Início deste sítioarquivo de angraInfantojuvenilNotíciasregulamentoHoráriosQuem somos?Contatos

Bookmark and Share

2018 2017 | 2016 | 2015 | 2014 | 2013 | 2012 | 20112010 | 2009 | 2008 | 2007 | 2006 | 2005






abril
23

Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor
Conversa com Hélder Medeiros (Helfimed)

18:00 horas.

A sessão será moderada por José Eliseu Mendes Costa.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro realiza, com uma periodicidade mensal, uma atividade designada por “Conversa com…”., onde se desenvolve uma entrevista com personalidades de diferentes áreas para se conhecer o seu percurso de vida e o trabalho que desenvolvem. Assim, teremos a oportunidade de estar à conversa com Hélder Medeiros numa sessão moderada por Eliseu Costa, onde se conta com um humor capaz de nos fazer escapar a gargalhada mais inesperada. Hélder Medeiros é um comediante de grande e conhecido talento que dá ao público momentos hilariantes e inesquecíveis.






20 abril a
9 junho

Exposição “O Arquivo e o Documento: 1948-2018”
e Conferência “Arquivo: passado e futuro”, por
Armando Malheiro da Silva



A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro comemora os 70 anos de existência do Arquivo de Angra e preparou uma exposição com catálogo que contempla a criação do Arquivo, bem como os seus núcleos documentais mais importantes nos aspetos políticos, administrativos, sociais, religiosos e militares, com destaque para a documentação municipal, Cabido e Mitra de Angra, Capitania Geral dos Açores e Governo Civil.
Na inauguração da exposição haverá uma conferência intitulada “Arquivo: passado e futuro”, proferida por Armando Malheiro da Silva; no dia 18 de maio, às 18:00, haverá outra conferência, por Jorge Forjaz: “A criação do Arquivo de Angra” e a finalizar teremos a 9 de junho, às 18:00, a última conferência incluída nesta exposição com o título “O arquivo dos provedores das Armadas da ilha Terceira, por Rute Gregório.






20 de abril
Hora: 10:45
Público-alvo: Público Escolar

21de abril
Hora: 15:00
Público-alvo: Público em geral

Encontro com o Escritor
Valter Hugo Mãe



O autor da Desumanização está na biblioteca, nos próximos dias 20 e 21 de abril, para um “Encontro com o Escritor”. Detentor de uma linguagem simultaneamente terna e crua, Valter Hugo Mãe, destaca-se na literatura portuguesa, com várias obras notáveis e prémios, dos quais se salientam o Prémio José Saramago 2007, pelo romance “O remorso de Baltazar Serapião e o Grande Prémio Portugal Telecom 2012, com “A máquina de fazer Espanhóis”. A moderação desta conversa está a cargo de Paulo Matos.
Às 14:30 será a inauguração da exposição “Postais do Japão”, de Margarida Quinteiro. Às 16:30, terá lugar uma Palestra “Contos de homens e luas – Introdução ao cinema japonês – com o orador Miguel Patrício, à qual se seguirá, pelas 16:45, o filme “Os contos da lua vaga”, de Kenji Mizoguchi. A finalizar, às 18:15, teremos uma conversa com Valter Hugo Mãe e Miguel Patrício, integradas no Encontro promovido pela REDA – RECUSROS EDUCATIVOS DIGITAIS e ABERTOS.






abril
20

“Dia Aberto do Arquivo”
Visita guiada por Fátima Simão

Das 9:00 às 19:00 horas.

Mediante inscrição prévia (295 401 000)

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro terá uma visita guiada por Fátima Simão, aos documentos e aos serviços prestados pelo Arquivo. Desta visita consta a apresentação de um filme de 5 minutos de divulgação do arquivo; uma visita ao open space de arquivo, digitalização e uma visita aos depósitos, expurgo e encadernação.
Fátima Conceição Morais Simão é Assistente Técnica de Arquivo, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro.
Tem uma Licenciatura em Ciências da Informação e Documentação, com Pós-graduação em Estudos de Património.






abril
16 a 20

Workshop de Fotografia a Preto e Branco.
Orientado por Luís Godinho

Das 19:00 às 21:00 horas

Maiores de 16 anos.

Sujeito a inscrição:
Ficha de inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove um Workshop de Fotografia a Preto e Branco para todos os que se sentem seduzidos pelo universo e pela poesia visual do preto e branco, trabalhando o mundo através dos contrastes, das luzes e das sombras. A estética e a composição dos grandes temas, por vezes tornam-se mais intensos numa versão a preto e branco.
Para participar neste Workshop é necessário que a sua inscrição seja enviada para o seguinte endereço eletrónico: Fernanda.PA.Purificacao@azores.gov.pt, até ao dia 12 de abril.






abril
14

“Serão de Contos Antigos” – Núcleo Museológico dos Altares

20:00 horas

Núcleo Museológico dos Altares

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro leva a cabo um Serão de Contos Antigos no Núcleo Museológico dos Altares, destinado ao público geral.
Trata-se de mais um contributo para perpetuar a tradição oral dos contos, adivinhas, cantigas e outras tipologias da narrativa popular, testemunho da sabedoria dos antigos e força atuante em potência na resposta aos desafios atuais.
Em paralelo, dá-se evidência às coleções itinerantes do projeto “Biblioteca nas Freguesias”, patente de 3 a 29 de abril de 2018.






abril
10

Mostra “Por terra fora, um bicho, uma história”
Oficina “Um camaleão na gaveta”

Das 10:00 às 11:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, no âmbito da mostra bibliográfica “Por terra fora, um bicho, uma história”, dinamiza a oficina de criação artística “Um camaleão na gaveta”. Partindo de uma história de Maria Alberta Menéres, vamos encontrar uma menina que ao chegar a casa encontra um camaleão na sua gaveta. Ah!!! por esta Carolina não esperava… Quando saíra de casa para encontrar vestígios de dinossauros, embrenhando-se pela floresta, recordava-se de ter avistado uma cauda a arrastar por entre as árvores…. Envoltos neste mundo da fantasia, os participantes desta oficina serão convidados a criar um original e criativo camaleão e a espreitar um pouco mais as aventuras da Carolina.






abril
10

Sessão para bebés
dinamizada por Nisa Cabral

15:00 horas

Bebés dos 6 aos 24 meses e pais.

Sujeito a inscrição:
Ficha de inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro dá continuidade às Sessões para Bebés que pretendem contribuir para estimular o desenvolvimento da linguagem, da criatividade e da imaginação, envolvendo os pais e os seus filhos em momentos únicos de fantasia e interação, reforçando-se, deste modo, os laços afetivos que o tempo dedicado à leitura e aos livros pode proporcionar. O contato com o mundo dos livros deve ser feito o mais precocemente possível, porque é na família e desde bebés que o afeto pelo livro e a sua integração no seio dos hábitos se dá. Pelo tato, pelo cheiro e pela partilha, os bebés tomam conhecimento do mundo novo que os livros encerram.
De frequência gratuita, é uma atividade sujeita a inscrição prévia, que deverá ser efetuada através do endereço: www.bparlsr.azores.gov.pt ou nas instalações da Biblioteca, até ao dia 5 de abril.






abril
3 a 29

Biblioteca nas Freguesias
“Biblioteca Itinerante”

Núcleo Museológico dos Altares.

Terça-feira a domingo, das 14:00 às 17:00 horas.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro e em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, promove a sua presença de uma forma deslocalizada, procurando diversificar a oferta bibliográfica do seu serviço de empréstimo a um âmbito local, ao nível da freguesia. A Biblioteca não pode estar em toda a parte, mas pode seguramente esforçar-se por estar mais perto dos cidadãos e tem a responsabilidade de se aproximar de todos e de lhes proporcionar o contato com os livros, favorecendo o empréstimo domiciliário. Neste enquadramento pretende-se levar até às populações das diversas freguesias, do concelho de Angra do Heroísmo, exemplares do nosso serviço de empréstimo com um duplo objetivo, o de tornar mais visível as facilidades que o nosso serviço oferece aos cidadãos, mas sobretudo com o intuito de permitir que a população mais idosa, ou com menor mobilidade, tenha acesso em igualdade de circunstâncias, e sem necessitar de se deslocar, às obras que disponibilizamos para empréstimo domiciliário, mediante requisição e nas mesmas condições que oferece o serviço nas instalações da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, contribuindo, assim, para fomentar o interesse pelo livro e pela leitura e dar a conhecer a biblioteca à comunidade.






abril
2 a 30

“Efemérides”, mostra organizada pela secção de Periódicos

Horário de funcionamento da Biblioteca.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro terá patente uma mostra de artigos de publicações periódicas sobre os mais relevantes acontecimentos sociais, políticos e económicos, ocorridos no mês de fevereiro há 25, há 50 e há 100 anos atrás. Revelando a evolução histórica à luz da imprensa de diferentes épocas.






abril
2 a 6

Curso de Iniciação à Genealogia,
com a orientação de João Ventura

Das 18:00 às 21:00 horas

Sujeito a inscrição:
Ficha de inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove uma oficina de
Iniciação à Genealogia, orientada pelo Genealogista Dr. João ventura.
O conhecimento do passado contribui para a compreensão do presente. Saber de onde vimos, é importante para sabermos quem somos. É neste contexto que, de 2 a 6 de abril, decorrerá um curso de Iniciação à Genealogia que visa apetrechar os interessados com as ferramentas necessárias à elaboração da sua genealogia.
Para participar neste evento é necessário que a inscrição seja enviada para o endereço eletrónico: bpar.angra.info@azores.gov.pt., pelo telefone 295 401 000 ou entregá-la diretamente na Biblioteca até ao dia 28 de março.






abril
2

Documento do Mês
Exposição orientada por José Rocha

14:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro possui um vasto conjunto de fontes documentais que podem, de algum modo, complementar e enriquecer as informações sobre a genealogia, a história local, a história das mentalidades e outras.
No âmbito dos 70 anos do arquivo apresentamos neste mês de abril, o seguinte documento: Projeto das obras de reparação, modificação e ampliação do edifício destinado a museu e arquivo distrital – Alçado elaborado na Direção de Urbanização de Coimbra – Escala 1/100 – abril 1950.
Junta Geral do Distrito Autónomo de Angra do Heroísmo – Direção de Obras Públicas e dos Serviços Industriais, Elétricos e de Viação, Processo T até 1996.






abril
2

Dia Internacional do Livro Infantil
Encontro com o escritor… Vânia Leal Oliveira

Das 10:00 às 11:00 horas.

Inscrição Prévia: até 29 de março, através do contato telefónico 295 401 000 ou nas instalações da Biblioteca.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro tem a honra de assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil, proporcionando à comunidade escolar e à sociedade civil a oportunidade de contactar com a escritora Vânia Leal Oliveira, cuja obra integra o Plano Regional de Leitura.
A autora começará por apresentar a sua “Coleção Educação para a Saúde”, realçando a importância da adoção de estilos de vida saudáveis, o mais precocemente possível, como forma de prevenir futuras doenças. Vânia Oliveira irá também proporcionar aos participantes um momento dedicado à escuta do seu primeiro título O coração de Luana, seguindo-se um pequeno debate de reflexão e sensibilização. Terminará a sessão com algumas propostas nas áreas da expressão plástica e dramática.






31 de março
28 de abril
26 de maio
30 de junho
29 de setembro
27 de outubro
24 de novembro
29 de dezembro

“CRUZAMENTOS FILOSÓFICOS II”
- Leitura e diálogo –
com a orientação de Luís Filipe Bettencourt


Das 17:00 às 18:00 horas

Maiores de 15 anos

Inscrição prévia
até 26 de março
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove o segundo ciclo de encontros filosóficos. Continuar-se-á a intercetar a reflexão filosófica com outros domínios do pensamento. A procura da harmonia – do equilíbrio entre o pensamento e a ação – seguirá orientada pelo Fluir de Csikszentmihalyi.
Nesta temporada, guiados por Saul Friedländer, daremos prioridade à história do século XX e, inspirados por Maria Filomena Molder, ao texto religioso Qohélet.
Para participar nestes “Cruzamentos Filosóficos II” é necessário que a sua inscrição seja enviada para o seguinte endereço eletrónico: Maria.LC.Ribeiro@azores.gov.pt ou que seja entregue diretamente na Biblioteca até ao dia 26 de março.






março
26

Festival + Jazz
Exposição de Escultura de Fotografia e Conferência “Açores um ecossistema criativo”

Inauguração: 18:00 horas.

Conferência: 18:30 Horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em parceria com o Projeto + Jazz, inaugura uma Exposição de Escultura, de Helena Amaral e uma Exposição de Fotografia, de Pedro Silva. Complementando este evento decorre uma Conferência “Açores um ecossistema criativo”, com a presença dos seguintes oradores: Carlos Bessa (Presidente do Instituto Açoriano de Cultura), Daniela Silveira (Produtora mais Jazz), Helena Amaral (Escultora), Pedro Silva (Fotógrafo), Rogério Sousa (Professor) e Terry Costa (Diretor Artístico Miratecarts).






março
22 a 24

maio
26, 28 e 29

“Oficina de Escrita para Teatro”

22 e 23 –  das 17:00 às 19:00 horas
24 – das 10:00 às 13:00 horas
26 – das 10:00 às 13:00 horas
28 e 29 – das 17:00 às 19:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove uma Oficina de Escrita para Teatro em dois módulos, nos meses de março e maio, destinada ao público geral a partir dos 16 anos, num total de 14 horas.
No primeiro módulo, de 22 a 24 de março, a cargo do formador Ricardo Ávila, os participantes serão convidados à improvisação de dramaturgias estritamente visuais, a partir de um conjunto de jogos de improviso, contatando em paralelo com uma rotina corporal do domínio da mímica (teatro físico), para enriquecer o jogo do ator.
No segundo módulo, de 26 a 29 de maio, dará continuidade ao trabalho o dramaturgo Peter Cann, transmitindo alguns dos princípios e técnicas da escrita para teatro através de exercícios práticos a partir das narrativas emergentes no módulo I.
Esta oficina inscreve-se num conjunto alargado de formações que terão lugar ao longo do ano na Biblioteca Luís da Silva Ribeiro, no âmbito do Projeto “Mentirosos Compulsivos: oficinas para jovens criativos”.
A participação é gratuita mas condicionada a um limite de 10 vagas e à seleção do coletivo, que terá em conta a carta de motivação dos interessados, a enviar até dia 20 de março para ricardo.ne.avila@azores.gov.pt.






março
21

“Poesia Suspensa”
Dia Mundial da Poesia

21:00 horas.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro comemora o Dia Mundial da Poesia com a atividade “Poesia Suspensa”, de cariz performativo, com recurso a dispositivo rappel, em diálogo com a estrutura do edifício, alternando as vias de difusão, com leituras a cargo de Sara Leal e do grupo de teatro A Sala, pontuadas pela guitarra clássica de Sérgio Fernandes, mestre em música. A seleção de poetas vai de Camões a Eugénio de Andrade, passando por Nuno Júdice, Daniel Jonas, Mário Cabral, entre outros.
A atividade terá lugar às 21h00 na zona do webcafé da Biblioteca, e destina-se ao público geral.






março
16

“Dia Aberto do Arquivo”
Visita guiada por Fátima Simão

Das 9:00 às 19:00 horas.

Com o propósito de divulgar o importante trabalho que acontece no âmbito do Arquivo Regional, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove uma visita guiada, pela técnica Fátima Simão, aos documentos e aos serviços prestados pelo Arquivo. Desta visita constam a apresentação de um filme com a duração de 5 minutos sobre as funcionalidades do Arquivo, uma visita ao open space de Arquivo, à digitalização e aos depósitos, e também à área expurgo e à de encadernação.






março
14

Conversa com Louis-Pierre Bélec
O que fazer com o nosso edificado em ruínas? Casos de Estudo

18:00 horas.

A sessão será moderada pelo Eng.º Paulo Raimundo.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro pretende realizar, com uma periodicidade mensal, uma atividade designada por “Conversa com…”, onde se desenvolverá uma entrevista com personalidades de diferentes áreas para se conhecer o seu percurso de vida e o trabalho que desenvolvem. Assim, teremos a oportunidade de estar à conversa com Louis-Pierre Bélec, cuja tese de mestrado aborda a reutilização do edificado em ruínas como via para a preservação do património imóvel herdado. Segundo o autor, meio século de emigração açoriana para a América do Norte deixou abandonada e em decadência muitas casas tradicionais no Arquipélago. Hoje em dia, para os açorianos da diáspora que pretendem regressar à sua terra natal, este património constitui um potencial de oportunidades para a reabilitação e reocupação. Todavia quem regressa traz outras expectativas e necessidades. Depois de efetuar um levantamento exaustivo de edifícios abandonados nas ilhas Terceira e Graciosa e da sua análise, Louis-Pierre Bélec propõe-nos estratégias para adaptação e recuperação deste património.






março
10

Oficinas de criação artística Animais e animenos…

Das 14:00 às 15:30 horas

Crianças a partir dos 6 anos.

Sujeito a inscrição:

Animais e animenos…
10 de março
Ficha de inscrição.

O Rato Solteiro
24 de março
Ficha de inscrição.

Páscoa da Bicharada
26 a 28 de março
Ficha de inscrição.
Páscoa da Bicharada
Data: 26 a 28 de março
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, no âmbito da mostra bibliográfica “Por terra fora, um bicho, uma história”, dinamiza a oficina de criação artística “Animais e animenos”, onde os participantes, saltitando de verso em verso, para aqui e para acolá, do pequeno para o grande, do bonito ao esquisito, do simples ao complicado, encontrarão todos os animais num emaranhado. Haverá ainda espaço para brincar com a bicharada e descobrir as várias combinações possíveis de imaginar. Será que de um elefante e uma formiga vai surgir uma elefantiga?!?

O Circo Maravilhoso da Serpente Vermelha
Data: 13 de março
Hora: 10:00 às 11:00
Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Destinatários: público escolar - crianças a partir dos 8 anos
Inscrição Prévia: até 9 de março, através do contacto telefónico 295 401 000 ou nas instalações da Biblioteca

O Circo é sempre maravilhoso e alegre, mas uma serpente e vermelha?!?! A serpente tem muitos símbolos nos diversos países, pelo que, nesta oficina, as crianças irão criar um símbolo para a sua própria serpente, experimentando dobragens de papel.

O Rato Solteiro
Data: 24 de março
Hora: 14:00 às 15:30
Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Destinatários: público geral - crianças a partir dos 6 anos
Inscrição Prévia: até 22 de março, mediante preenchimento de ficha de inscrição, através do endereço www.bparlsr.gov.pt ou nas instalações da Biblioteca.

Nesta oficina, em jeito de jogo, vamos descobrir alguns mistérios. Por que não quer o rato casar, optando por solteiro ficar? Fugindo, fugindo, correndo, correndo, até aprendeu a nadar. Será no fundo do mar que se irá declarar?!? E o coelho sabichão, dando um grande mergulhão, atrás da aventura também quis ir. Será que no fim da confusão, também deixou de ser solteirão?

Páscoa da Bicharada
Data: 26 a 28 de março
Hora: 14:00 às 15:30
Local: Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro
Destinatários: público geral - crianças a partir dos 6 anos
Inscrição Prévia: até 22 de março, mediante preenchimento de ficha de inscrição, através do endereço www.bparlsr.gov.pt ou nas instalações da Biblioteca.

Partindo de um divertido jogo, os participantes serão convidados a criar estrambólicos e mirabolantes animais. Misturando toda a bicharada, vamos imaginar como serão os habitats destes novos animais, os seus hábitos e alimentos preferidos. Uma oficina onde a diversão será garantida!






março
8

Concerto: “Mulheres na Música”,
com Antonella Barletta e Sara Miguel

21:30 horas.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro celebra o Dia Internacional da Mulher com um concerto onde serão interpretados temas compostos por mulheres, celebrizados por mulheres ou em que a mulher é a inspiração central, mostrando quão basilar e incontornável é o eterno feminino no imaginário artístico musical.
Este novo projeto em duo da cantora Sara Miguel e da pianista Antonella Barletta nasceu para que ambas pudessem explorar mais a fundo o potencial criativo e emocional da sua música. Num duo, há pouco lugar para ocultar o que quer que seja – quando apenas dois tocam, tudo está mais despido do acessório e mais vestido do essencial, tudo fica mais exposto e mais latente e há lugar de destaque para um diálogo musical muito direto, muito objetivo na sua subjetividade.






março
7 e 8

“Encontro com o Escritor”,
Rita Taborda Duarte

Dia 7 de março, às 18:00, público em geral e dia 8 de março, às 10:00 para as escolas.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro tem a honra de acolher a escritora Rita Taborda Duarte proporcionando à comunidade escolar e à sociedade civil a oportunidade de contatar com uma autora conceituada, premiada e referenciada no Plano Nacional de Leitura, alargando-se, deste modo, os horizontes literários dos utilizadores, destacando-se o processo de criação e as suas produções literárias, mediante dinâmicas de interação com o público.
As sessões serão moderadas por Sara Leal.






março
5

Documento do Mês,
exposição orientada por Fátima Borba


14:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro possui um vasto conjunto de fontes documentais que podem, de algum modo, complementar e enriquecer as informações sobre a genealogia, a história local, a história das mentalidades e outras.
O arquivo destaca como documento do mês de março a Correspondência recebida por José Agostinho, de José Costa Nunes, em 21 de março de 1968, sobre o Vulcão dos Capelinhos.
Fundo Pessoal José Agostinho
PT/BPARLSR/PSS/JA – 1. 2. 2. 2, Mç 37, doc.40






março
3

Sessão para bebés
dinamizada Nisa Cabral

15:00 horas

Bebés dos 6 aos 24 meses e pais.

Sujeito a inscrição:
Ficha de inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro dá continuidade às Sessões para Bebés que pretendem contribuir para estimular o desenvolvimento da linguagem, da criatividade e da imaginação, envolvendo os pais e os seus filhos em momentos únicos de fantasia e interação, reforçando-se, deste modo, os laços afetivos que o tempo dedicado à leitura e aos livros pode proporcionar. O contacto com o mundo dos livros deve ser feito o mais precocemente possível, porque é na família e desde bebés que o afeto pelo livro e a sua integração no seio dos hábitos se dá. Pelo tato, pelo cheiro e pela partilha, os bebés tomam conhecimento do mundo novo que os livros encerram.






março
2, 3, 5 e 6

Workshop de Composição Musical, por Antero Ávila

Das 20:00 às 22:00 horas

Sujeito a inscrição:
Ficha de inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro é por natureza uma instituição que visa fazer a ponte entre a comunidade e as diversas áreas do saber, pelo que este workshop vem contribuir para a formação daqueles que se sentirem atraídos pela música e que procurem aumentar os seus conhecimentos nesta arte. Assim com o objetivo de conhecer as diferentes áreas da composição musical, os participantes terão a possibilidade de partilhar ideias, tomando conhecimento das particularidades técnicas para a sua realização.
Neste workshop serão abordadas as seguintes questões:
- Melodia, ritmo, harmonia, estrutura formal, notação e escrita musical; desenvolvimento de ideias musicais e análise de obras pertinentes para o desenvolvimento das técnicas de composição. Quem compõe no computador, deve trazer portátil com o seu software instalado.






1 de março
a 23 de junho

Mostra: “Por terra fora, um bicho, uma história”

Horário de funcionamento da Biblioteca.

Oficinas:
“Animais e animenos…” – 10 março -  14h00 às 15h30 (mediante inscrição prévia);
“O circo maravilhoso da serpente vermelha” – 13 março – 10h00 às 11h00 (mediante inscrição para o contacto telefónico 295 401 000);
“O rato solteiro “–  24 março - 14h00 às 15h30 (mediante inscrição prévia);
Páscoa da Bicharada – 26 a 28 março - 14h00 às 15h30 (mediante inscrição prévia)

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro fará decorrer uma mostra intitulada “Por terra fora, um bicho, uma história”, destacando-se a importância que tem o contacto com animais desde a infância. Para além de saudável, ajuda a criança a desenvolver o sentido de responsabilidade, a criatividade, o vocabulário e a memória,  a curiosidade e a vontade de aprofundar o seu conhecimento sobre determinados animais, contribuindo também para a motivar para a leitura e a vontade de descodificar o código da linguagem escrita.
Para além disso, verifica-se que algumas histórias recorrem a personagens animais para introduzirem assuntos considerados complexos ou para abordarem sentimentos negativos ou positivos, de forma a facilitarem a sua assimilação por parte das crianças.
É partindo de todos estes pressupostos que a mostra “Por terra fora, um bicho, uma história” será acompanhada de oficinas lúdicas e pedagógicas que irão cruzar histórias de bichos com atividades plásticas e criativas.






1 de março
a 30 de abril

Exposição de Fotografia “Refugiantes”, de Rui Caria

Horário de funcionamento da Biblioteca.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro acolhe a exposição “Refugian-tes”, assente na coleção de fotografias que Rui Caria recolheu na missão Triton, da Agência Europeia de Fronteiras e Guarda Costeira – FRONTEX, entre Lampedusa e a Tunísia.
Esta exposição incide no problema da atual migração em condições desumanas de milhares de pessoas numa luta desigual pela sobrevivência. Não se pode ficar indiferente à tragédia huma-na captada magistralmente pela objetiva de Rui Caria, dando vivo testemunho da atual história trágica que o curso de um mundo em guerra faz gerar.






março
1 a 31

“Efemérides”, mostra organizada pela secção de Periódicos

Horário de funcionamento da Biblioteca.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro terá patente uma mostra de artigos de publicações periódicas sobre os mais relevantes acontecimentos sociais, políticos e económicos, ocorridos no mês de fevereiro há 25, há 50 e há 100 anos atrás. Revelando a evolução histórica à luz da imprensa de diferentes épocas.
Será também possível observar o progresso da escrita ao longo do tempo, do conteúdo dos artigos e do papel utilizado para impressão.
Pretende-se com esta mostra proporcionar uma viagem no tempo em que o visitante é convidado a percorrer as diferentes épocas da nossa história.






fevereiro
26

Conversa com Onésimo Teotónio de Almeida
Rio Atlântico: Meio-século de vaivém entre as duas margens

18:00 horas.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro pretende realizar, com uma periodicidade mensal, uma atividade designada por “Conversa com…”., onde se desenvolverá uma entrevista com personalidades de diferentes áreas para se conhecer o seu percurso de vida e o trabalho que desenvolvem. Assim, teremos a oportunidade de estar à conversa com Onésimo Teotónio de Almeida, brilhante orador, que nos enriquecerá com assuntos da cultura portuguesa, tendo sempre o sentido de humor que lhe é inerente.






fevereiro
23

“Dia Aberto do Arquivo”
Visita guiada por Fátima Simão

Das 9:00 às 19:00 horas.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro terá uma visita guiada por Fátima Simão, aos documentos e aos serviços prestados pelo Arquivo. Desta visita consta a apresentação de um filme de 5 minutos de divulgação do arquivo; uma visita ao open space de arquivo, digitalização e uma visita aos depósitos, expurgo e encadernação.






fevereiro
19 e 20

“Encontro com o Escritor”,
Alice Vieira

Dia 19 e 20 - 4 Sessões para as escolas;
dia 20, às 18:00 – Sessão para o público em geral

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove mais um “Encontro com o Escritor”, com a presença de Alice Vieira, autora portuguesa de diversos géneros literários. É uma escritora muito premiada e cuja escrita se centra mais na literatura infantojuvenil. As sessões serão moderadas por Cristina Ribeiro.
Alice Vieira nasceu em 1943, em Lisboa. É licenciada em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras de Lisboa.






fevereiro
14 e 15

Encontro às Cegas com os Livros.

Das 9:00 às 19:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro comemora o “Dia dos Namorados”, na Sala de Leitura e Empréstimo Domiciliário, promovendo um “Encontro às Cegas com os Livros”. Esta atividade aconteceu no ano passado com uma grande adesão por parte do público, que se deixou surpreender e pretende que o leitor não julgue o livro pela capa, autor, título ou sinopse, apelando assim a uma nova experiência com os livros.






9 de fevereiro a
13 de abril

Mostra Bibliográfica “Eugénio de Andrade – 95 anos do seu nascimento” e Mostra de Periódicos “Eugénio de Andrade”

Horário de funcionamento da Biblioteca

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove duas mostras relacionadas com a vida e obra de Eugénio de Andrade, enquadradas num conjunto de atividades que esta instituição tem vindo a realizar em torno dos 95 anos de nascimento deste poeta.
A mostra de monografias, que estará exposta na zona do Balcão Central, tem livros da autoria de Eugénio de Andrade, nomeadamente “As Mãos e os Frutos”, “As Palavras Interditas”, e “Os Amantes sem Dinheiro”, bem como algumas obras traduzidas para o inglês e o francês.
A mostra de periódicos, terá artigos diversos de jornais regionais, tais como “A União” e “Diário Insular”, e nacionais, como “Jornal I” e “Público” que incluem referências sobre a vida e obra do poeta, fazem também alusão à sua morte, ficará exposta na Sala de Periódicos.






fevereiro
9

Atuação da Dança de Pandeiro “Um OVNI na Terceira”, -  projeto MUTE da EBI dos Biscoitos

10:30 horas

Inscrição prévia para o contato 295 401 000

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro convida a Escola Básica e Integrada dos Biscoitos a apresentar a Dança de Pandeiro intitulada “Um OVNI na Terceira”, integrada no projeto MUTE – Música e Teatro – da referida Escola. Esta atuação contribuirá para enriquecer a mostra “O Carnaval” patente até ao dia 13 de fevereiro, cujas indumentárias em exposição foram cedidas graciosamente por aquela Escola.
A Biblioteca pretende, assim, e dando destaque ao Ano Europeu do Património, que se assinala este ano, realçar e promover uma das festividades populares mais importantes da Terceira – o Carnaval – património cultural e identitário do povo terceirense.






fevereiro
5

Documento do Mês,
exposição orientada por Carolina Costa

14:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro possui um vasto conjunto de fontes documentais que podem, de algum modo, complementar e enriquecer as informações sobre a genealogia, a história local, a história das mentalidades e outras.
O arquivo destaca como documento do mês de fevereiro o “Livro de registo das mulheres que recebem subsídio de lactação, autorizado pelo Governador Civil; fl2 “ Funda da Câmara Municipal da Praia da Vitória.






fevereiro
5 a 28

“Efemérides”,
mostra organizada pela secção de Periódicos


A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro terá patente uma mostra de artigos de publicações periódicas sobre os mais relevantes acontecimentos sociais, políticos e económicos, ocorridos no mês de fevereiro há 25, há 50 e há 100 anos atrás. Revelando a evolução histórica à luz da imprensa de diferentes épocas.






fevereiro
3

“Serão de Contos Antigos” - São Sebastião

21:00 horas

Parque de Campismo da Salga (São Sebastião)

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (BPARLSR), promove um “Serão de Contos Antigos”, destinado ao público em geral. Trata-se de mais um contributo para perpetuar a tradição oral dos contos, das adivinhas, cantigas e outras tipologias da narrativa popular, testemunho da sabedoria dos antigos e força atuante em potência na resposta aos desafios atuais, desta feita ao redor do fogo, numa parceria com o Agrupamento de Escuteiros 652 do CNE.
Em paralelo, dá-se evidência às coleções itinerantes do projeto “Biblioteca nas Freguesias”, patente de 1 a 28 de fevereiro de 2018.






fevereiro
3

“Sessão para bebés”
Dinamizada por Ana Janeiro do Couto

15:00 horas

Bebés dos 6 aos 24 meses e pais.

Sujeito a inscrição:
Ficha de inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro dá continuidade às Sessões para Bebés que pretendem contribuir para estimular o desenvolvimento da linguagem, da criatividade e da imaginação, envolvendo os pais e os seus filhos em momentos únicos de fantasia e interação, reforçando-se, deste modo, os laços afetivos que o tempo dedicado à leitura e aos livros pode proporcionar. O contacto com o mundo dos livros deve ser feito o mais precoce possível, porque é na família e desde bebés que o afeto pelo livro e a sua integração no seio dos hábitos se dá. Pelo tato, pelo cheiro, pela partilha os bebés tomam conhecimento do mundo novo que os livros abrem.
As inscrições devem ser enviadas para o seguinte endereço eletrónico: bpar.angra.info@ azores.gov.pt ou entregues diretamente na Biblioteca, até ao dia 2 de fevereiro.






feveiro
1 a 28

Biblioteca nas Freguesias
“BIBLIOTECA ITINERANTE”

Junta de Freguesia S. Sebastião.

Segunda-feira a Sexta-feira, das 9:00 às 17:00 (almoço 13:00 às 14:00)

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, promove a sua presença de uma forma deslocalizada, procurando diversificar a oferta bibliográfica do seu serviço de empréstimo a um âmbito local, ao nível da freguesia. A Biblioteca não pode estar em toda a parte, mas pode seguramente esforçar-se por estar mais perto dos cidadãos e tem a responsabilidade de se aproximar de todos e de lhes proporcionar o contato com os livros, favorecendo o empréstimo domiciliário. Neste enquadramento pretende-se levar até às populações das diversas freguesias, do concelho de Angra do Heroísmo, exemplares do nosso serviço de empréstimo com um duplo objetivo, o de tornar mais visível as facilidades que o nosso serviço oferece aos cidadãos, mas sobretudo com o intuito de permitir que a população mais idosa, ou com menor mobilidade, tenha acesso em igualdade de circunstâncias, e sem necessitar de se deslocar, às obras que disponibilizamos para empréstimo domiciliário, mediante requisição e nas mesmas condições que oferece o serviço nas instalações da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, contribuindo, assim, para fomentar o interesse pelo livro e pela leitura e dar a conhecer a biblioteca à comunidade.






Início 1 de fevereiro quinzenalmente, à quinta-feira (com exceção para os meses de julho a outubro)

“Os Passos em Volta”
Clube de Poesia – com orientação de Luísa Ribeiro

Inscrição prévia até 30 janeiro.
Maria.LC.Ribeiro@azores.gov.pt

Ficha de inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro pretende criar um clube de poesia com o intuito de promover o prazer pela leitura partilhada e o apuramento dos sentidos, para quem gosta de ler e ouvir ler. Cada leitor deverá trazer autores da sua preferência de modo a haver um maior intercâmbio entre os membros do clube e, ao mesmo tempo, uma maior divulgação da poética existente.
Outro dos objetivos é fazer jogos de palavras, na tentativa de trabalhar a criatividade, esculpindo poemas coletivos e fazer leituras atentas dos poetas que estarão presentes nas sessões do Clube e nas sessões do “Encontro com o Escritor”.






janeiro
27

Sessão de Yoga “Pais e Filhos”,
dinamizada por São Quadros

17:30 horas

Idade: 3 aos 10 anos
Material: colchão próprio

Inscrição prévia:
Ficha de inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove uma sessão de yoga que pretende proporcionar um momento de interação entre as crianças e os seus pais, beneficiando a relação entre ambos e reforçando a cumplicidade familiar através do Yoga.
De frequência gratuita, é uma atividade sujeita a inscrição prévia, que deverá ser efetuada através do endereço: www.bparah.azores.gov.pt ou nas instalações da Biblioteca, até ao dia 26 de janeiro.






Início 25 de janeiro (quintas-feiras quinzenalmente e com exceção dos meses de julho a outubro)

“Folhas de Quinta”
Clube de Leitura
Com orientação de Luísa Ribeiro

Sujeito ao número de vagas: 20 participantes.
Inscrição prévia:
Ficha de inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro vai dar continuidade ao Clube de Leitura “Folhas de Quinta” que, desde março de 2017, tem vindo a reunir-se semanalmente.
As “Folhas de Quinta” surgem com o objetivo de conhecer, interpretar, e apreciar as obras dos escritores convidados para as conversas do “Encontro com o Escritor”. Os participantes leem previamente, e ou em grupo, algumas obras ou excertos das obras escolhidas, num diálogo partilhado que pretende aguçar o interesse pela literatura, pelo debate e pela compreensão da importância inalienável do livro na vida humana.
A partir do livro escolhido propõem-se um conjunto de interpretações que ajudarão os participantes a descobrir, através das personagens e da construção narrativa, uma filosofia de vida, que vai ao encontro dos temas universais da literatura. Pretende-se com “As Folhas de Quinta” oferecer aos leitores um espaço de convívio, diversão e partilha à volta dos livros e dos mundos por eles suscitados.






18 de janeiro a
13 de fevereiro

Mostra: “O Carnaval” e Oficina: “A orquestra da formiga barriguda”

Sujeito a inscrição:
Ficha de inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro fará decorrer uma mostra intitulada “O Carnaval”, da qual consta uma exposição de indumentárias, adereços, textos e outros materiais que integraram bailinhos de crianças e jovens, dando a conhecer o património cultural e identitário da população em geral e da mais jovem em particular
A mostra será complementada com a dinamização de uma oficina de criação artística designada “A formiga barriguda”, nas seguintes datas:
- Dia 23 de janeiro, das 10:00 às 11:00 – oficina para público escolar (mediante inscrição para o número 295 401 000)
- Dia 27 de janeiro, das 14:30 às 15:30 – oficina para o público em geral (mediante preenchimento de ficha de inscrição)
- Dia 30 de janeiro, das 10:00 às 11:00 – oficina para público escolar (mediante inscrição para o número 295 401 000)
- Dia 6 de fevereiro, das 14:00 às 15:00 – oficina para público escolar (mediante inscrição para o número 295 401 000)
Assim o ano começa e as festas continuam: dia de amigos, amigas, compadres e comadres e, por fim, o carnaval. Todos estes dias de festa tem sempre a presença da “música”. A música que embala noites adentro, a música que dará o mote aos meses de janeiro e fevereiro na secção infantojuvenil da Biblioteca, onde as crianças, também em festa, produzirão alguns instrumentos musicais inspirados no livro “A orquestra da Formiga Barriguda e os sons da água”.






janeiro
18

“Dia Aberto do Arquivo”
Visita guiada por Fátima Simão



A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove no próximo dia 18 de janeiro uma visita guiada aos documentos e aos serviços prestados pelo Arquivo, orientada pela funcionária Fátima Simão. Desta visita constam a apresentação de um pequeno filme, com a duração de 5 minutos, para divulgação dos serviços prestados pelo arquivo; uma visita guiada ao open space de arquivo, aos serviços de digitalização e de microfilmagem; e uma visita guiada aos depósitos, à zona de expurgo e à oficina de encadernação.






janeiro
12

“Serão de Contos Antigos” - Feteira

20:30 horas

Junta de Freguesia da Feteira

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove um Serão de Contos Antigos no edifício da Junta de Freguesia da Feteira, destinado ao público geral e adulto em particular, uma vez que os mais velhos são os principais portadores da tradição oral dos contos, das adivinhas, cantigas e outras tipologias da narrativa popular, testemunho da sabedoria dos antigos e força atuante em potência na resposta aos desafios atuais.
Em paralelo, dá-se evidência ao projeto de livros patente na freguesia da Feteira, “Biblioteca nas Freguesias”, de 3 a 30 de janeiro.






janeiro
12

Conferência: “A Família do Dr. Luís da Silva Ribeiro,
por Jorge Forjaz

18:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro promove uma conferência intitulada “A Família do Dr. Luís da Silva Ribeiro”, da autoria de Jorge Forjaz. A conferência trata uma figura incontornável da Cultura açoriana e nacional, constituindo no seu percurso uma vivência familiar específica, bem como das suas experiências e atividades no contexto da época em que viveu.






janeiro
10

“Documento do Mês”,
apresentado por Avelino Santos

14:00 horas

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro possui um vasto conjunto de fontes documentais que podem, de algum modo, complementar e enriquecer as informações sobre a genealogia, a história local, a história das mentalidades e outras.
Nesta atividade pretende-se destacar um documento por mês e a janeiro cabe o: Maço 14 – Livro de receita e despesa do Dr. Médico, do ano de 1779, fl.2
Hospital Boa Nova – Capitania Geral – Almoxarifado do Hospital Militar da Boa Nova – janeiro 1.






janeiro
6

“Sessão para bebés”,
dinamizada por Nisa Cabral

15:00 horas

Bebés dos 6 aos 24 meses e pais.

Sujeito a inscrição:
Ficha de inscrição.

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro dá continuidade às Sessões para Bebés que pretendem contribuir para estimular o desenvolvimento da linguagem, da criatividade e da imaginação, envolvendo os pais e os seus filhos em momentos únicos de fantasia e interação, reforçando-se, deste modo, os laços afetivos que o tempo dedicado à leitura e aos livros pode proporcionar. O contacto com o mundo dos livros deve ser feito o mais precoce possível, porque é na família e desde bebés que o afeto pelo livro e a sua integração no seio dos hábitos se dá. Pelo tato, pelo cheiro, pela partilha os bebés tomam conhecimento do mundo novo que os livros abrem.
As inscrições devem ser enviadas para o seguinte endereço eletrónico: bpar.angra.info@ azores.gov.pt ou entregues diretamente na Biblioteca, até ao dia 5 de janeiro.






janeiro
6

Oficina “Dia de Reis”

das 14:00 às 15:30 horas

Inscrições limitadas a 15 participantes.

Email: bpar.angra.info@azores.gov.pt
Telefone: 295401000

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro leva a cabo uma Oficina com o objetivo de marcar uma época em que os Reis procuravam nas estrelas um caminho para o novo tempo, uma nova era de esperança e fé. No dia 6 de janeiro, dia dedicado aos Reis Magos, também marcado como o Dia do Astrólogo, olharemos para o futuro com mais otimismo e alegria.
Não levaremos ouro, incenso ou mirra, mas usaremos sal como base da nossa oficina.






janeiro
3 a 30

Biblioteca nas Freguesias
“BIBLIOTECA ITINERANTE”

Junta de Freguesia da Feteira.

Segunda-feira a Sexta-feira
das 8:00 às 17:00
(sem interrupção para almoço)

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, promove a sua presença de uma forma deslocalizada, procurando diversificar a oferta bibliográfica do seu serviço de empréstimo a um âmbito local, ao nível da freguesia. A Biblioteca não pode estar em toda a parte, mas pode seguramente esforçar-se por estar mais perto dos cidadãos e tem a responsabilidade de se aproximar de todos e de lhes proporcionar o contato com os livros, favorecendo o empréstimo domiciliário. Neste enquadramento pretende-se levar até às populações das diversas freguesias, do concelho de Angra do Heroísmo, exemplares do nosso serviço de empréstimo com um duplo objetivo, o de tornar mais visível as facilidades que o nosso serviço oferece aos cidadãos, mas sobretudo com o intuito de permitir que a população mais idosa, ou com menor mobilidade, tenha acesso em igualdade de circunstâncias, e sem necessitar de se deslocar, às obras que disponibilizamos para empréstimo domiciliário, mediante requisição e nas mesmas condições que oferece o serviço nas instalações da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, contribuindo, assim, para fomentar o interesse pelo livro e pela leitura e dar a conhecer a biblioteca à comunidade.






janeiro
1

Para ver o video clique aqui

No ano de 2017 contámos sempre consigo.
Sem si não teria sido a mesma coisa.
Obrigado pela confiança.