Início deste sítioarquivo de angraInfantojuvenilNotíciasregulamentoHoráriosQuem somos?Contatos

Bookmark and Share

2018 2017 | 2016 | 2015 | 2014 | 2013 | 2012 | 20112010 | 2009 | 2008 | 2007 | 2006 | 2005






janeiro
27

Sessão de Yoga “Pais e Filhos”,
dinamizada por São Quadros

17:30 horas

Idade: 3 aos 10 anos
Material: colchão próprio

Inscrição prévia:
Ficha de inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove uma sessão de yoga que pretende proporcionar um momento de interação entre as crianças e os seus pais, beneficiando a relação entre ambos e reforçando a cumplicidade familiar através do Yoga.
De frequência gratuita, é uma atividade sujeita a inscrição prévia, que deverá ser efetuada através do endereço: www.bparah.azores.gov.pt ou nas instalações da Biblioteca, até ao dia 26 de janeiro.






Início 25 de janeiro (quintas-feiras quinzenalmente e com exceção dos meses de julho a outubro)

“Folhas de Quinta”
Clube de Leitura
Com orientação de Luísa Ribeiro

Sujeito ao número de vagas: 20 participantes.
Inscrição prévia:
Ficha de inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro vai dar continuidade ao Clube de Leitura “Folhas de Quinta” que, desde março de 2017, tem vindo a reunir-se semanalmente.
As “Folhas de Quinta” surgem com o objetivo de conhecer, interpretar, e apreciar as obras dos escritores convidados para as conversas do “Encontro com o Escritor”. Os participantes leem previamente, e ou em grupo, algumas obras ou excertos das obras escolhidas, num diálogo partilhado que pretende aguçar o interesse pela literatura, pelo debate e pela compreensão da importância inalienável do livro na vida humana.
A partir do livro escolhido propõem-se um conjunto de interpretações que ajudarão os participantes a descobrir, através das personagens e da construção narrativa, uma filosofia de vida, que vai ao encontro dos temas universais da literatura. Pretende-se com “As Folhas de Quinta” oferecer aos leitores um espaço de convívio, diversão e partilha à volta dos livros e dos mundos por eles suscitados.






18 de janeiro a
13 de fevereiro

Mostra: “O Carnaval” e Oficina: “A orquestra da formiga barriguda”

Sujeito a inscrição:
Ficha de inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro fará decorrer uma mostra intitulada “O Carnaval”, da qual consta uma exposição de indumentárias, adereços, textos e outros materiais que integraram bailinhos de crianças e jovens, dando a conhecer o património cultural e identitário da população em geral e da mais jovem em particular
A mostra será complementada com a dinamização de uma oficina de criação artística designada “A formiga barriguda”, nas seguintes datas:
- Dia 23 de janeiro, das 10:00 às 11:00 – oficina para público escolar (mediante inscrição para o número 295 401 000)
- Dia 27 de janeiro, das 14:30 às 15:30 – oficina para o público em geral (mediante preenchimento de ficha de inscrição)
- Dia 30 de janeiro, das 10:00 às 11:00 – oficina para público escolar (mediante inscrição para o número 295 401 000)
- Dia 6 de fevereiro, das 14:00 às 15:00 – oficina para público escolar (mediante inscrição para o número 295 401 000)
Assim o ano começa e as festas continuam: dia de amigos, amigas, compadres e comadres e, por fim, o carnaval. Todos estes dias de festa tem sempre a presença da “música”. A música que embala noites adentro, a música que dará o mote aos meses de janeiro e fevereiro na secção infantojuvenil da Biblioteca, onde as crianças, também em festa, produzirão alguns instrumentos musicais inspirados no livro “A orquestra da Formiga Barriguda e os sons da água”.






janeiro
18

“Dia Aberto do Arquivo”
Visita guiada por Fátima Simão



A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove no próximo dia 18 de janeiro uma visita guiada aos documentos e aos serviços prestados pelo Arquivo, orientada pela funcionária Fátima Simão. Desta visita constam a apresentação de um pequeno filme, com a duração de 5 minutos, para divulgação dos serviços prestados pelo arquivo; uma visita guiada ao open space de arquivo, aos serviços de digitalização e de microfilmagem; e uma visita guiada aos depósitos, à zona de expurgo e à oficina de encadernação.






janeiro
12

“Serão de Contos Antigos” - Feteira

20:30 horas

Junta de Freguesia da Feteira

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove um Serão de Contos Antigos no edifício da Junta de Freguesia da Feteira, destinado ao público geral e adulto em particular, uma vez que os mais velhos são os principais portadores da tradição oral dos contos, das adivinhas, cantigas e outras tipologias da narrativa popular, testemunho da sabedoria dos antigos e força atuante em potência na resposta aos desafios atuais.
Em paralelo, dá-se evidência ao projeto de livros patente na freguesia da Feteira, “Biblioteca nas Freguesias”, de 3 a 30 de janeiro.






janeiro
12

Conferência: “A Família do Dr. Luís da Silva Ribeiro,
por Jorge Forjaz

18:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove uma conferência intitulada “A Família do Dr. Luís da Silva Ribeiro”, da autoria de Jorge Forjaz. A conferência trata uma figura incontornável da Cultura açoriana e nacional, constituindo no seu percurso uma vivência familiar específica, bem como das suas experiências e atividades no contexto da época em que viveu.






janeiro
10

“Documento do Mês”,
apresentado por Avelino Santos

14:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro possui um vasto conjunto de fontes documentais que podem, de algum modo, complementar e enriquecer as informações sobre a genealogia, a história local, a história das mentalidades e outras.
Nesta atividade pretende-se destacar um documento por mês e a janeiro cabe o: Maço 14 – Livro de receita e despesa do Dr. Médico, do ano de 1779, fl.2
Hospital Boa Nova – Capitania Geral – Almoxarifado do Hospital Militar da Boa Nova – janeiro 1.






janeiro
6

“Sessão para bebés”,
dinamizada por Nisa Cabral

15:00 horas

Bebés dos 6 aos 24 meses e pais.

Sujeito a inscrição:
Ficha de inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro dá continuidade às Sessões para Bebés que pretendem contribuir para estimular o desenvolvimento da linguagem, da criatividade e da imaginação, envolvendo os pais e os seus filhos em momentos únicos de fantasia e interação, reforçando-se, deste modo, os laços afetivos que o tempo dedicado à leitura e aos livros pode proporcionar. O contacto com o mundo dos livros deve ser feito o mais precoce possível, porque é na família e desde bebés que o afeto pelo livro e a sua integração no seio dos hábitos se dá. Pelo tato, pelo cheiro, pela partilha os bebés tomam conhecimento do mundo novo que os livros abrem.
As inscrições devem ser enviadas para o seguinte endereço eletrónico: bpar.angra.info@ azores.gov.pt ou entregues diretamente na Biblioteca, até ao dia 5 de janeiro.






janeiro
6

Oficina “Dia de Reis”

das 14:00 às 15:30 horas

Inscrições limitadas a 15 participantes.

Email: bpar.angra.info@azores.gov.pt
Telefone: 295401000

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro leva a cabo uma Oficina com o objetivo de marcar uma época em que os Reis procuravam nas estrelas um caminho para o novo tempo, uma nova era de esperança e fé. No dia 6 de janeiro, dia dedicado aos Reis Magos, também marcado como o Dia do Astrólogo, olharemos para o futuro com mais otimismo e alegria.
Não levaremos ouro, incenso ou mirra, mas usaremos sal como base da nossa oficina.






janeiro
3 a 30

Biblioteca nas Freguesias
“BIBLIOTECA ITINERANTE”

Junta de Freguesia da Feteira.

Segunda-feira a Sexta-feira
das 8:00 às 17:00
(sem interrupção para almoço)

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, promove a sua presença de uma forma deslocalizada, procurando diversificar a oferta bibliográfica do seu serviço de empréstimo a um âmbito local, ao nível da freguesia. A Biblioteca não pode estar em toda a parte, mas pode seguramente esforçar-se por estar mais perto dos cidadãos e tem a responsabilidade de se aproximar de todos e de lhes proporcionar o contato com os livros, favorecendo o empréstimo domiciliário. Neste enquadramento pretende-se levar até às populações das diversas freguesias, do concelho de Angra do Heroísmo, exemplares do nosso serviço de empréstimo com um duplo objetivo, o de tornar mais visível as facilidades que o nosso serviço oferece aos cidadãos, mas sobretudo com o intuito de permitir que a população mais idosa, ou com menor mobilidade, tenha acesso em igualdade de circunstâncias, e sem necessitar de se deslocar, às obras que disponibilizamos para empréstimo domiciliário, mediante requisição e nas mesmas condições que oferece o serviço nas instalações da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, contribuindo, assim, para fomentar o interesse pelo livro e pela leitura e dar a conhecer a biblioteca à comunidade.






janeiro
1

Para ver o video clique aqui

No ano de 2017 contámos sempre consigo.
Sem si não teria sido a mesma coisa.
Obrigado pela confiança.