclo do documento- desde a sua entrada no edifício, orientado pelas funcionárias Diana Nunes e Fátima Borba.






maio
5

Sessão para Bebés
Dinamizada por Ana Janeiro do Couto

15:00 horas

Bebés dos 6 aos 24 meses e pais.

Sujeito a inscrição:
Ficha de inscrição.

Até ao dia 3 de maio.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro dá continuidade às Sessões para Bebés que pretendem contribuir para estimular o desenvolvimento da linguagem, da criatividade e da imaginação, envolvendo os pais e os seus filhos em momentos únicos de fantasia e interação, reforçando-se, deste modo, os laços afetivos que o tempo dedicado à leitura e aos livros pode proporcionar. O contacto com o mundo dos livros deve ser feito o mais precocemente possível, porque é na família e desde bebés que o afeto pelo livro e a sua integração no seio dos hábitos se dá. Pelo tato, pelo cheiro e pela partilha, os bebés tomam conhecimento do mundo novo que os livros encerram.






maio
3

Documento do Mês,
exposição orientada por Diana Nunes

14:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro possui um vasto conjunto de fontes documentais que podem, de algum modo, complementar e enriquecer as informações sobre a genealogia, a história local, a história das mentalidades e outras.
Neste mês de maio, o documento em destaque será: Testamento de Antão Martins Homem, Capitão da Vila da Praia, o qual institui seu herdeiro o seu filho Álvaro Martins Homem, dia 3 de maio, 1530.
Fundo da Casa dos Condes da Praia.






maio
2

Conversa com Madalena Costa e Sílvia Teixeira
“Moda: ser criativo na Terceira”

18:00 horas.

A sessão será moderada por Carina Barcelos.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro tem vindo a realizar, com uma periodicidade mensal, uma atividade designada por “Conversa com…”., onde se desenvolve uma entrevista com personalidades de diferentes áreas para se conhecer o seu percurso de vida e o trabalho que desenvolvem. Assim, teremos a oportunidade de estar à conversa com Madalena Costa e Sílvia Teixeira, duas designers de moda, já com projeção externa, onde se proporciona a oportunidade de divulgar monografias de empréstimo relacionado com o tema da moda, joalharia, etc. A conversa será moderada por Carina Barcelos.






maio
2 a 30

“Efemérides”, mostra organizada pela secção de Periódicos

Horário de funcionamento da Biblioteca.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro terá patente uma mostra de artigos de publicações periódicas sobre os mais relevantes acontecimentos sociais, políticos e económicos, ocorridos no mês de maio há 25, 50, 75 e 100 anos. Revelando a evolução histórica à luz da imprensa de diferentes épocas.
Será também possível observar o progresso da escrita ao longo do tempo, do conteúdo dos artigos e do papel utilizado para impressão.
Pretende-se com esta mostra proporcionar uma viagem no tempo em que o visitante é convidado a percorrer as diferentes épocas da nossa história.






maio
3 a 29

Biblioteca nas Freguesias
“Biblioteca Itinerante”

Junta de Freguesia das Doze Ribeiras.

Segunda a sexta, das 08:00 às 16:30 (almoço 12:30 às 14:00).

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro e em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, promove a sua presença de uma forma deslocalizada, procurando diversificar a oferta bibliográfica do seu serviço de empréstimo a um âmbito local, ao nível da freguesia. A Biblioteca não pode estar em toda a parte, mas pode seguramente esforçar-se por estar mais perto dos cidadãos e tem a responsabilidade de se aproximar de todos e de lhes proporcionar o contato com os livros, favorecendo o empréstimo domiciliário. Neste enquadramento pretende-se levar até às populações das diversas freguesias, do concelho de Angra do Heroísmo, exemplares do nosso serviço de empréstimo com um duplo objetivo, o de tornar mais visível as facilidades que o nosso serviço oferece aos cidadãos, mas sobretudo com o intuito de permitir que a população mais idosa, ou com menor mobilidade, tenha acesso em igualdade de circunstâncias, e sem necessitar de se deslocar, às obras que disponibilizamos para empréstimo domiciliário, mediante requisição e nas mesmas condições que oferece o serviço nas instalações da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, contribuindo, assim, para fomentar o interesse pelo livro e pela leitura e dar a conhecer a biblioteca à comunidade.






abril
23

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor
Conversa com Hélder Medeiros (Helfimed)

18:00 horas.

A sessão será moderada por José Eliseu Mendes Costa.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro realiza, com uma periodicidade mensal, uma atividade designada por “Conversa com…”., onde se desenvolve uma entrevista com personalidades de diferentes áreas para se conhecer o seu percurso de vida e o trabalho que desenvolvem. Assim, teremos a oportunidade de estar à conversa com Hélder Medeiros numa sessão moderada por Eliseu Costa, onde se conta com um humor capaz de nos fazer escapar a gargalhada mais inesperada. Hélder Medeiros é um comediante de grande e conhecido talento que dá ao público momentos hilariantes e inesquecíveis.






21 abril a
30 junho

Exposição “Postais do Japão”,
de Margarida Quinteiro

Horário de funcionamento da Biblioteca.

Está patente na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, até 30 de junho, uma exposição de fotografia intitulada “Postais do Japão”, da autoria de Margarida Quinteiro, cuja instalação esteve ao cuidado da REDA.
Postais do Japão é o conjunto de 10 fotografias tiradas em 2016 e 2018, aquando das duas visitas que Margarida Quinteiro fez àquele país. São registos fotográficos com pessoas no seu espaço de trabalho ou de ócio, retratos de um Japão visto pelos olhos de uma ocidental, que se deleita com as cores do outono e da primavera, com a descoberta de uma sociedade onde o rigor, o civismo e o asseio sobressaem e onde coincidem, com aparente equilíbrio, o passado e o presente.






20 abril a
9 junho

Exposição “O Arquivo e o Documento: 1948-2018”
e Conferência “Arquivo: passado e futuro”, por
Armando Malheiro da Silva

Sessão para Bebés,
dinamizada por Ana Janeiro do Couto

Data: 5 de maio
Hora: 15:00
Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Público-alvo: bebés acompanhados pelo pai/mãe/outro adulto
Limite de idade das crianças: 6 aos 24 meses
Inscrição Prévia

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro dá continuidade às Sessões para Bebés que pretendem contribuir para estimular o desenvolvimento da linguagem, da criatividade e da imaginação, envolvendo os pais e os seus filhos em momentos únicos de fantasia e interação, reforçando-se, deste modo, os laços afetivos que o tempo dedicado à leitura e aos livros pode proporcionar. O contacto com o mundo dos livros deve ser feito o mais precocemente possível, porque é na família e desde bebés que o afeto pelo livro e a sua integração no seio dos hábitos se dá. Pelo tato, pelo cheiro e pela partilha, os bebés tomam conhecimento do mundo novo que os livros encerram.

De frequência gratuita, é uma atividade sujeita a inscrição prévia, que deverá ser efetuada através do endereço: www.bparlsr.azores.gov.pt ou nas instalações da Biblioteca, até ao dia 3 de maio.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro comemora os 70 anos de existência do Arquivo de Angra e preparou uma exposição com catálogo que contempla a criação do Arquivo, bem como os seus núcleos documentais mais importantes nos aspetos políticos, administrativos, sociais, religiosos e militares, com destaque para a documentação municipal, Cabido e Mitra de Angra, Capitania Geral dos Açores e Governo Civil.
Na inauguração da exposição haverá uma conferência intitulada “Arquivo: passado e futuro”, proferida por Armando Malheiro da Silva; no dia 18 de maio, às 18:00, haverá outra conferência, por Jorge Forjaz: “A criação do Arquivo de Angra” e a finalizar teremos a 9 de junho, às 18:00, a última conferência incluída nesta exposição com o título “O arquivo dos provedores das Armadas da ilha Terceira, por Rute Gregório.






20 de abril
Hora: 10:45
Público-alvo: Público Escolar

21de abril
Hora: 15:00
Público-alvo: Público em geral

Encontro com o Escritor
Valter Hugo Mãe



O autor da Desumanização está na biblioteca, nos próximos dias 20 e 21 de abril, para um “Encontro com o Escritor”. Detentor de uma linguagem simultaneamente terna e crua, Valter Hugo Mãe, destaca-se na literatura portuguesa, com várias obras notáveis e prémios, dos quais se salientam o Prémio José Saramago 2007, pelo romance “O remorso de Baltazar Serapião e o Grande Prémio Portugal Telecom 2012, com “A máquina de fazer Espanhóis”. A moderação desta conversa está a cargo de Paulo Matos.
Às 14:30 será a inauguração da exposição “Postais do Japão”, de Margarida Quinteiro. Às 16:30, terá lugar uma Palestra “Contos de homens e luas – Introdução ao cinema japonês – com o orador Miguel Patrício, à qual se seguirá, pelas 16:45, o filme “Os contos da lua vaga”, de Kenji Mizoguchi. A finalizar, às 18:15, teremos uma conversa com Valter Hugo Mãe e Miguel Patrício, integradas no Encontro promovido pela REDA – RECUSROS EDUCATIVOS DIGITAIS e ABERTOS.






abril
20

“Dia Aberto do Arquivo”
Visita guiada por Fátima Simão

Das 9:00 às 19:00 horas.

Mediante inscrição prévia (295 401 000)

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro terá uma visita guiada por Fátima Simão, aos documentos e aos serviços prestados pelo Arquivo. Desta visita consta a apresentação de um filme de 5 minutos de divulgação do arquivo; uma visita ao open space de arquivo, digitalização e uma visita aos depósitos, expurgo e encadernação.
Fátima Conceição Morais Simão é Assistente Técnica de Arquivo, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro.
Tem uma Licenciatura em Ciências da Informação e Documentação, com Pós-graduação em Estudos de Património.






abril
16 a 20

Workshop de Fotografia a Preto e Branco.
Orientado por Luís Godinho

Das 19:00 às 21:00 horas

Maiores de 16 anos.

Sujeito a inscrição:
Ficha de inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove um Workshop de Fotografia a Preto e Branco para todos os que se sentem seduzidos pelo universo e pela poesia visual do preto e branco, trabalhando o mundo através dos contrastes, das luzes e das sombras. A estética e a composição dos grandes temas, por vezes tornam-se mais intensos numa versão a preto e branco.
Para participar neste Workshop é necessário que a sua inscrição seja enviada para o seguinte endereço eletrónico: Fernanda.PA.Purificacao@azores.gov.pt, até ao dia 12 de abril.






abril
14

“Serão de Contos Antigos” – Núcleo Museológico dos Altares

20:00 horas

Núcleo Museológico dos Altares

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro leva a cabo um Serão de Contos Antigos no Núcleo Museológico dos Altares, destinado ao público geral.
Trata-se de mais um contributo para perpetuar a tradição oral dos contos, adivinhas, cantigas e outras tipologias da narrativa popular, testemunho da sabedoria dos antigos e força atuante em potência na resposta aos desafios atuais.
Em paralelo, dá-se evidência às coleções itinerantes do projeto “Biblioteca nas Freguesias”, patente de 3 a 29 de abril de 2018.






abril
10

Mostra “Por terra fora, um bicho, uma história”
Oficina “Um camaleão na gaveta”

Das 10:00 às 11:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, no âmbito da mostra bibliográfica “Por terra fora, um bicho, uma história”, dinamiza a oficina de criação artística “Um camaleão na gaveta”. Part“Serão de Contos Antigos” – Doze Ribeirasindo de uma história de Maria Alberta Menéres, vamos encontrar uma menina que ao chegar a casa encontra um camaleão na sua gaveta. Ah!!! por esta Carolina não esperava… Quando saíra de casa para encontrar vestígios de dinossauros, embrenhando-se pela floresta, recordava-se de ter avistado uma cauda a arrastar por entre as árvores…. Envoltos neste mundo da fantasia, os participantes desta oficina serão convidados a criar um original e criativo camaleão e a espreitar um pouco mais as aventuras da Carolina.






abril
10

Sessão para bebés
dinamizada por Nisa Cabral

15:00 horas

Bebés dos 6 aos 24 meses e pais.

Sujeito a inscrição:
Ficha de inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro dá continuidade às Sessões para Bebés que pretendem contribuir para estimular o desenvolvimento da linguagem, da criatividade e da imaginação, envolvendo os pais e os seus filhos em momentos únicos de fantasia e interação, reforçando-se, deste modo, os laços afetivos que o tempo dedicado à leitura e aos livros pode proporcionar. O contato com o mundo dos livros deve ser feito o mais precocemente possível, porque é na família e desde bebés que o afeto pelo livro e a sua integração no seio dos hábitos se dá. Pelo tato, pelo cheiro e pela partilha, os bebés tomam conhecimento do mundo novo que os livros encerram.
De frequência gratuita, é uma atividade sujeita a inscrição prévia, que deverá ser efetuada através do endereço: www.bparlsr.azores.gov.pt ou nas instalações da Biblioteca, até ao dia 5 de abril.






abril
3 a 29

Biblioteca nas Freguesias
“Biblioteca Itinerante”

Núcleo Museológico dos Altares.

Terça-feira a domingo, das 14:00 às 17:00 horas.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro e em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, promove a sua presença de uma forma deslocalizada, procurando diversificar a oferta bibliográfica do seu serviço de empréstimo a um âmbito local, ao nível da freguesia. A Biblioteca não pode estar em toda a parte, mas pode seguramente esforçar-se por estar mais perto dos cidadãos e tem a responsabilidade de se aproximar de todos e de lhes proporcionar o contato com os livros, favorecendo o empréstimo domiciliário. Neste enquadramento pretende-se levar até às populações das diversas freguesias, do concelho de Angra do Heroísmo, exemplares do nosso serviço de empréstimo com um duplo objetivo, o de tornar mais visível as facilidades que o nosso serviço oferece aos cidadãos, mas sobretudo com o intuito de permitir que a população mais idosa, ou com menor mobilidade, tenha acesso em igualdade de circunstâncias, e sem necessitar de se deslocar, às obras que disponibilizamos para empréstimo domiciliário, mediante requisição e nas mesmas condições que oferece o serviço nas instalações da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, contribuindo, assim, para fomentar o interesse pelo livro e pela leitura e dar a conhecer a biblioteca à comunidade.






abril
2 a 30

“Efemérides”, mostra organizada pela secção de Periódicos

Horário de funcionamento da Biblioteca.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro terá patente uma mostra de artigos de publicações periódicas sobre os mais relevantes acontecimentos sociais, políticos e económicos, ocorridos no mês de fevereiro há 25, há 50 e há 100 anos atrás. Revelando a evolução histórica à luz da imprensa de diferentes épocas.






abril
2 a 6

Curso de Iniciação à Genealogia,
com a orientação de João Ventura

Das 18:00 às 21:00 horas

Sujeito a inscrição:
Ficha de inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove uma oficina de
Iniciação à Genealogia, orientada pelo Genealogista Dr. João ventura.
O conhecimento do passado contribui para a compreensão do presente. Saber de onde vimos, é importante para sabermos quem somos. É neste contexto que, de 2 a 6 de abril, decorrerá um curso de Iniciação à Genealogia que visa apetrechar os interessados com as ferramentas necessárias à elaboração da sua genealogia.
Para participar neste evento é necessário que a inscrição seja enviada para o endereço eletrónico: bpar.angra.info@azores.gov.pt., pelo telefone 295 401 000 ou entregá-la diretamente na Biblioteca até ao dia 28 de março.






abril
2

Documento do Mês
Exposição orientada por José Rocha

14:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro possui um vasto conjunto de fontes documentais que podem, de algum modo, complementar e enriquecer as informações sobre a genealogia, a história local, a história das mentalidades e outras.
No âmbito dos 70 anos do arquivo apresentamos neste mês de abril, o seguinte documento: Projeto das obras de reparação, modificação e ampliação do edifício destinado a museu e arquivo distrital – Alçado elaborado na Direção de Urbanização de Coimbra – Escala 1/100 – abril 1950.
Junta Geral do Distrito Autónomo de Angra do Heroísmo – Direção de Obras Públicas e dos Serviços Industriais, Elétricos e de Viação, Processo T até 1996.






abril
2

Dia Internacional do Livro Infantil
Encontro com o escritor… Vânia Leal Oliveira

Das 10:00 às 11:00 horas.

Inscrição Prévia: até 29 de março, através do contato telefónico 295 401 000 ou nas instalações da Biblioteca.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro tem a honra de assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil, proporcionando à comunidade escolar e à sociedade civil a oportunidade de contactar com a escritora Vânia Leal Oliveira, cuja obra integra o Plano Regional de Leitura.
A autora começará por apresentar a sua “Coleção Educação para a Saúde”, realçando a importância da adoção de estilos de vida saudáveis, o mais precocemente possível, como forma de prevenir futuras doenças. Vânia Oliveira irá também proporcionar aos participantes um momento dedicado à escuta do seu primeiro título O coração de Luana, seguindo-se um pequeno debate de reflexão e sensibilização. Terminará a sessão com algumas propostas nas áreas da expressão plástica e dramática.






31 de março
28 de abril
26 de maio
30 de junho
29 de setembro
27 de outubro
24 de novembro
29 de dezembro

“CRUZAMENTOS FILOSÓFICOS II”
- Leitura e diálogo –
com a orientação de Luís Filipe Bettencourt


Das 17:00 às 18:00 horas

Maiores de 15 anos

Inscrição prévia
até 26 de março
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove o segundo ciclo de encontros filosóficos. Continuar-se-á a intercetar a reflexão filosófica com outros domínios do pensamento. A procura da harmonia – do equilíbrio entre o pensamento e a ação – seguirá orientada pelo Fluir de Csikszentmihalyi.
Nesta temporada, guiados por Saul Friedländer, daremos prioridade à história do século XX e, inspirados por Maria Filomena Molder, ao texto religioso Qohélet.
Para participar nestes “Cruzamentos Filosóficos II” é necessário que a sua inscrição seja enviada para o seguinte endereço eletrónico: Maria.LC.Ribeiro@azores.gov.pt ou que seja entregue diretamente na Biblioteca até ao dia 26 de março.






março
26

Festival + Jazz
Exposição de Escultura de Fotografia e Conferência “Açores um ecossistema criativo”

Inauguração: 18:00 horas.

Conferência: 18:30 Horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em parceria com o Projeto + Jazz, inaugura uma Exposição de Escultura, de Helena Amaral e uma Exposição de Fotografia, de Pedro Silva. Complementando este evento decorre uma Conferência “Açores um ecossistema criativo”, com a presença dos seguintes oradores: Carlos Bessa (Presidente do Instituto Açoriano de Cultura), Daniela Silveira (Produtora mais Jazz), Helena Amaral (Escultora), Pedro Silva (Fotógrafo), Rogério Sousa (Professor) e Terry Costa (Diretor Artístico Miratecarts).






março
22 a 24

maio
26, 28 e 29

“Oficina de Escrita para Teatro”

22 e 23 –  das 17:00 às 19:00 horas
24 – das 10:00 às 13:00 horas
26 – das 10:00 às 13:00 horas
28 e 29 – das 17:00 às 19:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove uma Oficina de Escrita para Teatro em dois módulos, nos meses de março e maio, destinada ao público geral a partir dos 16 anos, num total de 14 horas.
No primeiro módulo, de 22 a 24 de março, a cargo do formador Ricardo Ávila, os participantes serão convidados à improvisação de dramaturgias estritamente visuais, a partir de um conjunto de jogos de improviso, contatando em paralelo com uma rotina corporal do domínio da mímica (teatro físico), para enriquecer o jogo do ator.
No segundo módulo, de 26 a 29 de maio, dará continuidade ao trabalho o dramaturgo Peter Cann, transmitindo alguns dos princípios e técnicas da escrita para teatro através de exercícios práticos a partir das narrativas emergentes no módulo I.
Esta oficina inscreve-se num conjunto alargado de formações que terão lugar ao longo do ano na Biblioteca Luís da Silva Ribeiro, no âmbito do Projeto “Mentirosos Compulsivos: oficinas para jovens criativos”.
A participação é gratuita mas condicionada a um limite de 10 vagas e à seleção do coletivo, que terá em conta a carta de motivação dos interessados, a enviar até dia 20 de março para ricardo.ne.avila@azores.gov.pt.






março
21

“Poesia Suspensa”
Dia Mundial da Poesia

21:00 horas.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro comemora o Dia Mundial da Poesia com a atividade “Poesia Suspensa”, de cariz performativo, com recurso a dispositivo rappel, em diálogo com a estrutura do edifício, alternando as vias de difusão, com leituras a cargo de Sara Leal e do grupo de teatro A Sala, pontuadas pela guitarra clássica de Sérgio Fernandes, mestre em música. A seleção de poetas vai de Camões a Eugénio de Andrade, passando por Nuno Júdice, Daniel Jonas, Mário Cabral, entre outros.
A atividade terá lugar às 21h00 na zona do webcafé da Biblioteca, e destina-se ao público geral.






março
16

“Dia Aberto do Arquivo”
Visita guiada por Fátima Simão

Das 9:00 às 19:00 horas.

Com o propósito de divulgar o importante trabalho que acontece no âmbito do Arquivo Regional, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove uma visita guiada, pela técnica Fátima Simão, aos documentos e aos serviços prestados pelo Arquivo. Desta visita constam a apresentação de um filme com a duração de 5 minutos sobre as funcionalidades do Arquivo, uma visita ao open space de Arquivo, à digitalização e aos depósitos, e também à área expurgo e à de encadernação.






março
14

Conversa com Louis-Pierre Bélec
O que fazer com o nosso edificado em ruínas? Casos de Estudo

18:00 horas.

A sessão será moderada pelo Eng.º Paulo Raimundo.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro pretende realizar, com uma periodicidade mensal, uma atividade designada por “Conversa com…”, onde se desenvolverá uma entrevista com personalidades de diferentes áreas para se conhecer o seu percurso de vida e o trabalho que desenvolvem. Assim, teremos a oportunidade de estar à conversa com Louis-Pierre Bélec, cuja tese de mestrado aborda a reutilização do edificado em ruínas como via para a preservação do património imóvel herdado. Segundo o autor, meio século de emigração açoriana para a América do Norte deixou abandonada e em decadência muitas casas tradicionais no Arquipélago. Hoje em dia, para os açorianos da diáspora que pretendem regressar à sua terra natal, este património constitui um potencial de oportunidades para a reabilitação e reocupação. Todavia quem regressa traz outras expectativas e necessidades. Depois de efetuar um levantamento exaustivo de edifícios abandonados nas ilhas Terceira e Graciosa e da sua análise, Louis-Pierre Bélec propõe-nos estratégias para adaptação e recuperação deste património.






março
10

Oficinas de criação artística Animais e animenos…

Das 14:00 às 15:30 horas

Crianças a partir dos 6 anos.

Sujeito a inscrição:

Animais e animenos…
10 de março
Ficha de inscrição.

O Rato Solteiro
24 de março
Ficha de inscrição.

Páscoa da Bicharada
26 a 28 de março
Ficha de inscrição.
Páscoa da Bicharada
Data: 26 a 28 de março
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, no âmbito da mostra bibliográfica “Por terra fora, um bicho, uma história”, dinamiza a oficina de criação artística “Animais e animenos”, onde os participantes, saltitando de verso em verso, para aqui e para acolá, do pequeno para o grande, do bonito ao esquisito, do simples ao complicado, encontrarão todos os animais num emaranhado. Haverá ainda espaço para brincar com a bicharada e descobrir as várias combinações possíveis de imaginar. Será que de um elefante e uma formiga vai surgir uma elefantiga?!?

O Circo Maravilhoso da Serpente Vermelha
Data: 13 de março
Hora: 10:00 às 11:00
Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Destinatários: público escolar - crianças a partir dos 8 anos
Inscrição Prévia: até 9 de março, através do contacto telefónico 295 401 000 ou nas instalações da Biblioteca

O Circo é sempre maravilhoso e alegre, mas uma serpente e vermelha?!?! A serpente tem muitos símbolos nos diversos países, pelo que, nesta oficina, as crianças irão criar um símbolo para a sua própria serpente, experimentando dobragens de papel.

O Rato Solteiro
Data: 24 de março
Hora: 14:00 às 15:30
Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Destinatários: público geral - crianças a partir dos 6 anos
Inscrição Prévia: até 22 de março, mediante preenchimento de ficha de inscrição, através do endereço www.bparlsr.gov.pt ou nas instalações da Biblioteca.

Nesta oficina, em jeito de jogo, vamos descobrir alguns mistérios. Por que não quer o rato casar, optando por solteiro ficar? Fugindo, fugindo, correndo, correndo, até aprendeu a nadar. Será no fundo do mar que se irá declarar?!? E o coelho sabichão, dando um grande mergulhão, atrás da aventura também quis ir. Será que no fim da confusão, também deixou de ser solteirão?

Páscoa da Bicharada
Data: 26 a 28 de março
Hora: 14:00 às 15:30
Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Destinatários: público geral - crianças a partir dos 6 anos
Inscrição Prévia: até 22 de março, mediante preenchimento de ficha de inscrição, através do endereço www.bparlsr.gov.pt ou nas instalações da Biblioteca.

Partindo de um divertido jogo, os participantes serão convidados a criar estrambólicos e mirabolantes animais. Misturando toda a bicharada, vamos imaginar como serão os habitats destes novos animais, os seus hábitos e alimentos preferidos. Uma oficina onde a diversão será garantida!






março
8

Concerto: “Mulheres na Música”,
com Antonella Barletta e Sara Miguel

21:30 horas.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro celebra o Dia Internacional da Mulher com um concerto onde serão interpretados temas compostos por mulheres, celebrizados por mulheres ou em que a mulher é a inspiração central, mostrando quão basilar e incontornável é o eterno feminino no imaginário artístico musical.
Este novo projeto em duo da cantora Sara Miguel e da pianista Antonella Barletta nasceu para que ambas pudessem explorar mais a fundo o potencial criativo e emocional da sua música. Num duo, há pouco lugar para ocultar o que quer que seja – quando apenas dois tocam, tudo está mais despido do acessório e mais vestido do essencial, tudo fica mais exposto e mais latente e há lugar de destaque para um diálogo musical muito direto, muito objetivo na sua subjetividade.






março
7 e 8

“Encontro com o Escritor”,
Rita Taborda Duarte

Dia 7 de março, às 18:00, público em geral e dia 8 de março, às 10:00 para as escolas.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro tem a honra de acolher a escritora Rita Taborda Duarte proporcionando à comunidade escolar e à sociedade civil a oportunidade de contatar com uma autora conceituada, premiada e referenciada no Plano Nacional de Leitura, alargando-se, deste modo, os horizontes literários dos utilizadores, destacando-se o processo de criação e as suas produções literárias, mediante dinâmicas de interação com o público.
As sessões serão moderadas por Sara Leal.






março
5

Documento do Mês,
exposição orientada por Fátima Borba


14:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro possui um vasto conjunto de fontes documentais que podem, de algum modo, complementar e enriquecer as informações sobre a genealogia, a história local, a história das mentalidades e outras.
O arquivo destaca como documento do mês de março a Correspondência recebida por José Agostinho, de José Costa Nunes, em 21 de março de 1968, sobre o Vulcão dos Capelinhos.
Fundo Pessoal José Agostinho
PT/BPARLSR/PSS/JA – 1. 2. 2. 2, Mç 37, doc.40






março
3

Sessão para bebés
dinamizada Nisa Cabral

15:00 horas

Bebés dos 6 aos 24 meses e pais.

Sujeito a inscrição:
Ficha de inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro dá continuidade às Sessões para Bebés que pretendem contribuir para estimular o desenvolvimento da linguagem, da criatividade e da imaginação, envolvendo os pais e os seus filhos em momentos únicos de fantasia e interação, reforçando-se, deste modo, os laços afetivos que o tempo dedicado à leitura e aos livros pode proporcionar. O contacto com o mundo dos livros deve ser feito o mais precocemente possível, porque é na família e desde bebés que o afeto pelo livro e a sua integração no seio dos hábitos se dá. Pelo tato, pelo cheiro e pela partilha, os bebés tomam conhecimento do mundo novo que os livros encerram.






março
2, 3, 5 e 6

Workshop de Composição Musical, por Antero Ávila

Das 20:00 às 22:00 horas

Sujeito a inscrição:
Ficha de inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro é por natureza uma instituição que visa fazer a ponte entre a comunidade e as diversas áreas do saber, pelo que este workshop vem contribuir para a formação daqueles que se sentirem atraídos pela música e que procurem aumentar os seus conhecimentos nesta arte. Assim com o objetivo de conhecer as diferentes áreas da composição musical, os participantes terão a possibilidade de partilhar ideias, tomando conhecimento das particularidades técnicas para a sua realização.
Neste workshop serão abordadas as seguintes questões:
- Melodia, ritmo, harmonia, estrutura formal, notação e escrita musical; desenvolvimento de ideias musicais e análise de obras pertinentes para o desenvolvimento das técnicas de composição. Quem compõe no computador, deve trazer portátil com o seu software instalado.






1 de março
a 23 de junho

Mostra: “Por terra fora, um bicho, uma história”

Horário de funcionamento da Biblioteca.

Oficinas:
“Animais e animenos…” – 10 março -  14h00 às 15h30 (mediante inscrição prévia);
“O circo maravilhoso da serpente vermelha” – 13 março – 10h00 às 11h00 (mediante inscrição para o contacto telefónico 295 401 000);
“O rato solteiro “–  24 março - 14h00 às 15h30 (mediante inscrição prévia);
Páscoa da Bicharada – 26 a 28 março - 14h00 às 15h30 (mediante inscrição prévia)

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro fará decorrer uma mostra intitulada “Por terra fora, um bicho, uma história”, destacando-se a importância que tem o contacto com animais desde a infância. Para além de saudável, ajuda a criança a desenvolver o sentido de responsabilidade, a criatividade, o vocabulário e a memória,  a curiosidade e a vontade de aprofundar o seu conhecimento sobre determinados animais, contribuindo também para a motivar para a leitura e a vontade de descodificar o código da linguagem escrita.
Para além disso, verifica-se que algumas histórias recorrem a personagens animais para introduzirem assuntos considerados complexos ou para abordarem sentimentos negativos ou positivos, de forma a facilitarem a sua assimilação por parte das crianças.
É partindo de todos estes pressupostos que a mostra “Por terra fora, um bicho, uma história” será acompanhada de oficinas lúdicas e pedagógicas que irão cruzar histórias de bichos com atividades plásticas e criativas.






1 de março
a 30 de abril

Exposição de Fotografia “Refugiantes”, de Rui Caria

Horário de funcionamento da Biblioteca.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro acolhe a exposição “Refugian-tes”, assente na coleção de fotografias que Rui Caria recolheu na missão Triton, da Agência Europeia de Fronteiras e Guarda Costeira – FRONTEX, entre Lampedusa e a Tunísia.
Esta exposição incide no problema da atual migração em condições desumanas de milhares de pessoas numa luta desigual pela sobrevivência. Não se pode ficar indiferente à tragédia huma-na captada magistralmente pela objetiva de Rui Caria, dando vivo testemunho da atual história trágica que o curso de um mundo em guerra faz gerar.






março
1 a 31

“Efemérides”, mostra organizada pela secção de Periódicos

Horário de funcionamento da Biblioteca.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro terá patente uma mostra de artigos de publicações periódicas sobre os mais relevantes acontecimentos sociais, políticos e económicos, ocorridos no mês de fevereiro há 25, há 50 e há 100 anos atrás. Revelando a evolução histórica à luz da imprensa de diferentes épocas.
Será também possível observar o progresso da escrita ao longo do tempo, do conteúdo dos artigos e do papel utilizado para impressão.
Pretende-se com esta mostra proporcionar uma viagem no tempo em que o visitante é convidado a percorrer as diferentes épocas da nossa história.






fevereiro
26

Conversa com Onésimo Teotónio de Almeida
Rio Atlântico: Meio-século de vaivém entre as duas margens

18:00 horas.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro pretende realizar, com uma periodicidade mensal, uma atividade designada por “Conversa com…”., onde se desenvolverá uma entrevista com personalidades de diferentes áreas para se conhecer o seu percurso de vida e o trabalho que desenvolvem. Assim, teremos a oportunidade de estar à conversa com Onésimo Teotónio de Almeida, brilhante orador, que nos enriquecerá com assuntos da cultura portuguesa, tendo sempre o sentido de humor que lhe é inerente.






fevereiro
23

“Dia Aberto do Arquivo”
Visita guiada por Fátima Simão

Das 9:00 às 19:00 horas.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro terá uma visita guiada por Fátima Simão, aos documentos e aos serviços prestados pelo Arquivo. Desta visita consta a apresentação de um filme de 5 minutos de divulgação do arquivo; uma visita ao open space de arquivo, digitalização e uma visita aos depósitos, expurgo e encadernação.






fevereiro
19 e 20

“Encontro com o Escritor”,
Alice Vieira

Dia 19 e 20 - 4 Sessões para as escolas;
dia 20, às 18:00 – Sessão para o público em geral

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove mais um “Encontro com o Escritor”, com a presença de Alice Vieira, autora portuguesa de diversos géneros literários. É uma escritora muito premiada e cuja escrita se centra mais na literatura infantojuvenil. As sessões serão moderadas por Cristina Ribeiro.
Alice Vieira nasceu em 1943, em Lisboa. É licenciada em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras de Lisboa.






fevereiro
14 e 15

Encontro às Cegas com os Livros.

Das 9:00 às 19:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro comemora o “Dia dos Namorados”, na Sala de Leitura e Empréstimo Domiciliário, promovendo um “Encontro às Cegas com os Livros”. Esta atividade aconteceu no ano passado com uma grande adesão por parte do público, que se deixou surpreender e pretende que o leitor não julgue o livro pela capa, autor, título ou sinopse, apelando assim a uma nova experiência com os livros.






9 de fevereiro a
13 de abril

Mostra Bibliográfica “Eugénio de Andrade – 95 anos do seu nascimento” e Mostra de Periódicos “Eugénio de Andrade”

Horário de funcionamento da Biblioteca

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove duas mostras relacionadas com a vida e obra de Eugénio de Andrade, enquadradas num conjunto de atividades que esta instituição tem vindo a realizar em torno dos 95 anos de nascimento deste poeta.
A mostra de monografias, que estará exposta na zona do Balcão Central, tem livros da autoria de Eugénio de Andrade, nomeadamente “As Mãos e os Frutos”, “As Palavras Interditas”, e “Os Amantes sem Dinheiro”, bem como algumas obras traduzidas para o inglês e o francês.
A mostra de periódicos, terá artigos diversos de jornais regionais, tais como “A União” e “Diário Insular”, e nacionais, como “Jornal I” e “Público” que incluem referências sobre a vida e obra do poeta, fazem também alusão à sua morte, ficará exposta na Sala de Periódicos.






fevereiro
9

Atuação da Dança de Pandeiro “Um OVNI na Terceira”, -  projeto MUTE da EBI dos Biscoitos

10:30 horas

Inscrição prévia para o contato 295 401 000

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro convida a Escola Básica e Integrada dos Biscoitos a apresentar a Dança de Pandeiro intitulada “Um OVNI na Terceira”, integrada no projeto MUTE – Música e Teatro – da referida Escola. Esta atuação contribuirá para enriquecer a mostra “O Carnaval” patente até ao dia 13 de fevereiro, cujas indumentárias em exposição foram cedidas graciosamente por aquela Escola.
A Biblioteca pretende, assim, e dando destaque ao Ano Europeu do Património, que se assinala este ano, realçar e promover uma das festividades populares mais importantes da Terceira – o Carnaval – património cultural e identitário do povo terceirense.






fevereiro
5

Documento do Mês,
exposição orientada por Carolina Costa

14:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro possui um vasto conjunto de fontes documentais que podem, de algum modo, complementar e enriquecer as informações sobre a genealogia, a história local, a história das mentalidades e outras.
O arquivo destaca como documento do mês de fevereiro o “Livro de registo das mulheres que recebem subsídio de lactação, autorizado pelo Governador Civil; fl2 “ Funda da Câmara Municipal da Praia da Vitória.






fevereiro
5 a 28

“Efemérides”,
mostra organizada pela secção de Periódicos


A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro terá patente uma mostra de artigos de publicações periódicas sobre os mais relevantes acontecimentos sociais, políticos e económicos, ocorridos no mês de fevereiro há 25, há 50 e há 100 anos atrás. Revelando a evolução histórica à luz da imprensa de diferentes épocas.






fevereiro
3

“Serão de Contos Antigos” - São Sebastião

21:00 horas

Parque de Campismo da Salga (São Sebastião)

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (BPARLSR), promove um “Serão de Contos Antigos”, destinado ao público em geral. Trata-se de mais um contributo para perpetuar a tradição oral dos contos, das adivinhas, cantigas e outras tipologias da narrativa popular, testemunho da sabedoria dos antigos e força atuante em potência na resposta aos desafios atuais, desta feita ao redor do fogo, numa parceria com o Agrupamento de Escuteiros 652 do CNE.
Em paralelo, dá-se evidência às coleções itinerantes do projeto “Biblioteca nas Freguesias”, patente de 1 a 28 de fevereiro de 2018.






fevereiro
3

“Sessão para bebés”
Dinamizada por Ana Janeiro do Couto

15:00 horas

Bebés dos 6 aos 24 meses e pais.

Sujeito a inscrição:
Ficha de inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro dá continuidade às Sessões para Bebés que pretendem contribuir para estimular o desenvolvimento da linguagem, da criatividade e da imaginação, envolvendo os pais e os seus filhos em momentos únicos de fantasia e interação, reforçando-se, deste modo, os laços afetivos que o tempo dedicado à leitura e aos livros pode proporcionar. O contacto com o mundo dos livros deve ser feito o mais precoce possível, porque é na família e desde bebés que o afeto pelo livro e a sua integração no seio dos hábitos se dá. Pelo tato, pelo cheiro, pela partilha os bebés tomam conhecimento do mundo novo que os livros abrem.
As inscrições devem ser enviadas para o seguinte endereço eletrónico: bpar.angra.info@ azores.gov.pt ou entregues diretamente na Biblioteca, até ao dia 2 de fevereiro.






feveiro
1 a 28

Biblioteca nas Freguesias
“BIBLIOTECA ITINERANTE”

Junta de Freguesia S. Sebastião.

Segunda-feira a Sexta-feira, das 9:00 às 17:00 (almoço 13:00 às 14:00)

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, promove a sua presença de uma forma deslocalizada, procurando diversificar a oferta bibliográfica do seu serviço de empréstimo a um âmbito local, ao nível da freguesia. A Biblioteca não pode estar em toda a parte, mas pode seguramente esforçar-se por estar mais perto dos cidadãos e tem a responsabilidade de se aproximar de todos e de lhes proporcionar o contato com os livros, favorecendo o empréstimo domiciliário. Neste enquadramento pretende-se levar até às populações das diversas freguesias, do concelho de Angra do Heroísmo, exemplares do nosso serviço de empréstimo com um duplo objetivo, o de tornar mais visível as facilidades que o nosso serviço oferece aos cidadãos, mas sobretudo com o intuito de permitir que a população mais idosa, ou com menor mobilidade, tenha acesso em igualdade de circunstâncias, e sem necessitar de se deslocar, às obras que disponibilizamos para empréstimo domiciliário, mediante requisição e nas mesmas condições que oferece o serviço nas instalações da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, contribuindo, assim, para fomentar o interesse pelo livro e pela leitura e dar a conhecer a biblioteca à comunidade.






Início 1 de fevereiro quinzenalmente, à quinta-feira (com exceção para os meses de julho a outubro)

“Os Passos em Volta”
Clube de Poesia – com orientação de Luísa Ribeiro

Inscrição prévia até 30 janeiro.
Maria.LC.Ribeiro@azores.gov.pt

Ficha de inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro pretende criar um clube de poesia com o intuito de promover o prazer pela leitura partilhada e o apuramento dos sentidos, para quem gosta de ler e ouvir ler. Cada leitor deverá trazer autores da sua preferência de modo a haver um maior intercâmbio entre os membros do clube e, ao mesmo tempo, uma maior divulgação da poética existente.
Outro dos objetivos é fazer jogos de palavras, na tentativa de trabalhar a criatividade, esculpindo poemas coletivos e fazer leituras atentas dos poetas que estarão presentes nas sessões do Clube e nas sessões do “Encontro com o Escritor”.






janeiro
27

Sessão de Yoga “Pais e Filhos”,
dinamizada por São Quadros

17:30 horas

Idade: 3 aos 10 anos
Material: colchão próprio

Inscrição prévia:
Ficha de inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove uma sessão de yoga que pretende proporcionar um momento de interação entre as crianças e os seus pais, beneficiando a relação entre ambos e reforçando a cumplicidade familiar através do Yoga.
De frequência gratuita, é uma atividade sujeita a inscrição prévia, que deverá ser efetuada através do endereço: www.bparah.azores.gov.pt ou nas instalações da Biblioteca, até ao dia 26 de janeiro.






Início 25 de janeiro (quintas-feiras quinzenalmente e com exceção dos meses de julho a outubro)

“Folhas de Quinta”
Clube de Leitura
Com orientação de Luísa Ribeiro

Sujeito ao número de vagas: 20 participantes.
Inscrição prévia:
Ficha de inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro vai dar continuidade ao Clube de Leitura “Folhas de Quinta” que, desde março de 2017, tem vindo a reunir-se semanalmente.
As “Folhas de Quinta” surgem com o objetivo de conhecer, interpretar, e apreciar as obras dos escritores convidados para as conversas do “Encontro com o Escritor”. Os participantes leem previamente, e ou em grupo, algumas obras ou excertos das obras escolhidas, num diálogo partilhado que pretende aguçar o interesse pela literatura, pelo debate e pela compreensão da importância inalienável do livro na vida humana.
A partir do livro escolhido propõem-se um conjunto de interpretações que ajudarão os participantes a descobrir, através das personagens e da construção narrativa, uma filosofia de vida, que vai ao encontro dos temas universais da literatura. Pretende-se com “As Folhas de Quinta” oferecer aos leitores um espaço de convívio, diversão e partilha à volta dos livros e dos mundos por eles suscitados.






18 de janeiro a
13 de fevereiro

Mostra: “O Carnaval” e Oficina: “A orquestra da formiga barriguda”

Sujeito a inscrição:
Ficha de inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro fará decorrer uma mostra intitulada “O Carnaval”, da qual consta uma exposição de indumentárias, adereços, textos e outros materiais que integraram bailinhos de crianças e jovens, dando a conhecer o património cultural e identitário da população em geral e da mais jovem em particular
A mostra será complementada com a dinamização de uma oficina de criação artística designada “A formiga barriguda”, nas seguintes datas:
- Dia 23 de janeiro, das 10:00 às 11:00 – oficina para público escolar (mediante inscrição para o número 295 401 000)
- Dia 27 de janeiro, das 14:30 às 15:30 – oficina para o público em geral (mediante preenchimento de ficha de inscrição)
- Dia 30 de janeiro, das 10:00 às 11:00 – oficina para público escolar (mediante inscrição para o número 295 401 000)
- Dia 6 de fevereiro, das 14:00 às 15:00 – oficina para público escolar (mediante inscrição para o número 295 401 000)
Assim o ano começa e as festas continuam: dia de amigos, amigas, compadres e comadres e, por fim, o carnaval. Todos estes dias de festa tem sempre a presença da “música”. A música que embala noites adentro, a música que dará o mote aos meses de janeiro e fevereiro na secção infantojuvenil da Biblioteca, onde as crianças, também em festa, produzirão alguns instrumentos musicais inspirados no livro “A orquestra da Formiga Barriguda e os sons da água”.






janeiro
18

“Dia Aberto do Arquivo”
Visita guiada por Fátima Simão



A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove no próximo dia 18 de janeiro uma visita guiada aos documentos e aos serviços prestados pelo Arquivo, orientada pela funcionária Fátima Simão. Desta visita constam a apresentação de um pequeno filme, com a duração de 5 minutos, para divulgação dos serviços prestados pelo arquivo; uma visita guiada ao open space de arquivo, aos serviços de digitalização e de microfilmagem; e uma visita guiada aos depósitos, à zona de expurgo e à oficina de encadernação.






janeiro
12

“Serão de Contos Antigos” - Feteira

20:30 horas

Junta de Freguesia da Feteira

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove um Serão de Contos Antigos no edifício da Junta de Freguesia da Feteira, destinado ao público geral e adulto em particular, uma vez que os mais velhos são os principais portadores da tradição oral dos contos, das adivinhas, cantigas e outras tipologias da narrativa popular, testemunho da sabedoria dos antigos e força atuante em potência na resposta aos desafios atuais.
Em paralelo, dá-se evidência ao projeto de livros patente na freguesia da Feteira, “Biblioteca nas Freguesias”, de 3 a 30 de janeiro.






janeiro
12

Conferência: “A Família do Dr. Luís da Silva Ribeiro,
por Jorge Forjaz

18:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove uma conferência intitulada “A Família do Dr. Luís da Silva Ribeiro”, da autoria de Jorge Forjaz. A conferência trata uma figura incontornável da Cultura açoriana e nacional, constituindo no seu percurso uma vivência familiar específica, bem como das suas experiências e atividades no contexto da época em que viveu.






janeiro
10

“Documento do Mês”,
apresentado por Avelino Santos

14:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro possui um vasto conjunto de fontes documentais que podem, de algum modo, complementar e enriquecer as informações sobre a genealogia, a história local, a história das mentalidades e outras.
Nesta atividade pretende-se destacar um documento por mês e a janeiro cabe o: Maço 14 – Livro de receita e despesa do Dr. Médico, do ano de 1779, fl.2
Hospital Boa Nova – Capitania Geral – Almoxarifado do Hospital Militar da Boa Nova – janeiro 1.






janeiro
6

“Sessão para bebés”,
dinamizada por Nisa Cabral

15:00 horas

Bebés dos 6 aos 24 meses e pais.

Sujeito a inscrição:
Ficha de inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro dá continuidade às Sessões para Bebés que pretendem contribuir para estimular o desenvolvimento da linguagem, da criatividade e da imaginação, envolvendo os pais e os seus filhos em momentos únicos de fantasia e interação, reforçando-se, deste modo, os laços afetivos que o tempo dedicado à leitura e aos livros pode proporcionar. O contacto com o mundo dos livros deve ser feito o mais precoce possível, porque é na família e desde bebés que o afeto pelo livro e a sua integração no seio dos hábitos se dá. Pelo tato, pelo cheiro, pela partilha os bebés tomam conhecimento do mundo novo que os livros abrem.
As inscrições devem ser enviadas para o seguinte endereço eletrónico: bpar.angra.info@ azores.gov.pt ou entregues diretamente na Biblioteca, até ao dia 5 de janeiro.






janeiro
6

Oficina “Dia de Reis”

das 14:00 às 15:30 horas

Inscrições limitadas a 15 participantes.

Email: bpar.angra.info@azores.gov.pt
Telefone: 295401000

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro leva a cabo uma Oficina com o objetivo de marcar uma época em que os Reis procuravam nas estrelas um caminho para o novo tempo, uma nova era de esperança e fé. No dia 6 de janeiro, dia dedicado aos Reis Magos, também marcado como o Dia do Astrólogo, olharemos para o futuro com mais otimismo e alegria.
Não levaremos ouro, incenso ou mirra, mas usaremos sal como base da nossa oficina.






janeiro
3 a 30

Biblioteca nas Freguesias
“BIBLIOTECA ITINERANTE”

Junta de Freguesia da Feteira.

Segunda-feira a Sexta-feira
das 8:00 às 17:00
(sem interrupção para almoço)

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, promove a sua presença de uma forma deslocalizada, procurando diversificar a oferta bibliográfica do seu serviço de empréstimo a um âmbito local, ao nível da freguesia. A Biblioteca não pode estar em toda a parte, mas pode seguramente esforçar-se por estar mais perto dos cidadãos e tem a responsabilidade de se aproximar de todos e de lhes proporcionar o contato com os livros, favorecendo o empréstimo domiciliário. Neste enquadramento pretende-se levar até às populações das diversas freguesias, do concelho de Angra do Heroísmo, exemplares do nosso serviço de empréstimo com um duplo objetivo, o de tornar mais visível as facilidades que o nosso serviço oferece aos cidadãos, mas sobretudo com o intuito de permitir que a população mais idosa, ou com menor mobilidade, tenha acesso em igualdade de circunstâncias, e sem necessitar de se deslocar, às obras que disponibilizamos para empréstimo domiciliário, mediante requisição e nas mesmas condições que oferece o serviço nas instalações da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, contribuindo, assim, para fomentar o interesse pelo livro e pela leitura e dar a conhecer a biblioteca à comunidade.






janeiro
1

Para ver o video clique aqui

No ano de 2017 contámos sempre consigo.
Sem si não teria sido a mesma coisa.
Obrigado pela confiança.